O Professor de Línguas Estrangeiras no Ensino Remoto Durante a Pandemia do Coronavírus / Foreign Language Teachers in Remote Education During the Coronavirus Pandemics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Turolo da; Universidade Federal do Ceará
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Wysney Viana; SEDUC-CE, Oliveira Neto, Francisco Xavier de; SEDUC-CE, Feitoza, Leonardo Melo; SEDUC-CE, Souza, Francisco Italo Albuquerque de; Universidade Federal do Ceará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2180
Resumo: Este é um estudo diagnóstico de caráter qualitativo interpretativista que teve como objetivo investigar a percepção de professores de línguas estrangeiras sobre o seu fazer pedagógico mediante as possibilidades do ensino remoto mediado por tecnologias digitais no cenário da pandemia no período de abril a maio de 2020. Os objetivos específicos eram os de verificar, a partir das respostas de duzentos professores de línguas estrangeiras em serviço no estado do Ceará a um questionário aplicado na forma digital online, quais as possibilidades e os desafios do ensino de línguas estrangeiras em tempos pandêmicos na percepção dos professores em serviço e quais eram as disposições e qualificações desses para atuarem no ensino de línguas com tecnologias digitais. Entre os resultados, evidenciou-se o papel da universidade pública como o mais atuante na formação pré e em serviço dos professores, por meio do seu tripé pesquisa-ensino-extensão. O papel das escolas, principalmente na figura do coordenador pedagógico, apresentou-se como fundamental para o rápido preparo dos professores com objetivos de lidarem com tecnologias no ensino remoto emergencial. Entre os desafios identificados, a exaustão e as preocupações com as condições trabalhistas foram evidenciadas. A falta de acesso a tecnologias também foi apontada como um desafio tanto para professores como para alunos. Porém, de modo geral, diagnosticou-se que os professores se mantinham motivados a permanecer ensinando no modo remoto, realizando investimentos na formação pessoal, com a perspectiva as tecnologias digitais podem contribuir significativamente para a melhoria da educação num cenário futuro. Palavras-chave: Ensino Remoto. Línguas Estrangeiras. Pandemia do Coronavírus. ABSTRACT This is a diagnostic study of interpretive qualitative character that aimed at investigating the perceptions of foreign language teachers about their pedagogical practice through the possibilities of remote teaching mediated by digital technologies in the pandemic scenario in the period of April and May 2020. The specific objectives were to verify, from the responses of two hundred foreign language teachers in service in the state of Ceara-Brazil to a questionnaire applied in the online digital form, what are the possibilities and challenges of teaching foreign languages in pandemic times from their perceptions and what were their motivations and qualifications to act in the teaching of languages with digital technologies. Among the results, the role of public universities was identified as the most effective in the pre- and in-service training of teachers, through its research-teaching-outreach tripod. The role of schools, especially in the figure of the pedagogical coordinator, presented itself as fundamental for the rapid preparation of teachers with the objectives of dealing with technologies in emergency remote teaching. Among the challenges identified, exhaustion and concerns about labor conditions were saliented. The lack of access to technologies was also pointed as a challenge for both teachers and students. However, in general, it was diagnosed that teachers remained motivated to continue teaching in the remote mode, making investments in personal training with the perspective that digital technologies can contribute significantly to the improvement of education in a future scenario. Keywords: Remote Teaching. Foreign Languages. Coronavirus Pandemics.
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Entre os resultados, evidenciou-se o papel da universidade pública como o mais atuante na formação pré e em serviço dos professores, por meio do seu tripé pesquisa-ensino-extensão. O papel das escolas, principalmente na figura do coordenador pedagógico, apresentou-se como fundamental para o rápido preparo dos professores com objetivos de lidarem com tecnologias no ensino remoto emergencial. Entre os desafios identificados, a exaustão e as preocupações com as condições trabalhistas foram evidenciadas. A falta de acesso a tecnologias também foi apontada como um desafio tanto para professores como para alunos. Porém, de modo geral, diagnosticou-se que os professores se mantinham motivados a permanecer ensinando no modo remoto, realizando investimentos na formação pessoal, com a perspectiva as tecnologias digitais podem contribuir significativamente para a melhoria da educação num cenário futuro. Palavras-chave: Ensino Remoto. Línguas Estrangeiras. Pandemia do Coronavírus. ABSTRACT This is a diagnostic study of interpretive qualitative character that aimed at investigating the perceptions of foreign language teachers about their pedagogical practice through the possibilities of remote teaching mediated by digital technologies in the pandemic scenario in the period of April and May 2020. The specific objectives were to verify, from the responses of two hundred foreign language teachers in service in the state of Ceara-Brazil to a questionnaire applied in the online digital form, what are the possibilities and challenges of teaching foreign languages in pandemic times from their perceptions and what were their motivations and qualifications to act in the teaching of languages with digital technologies. Among the results, the role of public universities was identified as the most effective in the pre- and in-service training of teachers, through its research-teaching-outreach tripod. The role of schools, especially in the figure of the pedagogical coordinator, presented itself as fundamental for the rapid preparation of teachers with the objectives of dealing with technologies in emergency remote teaching. Among the challenges identified, exhaustion and concerns about labor conditions were saliented. The lack of access to technologies was also pointed as a challenge for both teachers and students. However, in general, it was diagnosed that teachers remained motivated to continue teaching in the remote mode, making investments in personal training with the perspective that digital technologies can contribute significantly to the improvement of education in a future scenario. Keywords: Remote Teaching. Foreign Languages. Coronavirus Pandemics.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Andreia Turolo da; Universidade Federal do CearáPereira, Wysney Viana; SEDUC-CEOliveira Neto, Francisco Xavier de; SEDUC-CEFeitoza, Leonardo Melo; SEDUC-CESouza, Francisco Italo Albuquerque de; Universidade Federal do Ceará2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/218010.12819/2020.17.12.15Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 303-323Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. 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