Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9 |
Resumo: | Ao considerar o comportamento de leitura como mediadorpara que haja novas aprendizagens e, consequentemente, ser este comportamento imprescindível para a formação universitária, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com 25% (68) alunos do curso de Psicologia da UESPI, com amostra composta por alunos que estãocursando do segundo ao último semestre. A meta maior deste estudo foide relacionar aspectos e indicativos curriculares no curso de Psicologiacom o comportamento de leitura dos discentes. Foram aplicados dois instrumentos, o primeiro investigou as atitudes de leitura dos sujeitos quanto aos seguintes aspectos: leitura/aprendizagem, sentimentos afetivos frente à leitura e leitura e lazer. O segundo instrumento caracterizou o comportamento de leitura quanto aos fatores que influenciam a auto avaliação como leitor, significados sobre leitura, estratégias de leitura face aos textos escolares, dificuldades na leitura de textos escolares, percepção quanto a eficiência de estratégias de estudo e dificuldades no curso. É imperioso ressaltar que os referidos instrumentos foram cruzados com os currículos efetuados no momento. Os resultados apontam para reflexões críticas e pertinentes acerca do trabalho, com a leitura nos cursos de graduação de Psicologia, além de indicarem a necessidade de mais estudos e exploração sobre a temática. |
id |
FSA-3_7405fcdd14e887adbb345e9f7b81c6cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/9 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and UniversityPsicologiaLeitura. Universidade. CurrículoAo considerar o comportamento de leitura como mediadorpara que haja novas aprendizagens e, consequentemente, ser este comportamento imprescindível para a formação universitária, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com 25% (68) alunos do curso de Psicologia da UESPI, com amostra composta por alunos que estãocursando do segundo ao último semestre. A meta maior deste estudo foide relacionar aspectos e indicativos curriculares no curso de Psicologiacom o comportamento de leitura dos discentes. Foram aplicados dois instrumentos, o primeiro investigou as atitudes de leitura dos sujeitos quanto aos seguintes aspectos: leitura/aprendizagem, sentimentos afetivos frente à leitura e leitura e lazer. O segundo instrumento caracterizou o comportamento de leitura quanto aos fatores que influenciam a auto avaliação como leitor, significados sobre leitura, estratégias de leitura face aos textos escolares, dificuldades na leitura de textos escolares, percepção quanto a eficiência de estratégias de estudo e dificuldades no curso. É imperioso ressaltar que os referidos instrumentos foram cruzados com os currículos efetuados no momento. Os resultados apontam para reflexões críticas e pertinentes acerca do trabalho, com a leitura nos cursos de graduação de Psicologia, além de indicarem a necessidade de mais estudos e exploração sobre a temática.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Negreiros, FaustonSantos, Layane Bastos dos2013-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.1, jan./jul. 2012; 287-306Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.1, jan./jul. 2012; 287-3062317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9/5Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T12:15:18Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/9Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-14T12:15:18Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University |
title |
Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University |
spellingShingle |
Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University Negreiros, Fauston Psicologia Leitura. Universidade. Currículo |
title_short |
Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University |
title_full |
Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University |
title_fullStr |
Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University |
title_full_unstemmed |
Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University |
title_sort |
Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University |
author |
Negreiros, Fauston |
author_facet |
Negreiros, Fauston Santos, Layane Bastos dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Layane Bastos dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negreiros, Fauston Santos, Layane Bastos dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Leitura. Universidade. Currículo |
topic |
Psicologia Leitura. Universidade. Currículo |
description |
Ao considerar o comportamento de leitura como mediadorpara que haja novas aprendizagens e, consequentemente, ser este comportamento imprescindível para a formação universitária, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com 25% (68) alunos do curso de Psicologia da UESPI, com amostra composta por alunos que estãocursando do segundo ao último semestre. A meta maior deste estudo foide relacionar aspectos e indicativos curriculares no curso de Psicologiacom o comportamento de leitura dos discentes. Foram aplicados dois instrumentos, o primeiro investigou as atitudes de leitura dos sujeitos quanto aos seguintes aspectos: leitura/aprendizagem, sentimentos afetivos frente à leitura e leitura e lazer. O segundo instrumento caracterizou o comportamento de leitura quanto aos fatores que influenciam a auto avaliação como leitor, significados sobre leitura, estratégias de leitura face aos textos escolares, dificuldades na leitura de textos escolares, percepção quanto a eficiência de estratégias de estudo e dificuldades no curso. É imperioso ressaltar que os referidos instrumentos foram cruzados com os currículos efetuados no momento. Os resultados apontam para reflexões críticas e pertinentes acerca do trabalho, com a leitura nos cursos de graduação de Psicologia, além de indicarem a necessidade de mais estudos e exploração sobre a temática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9/5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.1, jan./jul. 2012; 287-306 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.1, jan./jul. 2012; 287-306 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944908809076736 |