O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo avaliar qualidade e ambitude das ilustrações circujantes ao material didático, na disciplina Fundamentos do Controle da Qualidade, do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Analisa a qualidade dos instrumentos didáticos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assinalando conteúdos, recursos e tecnologia de informação e comunicação envolvida/abordada. Por fim, debate se ilustrações explicitam ou complementam visualmente os textos; dialoga sobre a educação profissional e tecnológica, às interfaces entre demandas específicas do mundo do trabalho e o projeto pedagógico do curso. Palavras-Chave: Avaliação. Educação a Distância. Educação científica e tecnológica. Análise de imagens. ABSTRACT This paper reports a case study focused on evaluate the quality and scope of the curriculum illustrations to the didactic material, in the discipline Fundamentals of Quality Control, of the Technical Course of Medium Level, of the Federal Institute of Education, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). It analyzes the quality of the didactic instrument inserted in the Virtual Learning Environment, marking the contents, resources and technology of information and communication involved /utilize. Finally, we discuss whether illustrations explicitly or visually complement the texts; dialogues about professional and technological education - the interfaces between specific demands of the world of work and the pedagogical project of the course. Key words: Evaluation. Distance Education. Scientific and technological education. Image analysis. |
id |
FSA-3_75e70a6e52cbfd6cacfda4260fb34481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1502 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional QualificationEducação; Administração;Este artigo tem por objetivo avaliar qualidade e ambitude das ilustrações circujantes ao material didático, na disciplina Fundamentos do Controle da Qualidade, do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Analisa a qualidade dos instrumentos didáticos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assinalando conteúdos, recursos e tecnologia de informação e comunicação envolvida/abordada. Por fim, debate se ilustrações explicitam ou complementam visualmente os textos; dialoga sobre a educação profissional e tecnológica, às interfaces entre demandas específicas do mundo do trabalho e o projeto pedagógico do curso. Palavras-Chave: Avaliação. Educação a Distância. Educação científica e tecnológica. Análise de imagens. ABSTRACT This paper reports a case study focused on evaluate the quality and scope of the curriculum illustrations to the didactic material, in the discipline Fundamentals of Quality Control, of the Technical Course of Medium Level, of the Federal Institute of Education, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). It analyzes the quality of the didactic instrument inserted in the Virtual Learning Environment, marking the contents, resources and technology of information and communication involved /utilize. Finally, we discuss whether illustrations explicitly or visually complement the texts; dialogues about professional and technological education - the interfaces between specific demands of the world of work and the pedagogical project of the course. Key words: Evaluation. Distance Education. Scientific and technological education. Image analysis.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFESSilveira, Rogério Zanon da; Associado à Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: rogerio.silveira@ufes.br.Carvalho, Sandra Maria Souza de; Prefeitura de Vila Velha - PMVV; Associada à Universidade Federal do Espírito Santo2018-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/150210.12819/2018.15.2.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 67-89Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 67-892317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1438http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1439http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1440http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1502/675Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-23T14:31:17Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1502Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-02-23T14:31:17Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification |
title |
O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification |
spellingShingle |
O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES Educação; Administração; |
title_short |
O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification |
title_full |
O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification |
title_fullStr |
O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification |
title_full_unstemmed |
O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification |
title_sort |
O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification |
author |
Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES |
author_facet |
Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES Silveira, Rogério Zanon da; Associado à Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: rogerio.silveira@ufes.br. Carvalho, Sandra Maria Souza de; Prefeitura de Vila Velha - PMVV; Associada à Universidade Federal do Espírito Santo |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Rogério Zanon da; Associado à Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: rogerio.silveira@ufes.br. Carvalho, Sandra Maria Souza de; Prefeitura de Vila Velha - PMVV; Associada à Universidade Federal do Espírito Santo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES Silveira, Rogério Zanon da; Associado à Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: rogerio.silveira@ufes.br. Carvalho, Sandra Maria Souza de; Prefeitura de Vila Velha - PMVV; Associada à Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Administração; |
topic |
Educação; Administração; |
description |
Este artigo tem por objetivo avaliar qualidade e ambitude das ilustrações circujantes ao material didático, na disciplina Fundamentos do Controle da Qualidade, do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Analisa a qualidade dos instrumentos didáticos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assinalando conteúdos, recursos e tecnologia de informação e comunicação envolvida/abordada. Por fim, debate se ilustrações explicitam ou complementam visualmente os textos; dialoga sobre a educação profissional e tecnológica, às interfaces entre demandas específicas do mundo do trabalho e o projeto pedagógico do curso. Palavras-Chave: Avaliação. Educação a Distância. Educação científica e tecnológica. Análise de imagens. ABSTRACT This paper reports a case study focused on evaluate the quality and scope of the curriculum illustrations to the didactic material, in the discipline Fundamentals of Quality Control, of the Technical Course of Medium Level, of the Federal Institute of Education, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). It analyzes the quality of the didactic instrument inserted in the Virtual Learning Environment, marking the contents, resources and technology of information and communication involved /utilize. Finally, we discuss whether illustrations explicitly or visually complement the texts; dialogues about professional and technological education - the interfaces between specific demands of the world of work and the pedagogical project of the course. Key words: Evaluation. Distance Education. Scientific and technological education. Image analysis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502 10.12819/2018.15.2.4 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502 |
identifier_str_mv |
10.12819/2018.15.2.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1438 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1439 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1502/1440 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1502/675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 67-89 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 67-89 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911738798080 |