Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Fauston
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Layane Bastos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9
Resumo: Ao considerar o comportamento de leitura como mediadorpara que haja novas aprendizagens e, consequentemente, ser este comportamento imprescindível para a formação universitária, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com 25% (68) alunos do curso de Psicologia da UESPI, com amostra composta por alunos que estãocursando do segundo ao último semestre. A meta maior deste estudo foide relacionar aspectos e indicativos curriculares no curso de Psicologiacom o comportamento de leitura dos discentes. Foram aplicados dois instrumentos, o primeiro investigou as atitudes de leitura dos sujeitos quanto aos seguintes aspectos: leitura/aprendizagem, sentimentos afetivos frente à leitura e leitura e lazer. O segundo instrumento caracterizou o comportamento de leitura quanto aos fatores que influenciam a auto avaliação como leitor, significados sobre leitura, estratégias de leitura face aos textos escolares, dificuldades na leitura de textos escolares, percepção quanto a eficiência de estratégias de estudo e dificuldades no curso. É imperioso ressaltar que os referidos instrumentos foram cruzados com os currículos efetuados no momento. Os resultados apontam para reflexões críticas e pertinentes acerca do trabalho, com a leitura nos cursos de graduação de Psicologia, além de indicarem a necessidade de mais estudos e exploração sobre a temática.
id FSA-3_7405fcdd14e887adbb345e9f7b81c6cf
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/9
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and UniversityPsicologiaLeitura. Universidade. CurrículoAo considerar o comportamento de leitura como mediadorpara que haja novas aprendizagens e, consequentemente, ser este comportamento imprescindível para a formação universitária, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com 25% (68) alunos do curso de Psicologia da UESPI, com amostra composta por alunos que estãocursando do segundo ao último semestre. A meta maior deste estudo foide relacionar aspectos e indicativos curriculares no curso de Psicologiacom o comportamento de leitura dos discentes. Foram aplicados dois instrumentos, o primeiro investigou as atitudes de leitura dos sujeitos quanto aos seguintes aspectos: leitura/aprendizagem, sentimentos afetivos frente à leitura e leitura e lazer. O segundo instrumento caracterizou o comportamento de leitura quanto aos fatores que influenciam a auto avaliação como leitor, significados sobre leitura, estratégias de leitura face aos textos escolares, dificuldades na leitura de textos escolares, percepção quanto a eficiência de estratégias de estudo e dificuldades no curso. É imperioso ressaltar que os referidos instrumentos foram cruzados com os currículos efetuados no momento. Os resultados apontam para reflexões críticas e pertinentes acerca do trabalho, com a leitura nos cursos de graduação de Psicologia, além de indicarem a necessidade de mais estudos e exploração sobre a temática.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Negreiros, FaustonSantos, Layane Bastos dos2013-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.1, jan./jul. 2012; 287-306Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.1, jan./jul. 2012; 287-3062317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9/5Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T12:15:18Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/9Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-14T12:15:18Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University
title Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University
spellingShingle Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University
Negreiros, Fauston
Psicologia
Leitura. Universidade. Currículo
title_short Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University
title_full Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University
title_fullStr Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University
title_full_unstemmed Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University
title_sort Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University
author Negreiros, Fauston
author_facet Negreiros, Fauston
Santos, Layane Bastos dos
author_role author
author2 Santos, Layane Bastos dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros, Fauston
Santos, Layane Bastos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Leitura. Universidade. Currículo
topic Psicologia
Leitura. Universidade. Currículo
description Ao considerar o comportamento de leitura como mediadorpara que haja novas aprendizagens e, consequentemente, ser este comportamento imprescindível para a formação universitária, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com 25% (68) alunos do curso de Psicologia da UESPI, com amostra composta por alunos que estãocursando do segundo ao último semestre. A meta maior deste estudo foide relacionar aspectos e indicativos curriculares no curso de Psicologiacom o comportamento de leitura dos discentes. Foram aplicados dois instrumentos, o primeiro investigou as atitudes de leitura dos sujeitos quanto aos seguintes aspectos: leitura/aprendizagem, sentimentos afetivos frente à leitura e leitura e lazer. O segundo instrumento caracterizou o comportamento de leitura quanto aos fatores que influenciam a auto avaliação como leitor, significados sobre leitura, estratégias de leitura face aos textos escolares, dificuldades na leitura de textos escolares, percepção quanto a eficiência de estratégias de estudo e dificuldades no curso. É imperioso ressaltar que os referidos instrumentos foram cruzados com os currículos efetuados no momento. Os resultados apontam para reflexões críticas e pertinentes acerca do trabalho, com a leitura nos cursos de graduação de Psicologia, além de indicarem a necessidade de mais estudos e exploração sobre a temática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-26
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/9/5
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.1, jan./jul. 2012; 287-306
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.1, jan./jul. 2012; 287-306
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908809076736