A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and Practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Miriam Pires Corrêa de; Universidade FEEVALE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Colégio de Aplicação. Departamento de Humanidades.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1620
Resumo: Esta pesquisa inscreve-se entre aquelas que tomam em análise a definição do campo de pesquisa em Educação. Objetiva-se analisar um conjunto de artigos que versam sobre o tema. Para atingir tal propósito, utilizou-se uma investigação de cunho qualitativo, que fez uso da pesquisa bibliográfica e do procedimento de fichamento de artigos reconhecidos no âmbito acadêmico da pesquisa em educação. Neste processo, levantaram-se os principais materiais e realizou-se a seleção particular dos mesmos, de maneira a chegar aos dez textos apresentados nos resultados e discussões. As informações qualitativas que emergiram após o fichamento dos textos foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2009). Dos temas tratados nos dez textos analisados, enquanto corpus da análise da pesquisa, três grandes categorias emergiram. São elas: o oficio do pesquisador; normatização da pesquisa; e o campo científico da educação. Os resultados apresentam textos que dialogam entre si, formando uma estrutura de leitura dos artigos relacionados à pesquisa em educação, direcionando o leitor para a construção de metodologias ativas e reflexivas na pesquisa em educação. Palavras-chave: Pesquisa. Educação. Campo Científico. ABSTRACT This research is among those that take into consideration the definition of the field of research in Education. The objective is to analyze a set of articles that deal with the theme. To achieve this purpose, a qualitative research was used, which made use of the bibliographical research and the procedure of registration of articles recognized in the academic scope of research in education. In this process, the main materials were collected and the private selection was made, in order to arrive at the ten texts presented in the results and discussions. The qualitative information that emerged after the texts were submitted to the content analysis of Bardin (2009). Of the topics dealt with in the ten texts analyzed, as corpus of the research analysis, three major categories emerged. These are: the office of the researcher; Standardization of research; And the scientific field of education. The results present texts that dialogue with each other, forming a structure for reading articles related to research in education, directing the reader to construct active and reflexive methodologies in education research. Keywords: Research. Education. Cientific Field.
id FSA-3_7813f72efa4e7ce7d29906777042f73e
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1620
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and PracticesEducação, Pesquisa, InvestigaçãoEsta pesquisa inscreve-se entre aquelas que tomam em análise a definição do campo de pesquisa em Educação. Objetiva-se analisar um conjunto de artigos que versam sobre o tema. Para atingir tal propósito, utilizou-se uma investigação de cunho qualitativo, que fez uso da pesquisa bibliográfica e do procedimento de fichamento de artigos reconhecidos no âmbito acadêmico da pesquisa em educação. Neste processo, levantaram-se os principais materiais e realizou-se a seleção particular dos mesmos, de maneira a chegar aos dez textos apresentados nos resultados e discussões. As informações qualitativas que emergiram após o fichamento dos textos foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2009). Dos temas tratados nos dez textos analisados, enquanto corpus da análise da pesquisa, três grandes categorias emergiram. São elas: o oficio do pesquisador; normatização da pesquisa; e o campo científico da educação. Os resultados apresentam textos que dialogam entre si, formando uma estrutura de leitura dos artigos relacionados à pesquisa em educação, direcionando o leitor para a construção de metodologias ativas e reflexivas na pesquisa em educação. Palavras-chave: Pesquisa. Educação. Campo Científico. ABSTRACT This research is among those that take into consideration the definition of the field of research in Education. The objective is to analyze a set of articles that deal with the theme. To achieve this purpose, a qualitative research was used, which made use of the bibliographical research and the procedure of registration of articles recognized in the academic scope of research in education. In this process, the main materials were collected and the private selection was made, in order to arrive at the ten texts presented in the results and discussions. The qualitative information that emerged after the texts were submitted to the content analysis of Bardin (2009). Of the topics dealt with in the ten texts analyzed, as corpus of the research analysis, three major categories emerged. These are: the office of the researcher; Standardization of research; And the scientific field of education. The results present texts that dialogue with each other, forming a structure for reading articles related to research in education, directing the reader to construct active and reflexive methodologies in education research. Keywords: Research. Education. Cientific Field.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESLacerda, Miriam Pires Corrêa de; Universidade FEEVALEOliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Colégio de Aplicação. Departamento de Humanidades.2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/162010.12819/2018.15.5.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 5, set./out. 2018; 88-111Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 5, set./out. 2018; 88-1112317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1620/491491619http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1620/491491620http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1620/491491621http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1620/789Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-13T16:50:57Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1620Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-08-13T16:50:57Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and Practices
title A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and Practices
spellingShingle A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and Practices
Lacerda, Miriam Pires Corrêa de; Universidade FEEVALE
Educação, Pesquisa, Investigação
title_short A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and Practices
title_full A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and Practices
title_fullStr A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and Practices
title_full_unstemmed A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and Practices
title_sort A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and Practices
author Lacerda, Miriam Pires Corrêa de; Universidade FEEVALE
author_facet Lacerda, Miriam Pires Corrêa de; Universidade FEEVALE
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Colégio de Aplicação. Departamento de Humanidades.
author_role author
author2 Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Colégio de Aplicação. Departamento de Humanidades.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Miriam Pires Corrêa de; Universidade FEEVALE
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Colégio de Aplicação. Departamento de Humanidades.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Pesquisa, Investigação
topic Educação, Pesquisa, Investigação
description Esta pesquisa inscreve-se entre aquelas que tomam em análise a definição do campo de pesquisa em Educação. Objetiva-se analisar um conjunto de artigos que versam sobre o tema. Para atingir tal propósito, utilizou-se uma investigação de cunho qualitativo, que fez uso da pesquisa bibliográfica e do procedimento de fichamento de artigos reconhecidos no âmbito acadêmico da pesquisa em educação. Neste processo, levantaram-se os principais materiais e realizou-se a seleção particular dos mesmos, de maneira a chegar aos dez textos apresentados nos resultados e discussões. As informações qualitativas que emergiram após o fichamento dos textos foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2009). Dos temas tratados nos dez textos analisados, enquanto corpus da análise da pesquisa, três grandes categorias emergiram. São elas: o oficio do pesquisador; normatização da pesquisa; e o campo científico da educação. Os resultados apresentam textos que dialogam entre si, formando uma estrutura de leitura dos artigos relacionados à pesquisa em educação, direcionando o leitor para a construção de metodologias ativas e reflexivas na pesquisa em educação. Palavras-chave: Pesquisa. Educação. Campo Científico. ABSTRACT This research is among those that take into consideration the definition of the field of research in Education. The objective is to analyze a set of articles that deal with the theme. To achieve this purpose, a qualitative research was used, which made use of the bibliographical research and the procedure of registration of articles recognized in the academic scope of research in education. In this process, the main materials were collected and the private selection was made, in order to arrive at the ten texts presented in the results and discussions. The qualitative information that emerged after the texts were submitted to the content analysis of Bardin (2009). Of the topics dealt with in the ten texts analyzed, as corpus of the research analysis, three major categories emerged. These are: the office of the researcher; Standardization of research; And the scientific field of education. The results present texts that dialogue with each other, forming a structure for reading articles related to research in education, directing the reader to construct active and reflexive methodologies in education research. Keywords: Research. Education. Cientific Field.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1620
10.12819/2018.15.5.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1620
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.5.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1620/491491619
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1620/491491620
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1620/491491621
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1620/789
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 5, set./out. 2018; 88-111
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 5, set./out. 2018; 88-111
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906514792448