O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silveira, Rogério Zanon da; Associado à Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: rogerio.silveira@ufes.br., Carvalho, Sandra Maria Souza de; Prefeitura de Vila Velha - PMVV; Associada à Universidade Federal do Espírito Santo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502
Resumo: Este artigo tem por objetivo avaliar qualidade e ambitude das ilustrações circujantes ao material didático, na disciplina Fundamentos do Controle da Qualidade, do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Analisa a qualidade dos instrumentos didáticos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assinalando conteúdos, recursos e tecnologia de informação e comunicação envolvida/abordada. Por fim, debate se ilustrações explicitam ou complementam visualmente os textos; dialoga sobre a educação profissional e tecnológica, às interfaces entre demandas específicas do mundo do trabalho e o projeto pedagógico do curso. Palavras-Chave: Avaliação. Educação a Distância. Educação científica e tecnológica. Análise de imagens. ABSTRACT  This paper reports a case study focused on evaluate the quality and scope of the curriculum illustrations to the didactic material, in the discipline Fundamentals of Quality Control, of the Technical Course of Medium Level, of the Federal Institute of Education, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). It analyzes the quality of the didactic instrument inserted in the Virtual Learning Environment, marking the contents, resources and technology of information and communication involved /utilize. Finally, we discuss whether illustrations explicitly or visually complement the texts; dialogues about professional and technological education - the interfaces between specific demands of the world of work and the pedagogical project of the course. Key words: Evaluation. Distance Education. Scientific and technological education. Image analysis.
id FSA-3_75e70a6e52cbfd6cacfda4260fb34481
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1502
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional QualificationEducação; Administração;Este artigo tem por objetivo avaliar qualidade e ambitude das ilustrações circujantes ao material didático, na disciplina Fundamentos do Controle da Qualidade, do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Analisa a qualidade dos instrumentos didáticos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assinalando conteúdos, recursos e tecnologia de informação e comunicação envolvida/abordada. Por fim, debate se ilustrações explicitam ou complementam visualmente os textos; dialoga sobre a educação profissional e tecnológica, às interfaces entre demandas específicas do mundo do trabalho e o projeto pedagógico do curso. Palavras-Chave: Avaliação. Educação a Distância. Educação científica e tecnológica. Análise de imagens. ABSTRACT  This paper reports a case study focused on evaluate the quality and scope of the curriculum illustrations to the didactic material, in the discipline Fundamentals of Quality Control, of the Technical Course of Medium Level, of the Federal Institute of Education, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). It analyzes the quality of the didactic instrument inserted in the Virtual Learning Environment, marking the contents, resources and technology of information and communication involved /utilize. Finally, we discuss whether illustrations explicitly or visually complement the texts; dialogues about professional and technological education - the interfaces between specific demands of the world of work and the pedagogical project of the course. Key words: Evaluation. Distance Education. Scientific and technological education. Image analysis.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFESSilveira, Rogério Zanon da; Associado à Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: rogerio.silveira@ufes.br.Carvalho, Sandra Maria Souza de; Prefeitura de Vila Velha - PMVV; Associada à Universidade Federal do Espírito Santo2018-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/150210.12819/2018.15.2.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 67-89Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 67-892317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1438http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1439http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1440http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1502/675Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-23T14:31:17Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1502Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-02-23T14:31:17Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification
title O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification
spellingShingle O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification
Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
Educação; Administração;
title_short O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification
title_full O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification
title_fullStr O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification
title_full_unstemmed O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification
title_sort O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification
author Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
author_facet Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
Silveira, Rogério Zanon da; Associado à Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: rogerio.silveira@ufes.br.
Carvalho, Sandra Maria Souza de; Prefeitura de Vila Velha - PMVV; Associada à Universidade Federal do Espírito Santo
author_role author
author2 Silveira, Rogério Zanon da; Associado à Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: rogerio.silveira@ufes.br.
Carvalho, Sandra Maria Souza de; Prefeitura de Vila Velha - PMVV; Associada à Universidade Federal do Espírito Santo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
Silveira, Rogério Zanon da; Associado à Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: rogerio.silveira@ufes.br.
Carvalho, Sandra Maria Souza de; Prefeitura de Vila Velha - PMVV; Associada à Universidade Federal do Espírito Santo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Administração;
topic Educação; Administração;
description Este artigo tem por objetivo avaliar qualidade e ambitude das ilustrações circujantes ao material didático, na disciplina Fundamentos do Controle da Qualidade, do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Analisa a qualidade dos instrumentos didáticos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assinalando conteúdos, recursos e tecnologia de informação e comunicação envolvida/abordada. Por fim, debate se ilustrações explicitam ou complementam visualmente os textos; dialoga sobre a educação profissional e tecnológica, às interfaces entre demandas específicas do mundo do trabalho e o projeto pedagógico do curso. Palavras-Chave: Avaliação. Educação a Distância. Educação científica e tecnológica. Análise de imagens. ABSTRACT  This paper reports a case study focused on evaluate the quality and scope of the curriculum illustrations to the didactic material, in the discipline Fundamentals of Quality Control, of the Technical Course of Medium Level, of the Federal Institute of Education, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). It analyzes the quality of the didactic instrument inserted in the Virtual Learning Environment, marking the contents, resources and technology of information and communication involved /utilize. Finally, we discuss whether illustrations explicitly or visually complement the texts; dialogues about professional and technological education - the interfaces between specific demands of the world of work and the pedagogical project of the course. Key words: Evaluation. Distance Education. Scientific and technological education. Image analysis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502
10.12819/2018.15.2.4
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.2.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1438
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1439
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1440
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1502/675
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 67-89
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 67-89
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911738798080