Validação da Escala EXQ e a Qualidade da Experiência em Serviços de Acesso à Internet / Validation of the EXQ Scale and the Quality of Experience in Internet Access Services

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Nathalia Azevedo da; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Melissa França Suzano de; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Zampier, Ronan Leandro; Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2747
Resumo: Devido à ampliação do setor de serviços nas últimas décadas e o crescente interesse acadêmico pelo tema, com destaque para a qualidade da experiência em serviços, buscou-se testar a aplicabilidade da escala EXQ para avaliação da qualidade da experiência em serviços de acesso à internet. Para tanto, empreendeu-se um estudo quantitativo, por meio de uma survey, utilizando como instrumento de pesquisa a proposta original da escala EXQ, juntamente às escalas de lealdade, satisfação e boca a boca. Os dados foram analisados com apoio do software PSPP, utilizando as técnicas de média, desvio-padrão, análise das cargas fatoriais e análise de confiabilidade pelo Alpha de Cronbach. Os resultados indicaram inconsistências da escala original, sendo proposta uma adaptação no modelo, que se mostrou válido e apresentou resultados positivos. Como contribuição, infere-se que são necessários avanços para aprimorar o modelo para contextos específicos de serviços no Brasil. Quanto à qualidade da experiência em serviços de acesso à internet mensurada, após validação da escala, conclui-se que é considerada satisfatória do ponto de vista dos consumidores e que é indutora de satisfação, de lealdade e de comunicação boca a boca. Palavras-chave: Serviços. Escala EXQ. Experiência em Serviços.  ABSTRACT Due to the expansion of the service sector in recent decades and the growing academic interest in it, with emphasis on the service experience quality, an attempt was made to test the applicability of the EXQ scale to evaluation of the quality of experience in internet access services. To this end, a quantitative study was carried out, through a survey, using the original proposal of the EXQ scale as a research instrument, together with the loyalty, satisfaction and word-of-mouth scales. Data were analyzed with the support of the PSPP software, using the techniques of mean, standard deviation, analysis of factor loadings and reliability analysis by Cronbach's Alpha. The results indicated inconsistencies in the original scale, and an adaptation of the model was proposed, which proved to be valid and presented positive results. As a contribution, it is inferred that advances are needed to improve the model for specific contexts of services in Brazil. As for the quality of the experience measured in internet access services, after validating the scale, it is concluded that it is considered satisfactory from the point of view of consumers and that it induces satisfaction, loyalty and word-of-mouth communication. Keywords: Services. Scale EXQ. Experience in Services.  
id FSA-3_7462fa0dc31922ca47d52954b90146f7
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2747
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Validação da Escala EXQ e a Qualidade da Experiência em Serviços de Acesso à Internet / Validation of the EXQ Scale and the Quality of Experience in Internet Access ServicesAdministração; Markerting;Devido à ampliação do setor de serviços nas últimas décadas e o crescente interesse acadêmico pelo tema, com destaque para a qualidade da experiência em serviços, buscou-se testar a aplicabilidade da escala EXQ para avaliação da qualidade da experiência em serviços de acesso à internet. Para tanto, empreendeu-se um estudo quantitativo, por meio de uma survey, utilizando como instrumento de pesquisa a proposta original da escala EXQ, juntamente às escalas de lealdade, satisfação e boca a boca. Os dados foram analisados com apoio do software PSPP, utilizando as técnicas de média, desvio-padrão, análise das cargas fatoriais e análise de confiabilidade pelo Alpha de Cronbach. Os resultados indicaram inconsistências da escala original, sendo proposta uma adaptação no modelo, que se mostrou válido e apresentou resultados positivos. Como contribuição, infere-se que são necessários avanços para aprimorar o modelo para contextos específicos de serviços no Brasil. Quanto à qualidade da experiência em serviços de acesso à internet mensurada, após validação da escala, conclui-se que é considerada satisfatória do ponto de vista dos consumidores e que é indutora de satisfação, de lealdade e de comunicação boca a boca. Palavras-chave: Serviços. Escala EXQ. Experiência em Serviços.  ABSTRACT Due to the expansion of the service sector in recent decades and the growing academic interest in it, with emphasis on the service experience quality, an attempt was made to test the applicability of the EXQ scale to evaluation of the quality of experience in internet access services. To this end, a quantitative study was carried out, through a survey, using the original proposal of the EXQ scale as a research instrument, together with the loyalty, satisfaction and word-of-mouth scales. Data were analyzed with the support of the PSPP software, using the techniques of mean, standard deviation, analysis of factor loadings and reliability analysis by Cronbach's Alpha. The results indicated inconsistencies in the original scale, and an adaptation of the model was proposed, which proved to be valid and presented positive results. As a contribution, it is inferred that advances are needed to improve the model for specific contexts of services in Brazil. As for the quality of the experience measured in internet access services, after validating the scale, it is concluded that it is considered satisfactory from the point of view of consumers and that it induces satisfaction, loyalty and word-of-mouth communication. Keywords: Services. Scale EXQ. Experience in Services.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Este trabalho foi parcialmente financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais via Programa Institucional de apoio à pesquisa PAPq/UEMG.Cruz, Nathalia Azevedo da; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)Oliveira, Melissa França Suzano de; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)Zampier, Ronan Leandro; Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)2023-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/274710.12819/2023.20.7.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 27-50Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 27-502317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2747/491493961http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2747/491493962http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2747/491493963http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2747/2196http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2747/2197http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2747/2198Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-12T12:22:07Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2747Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-07-12T12:22:07Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação da Escala EXQ e a Qualidade da Experiência em Serviços de Acesso à Internet / Validation of the EXQ Scale and the Quality of Experience in Internet Access Services
title Validação da Escala EXQ e a Qualidade da Experiência em Serviços de Acesso à Internet / Validation of the EXQ Scale and the Quality of Experience in Internet Access Services
spellingShingle Validação da Escala EXQ e a Qualidade da Experiência em Serviços de Acesso à Internet / Validation of the EXQ Scale and the Quality of Experience in Internet Access Services
Cruz, Nathalia Azevedo da; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Administração; Markerting;
title_short Validação da Escala EXQ e a Qualidade da Experiência em Serviços de Acesso à Internet / Validation of the EXQ Scale and the Quality of Experience in Internet Access Services
title_full Validação da Escala EXQ e a Qualidade da Experiência em Serviços de Acesso à Internet / Validation of the EXQ Scale and the Quality of Experience in Internet Access Services
title_fullStr Validação da Escala EXQ e a Qualidade da Experiência em Serviços de Acesso à Internet / Validation of the EXQ Scale and the Quality of Experience in Internet Access Services
title_full_unstemmed Validação da Escala EXQ e a Qualidade da Experiência em Serviços de Acesso à Internet / Validation of the EXQ Scale and the Quality of Experience in Internet Access Services
title_sort Validação da Escala EXQ e a Qualidade da Experiência em Serviços de Acesso à Internet / Validation of the EXQ Scale and the Quality of Experience in Internet Access Services
author Cruz, Nathalia Azevedo da; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
author_facet Cruz, Nathalia Azevedo da; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Oliveira, Melissa França Suzano de; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Zampier, Ronan Leandro; Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)
author_role author
author2 Oliveira, Melissa França Suzano de; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Zampier, Ronan Leandro; Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Este trabalho foi parcialmente financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais via Programa Institucional de apoio à pesquisa PAPq/UEMG.
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Nathalia Azevedo da; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Oliveira, Melissa França Suzano de; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Zampier, Ronan Leandro; Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Markerting;
topic Administração; Markerting;
description Devido à ampliação do setor de serviços nas últimas décadas e o crescente interesse acadêmico pelo tema, com destaque para a qualidade da experiência em serviços, buscou-se testar a aplicabilidade da escala EXQ para avaliação da qualidade da experiência em serviços de acesso à internet. Para tanto, empreendeu-se um estudo quantitativo, por meio de uma survey, utilizando como instrumento de pesquisa a proposta original da escala EXQ, juntamente às escalas de lealdade, satisfação e boca a boca. Os dados foram analisados com apoio do software PSPP, utilizando as técnicas de média, desvio-padrão, análise das cargas fatoriais e análise de confiabilidade pelo Alpha de Cronbach. Os resultados indicaram inconsistências da escala original, sendo proposta uma adaptação no modelo, que se mostrou válido e apresentou resultados positivos. Como contribuição, infere-se que são necessários avanços para aprimorar o modelo para contextos específicos de serviços no Brasil. Quanto à qualidade da experiência em serviços de acesso à internet mensurada, após validação da escala, conclui-se que é considerada satisfatória do ponto de vista dos consumidores e que é indutora de satisfação, de lealdade e de comunicação boca a boca. Palavras-chave: Serviços. Escala EXQ. Experiência em Serviços.  ABSTRACT Due to the expansion of the service sector in recent decades and the growing academic interest in it, with emphasis on the service experience quality, an attempt was made to test the applicability of the EXQ scale to evaluation of the quality of experience in internet access services. To this end, a quantitative study was carried out, through a survey, using the original proposal of the EXQ scale as a research instrument, together with the loyalty, satisfaction and word-of-mouth scales. Data were analyzed with the support of the PSPP software, using the techniques of mean, standard deviation, analysis of factor loadings and reliability analysis by Cronbach's Alpha. The results indicated inconsistencies in the original scale, and an adaptation of the model was proposed, which proved to be valid and presented positive results. As a contribution, it is inferred that advances are needed to improve the model for specific contexts of services in Brazil. As for the quality of the experience measured in internet access services, after validating the scale, it is concluded that it is considered satisfactory from the point of view of consumers and that it induces satisfaction, loyalty and word-of-mouth communication. Keywords: Services. Scale EXQ. Experience in Services.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2747
10.12819/2023.20.7.2
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2747
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.7.2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2747/491493961
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2747/491493962
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2747/491493963
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2747/2196
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2747/2197
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2747/2198
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 27-50
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 27-50
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906537861120