School curriculum practices: what is the research impact?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Fernanda
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Fonseca, Maria de Jesus, Mouraz, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/603
Resumo: ABSTRACT The purpose of this paper is to address basic questions about the relationship between the School curriculum theory and practice and the specific educational research that has been developed in it. In recent years the number of Masters and other post-graduate courses has increased in Portugal and has justified the growth of research studies. On the other hand, since 1996 the political agenda has been defined by Projects that intend to promote participant reflection about what to teach in elementary and in secondary schools (Reflexões participadas sobre o currículo do Ensino Básico, Projecto de Gestão Flexível do Currículo, Reorganização Curricular da Educação Básica, Revisão Curricular do Ensino Secundário). We intend to address the ways in which curriculum practices have been seen as research subjects. We will focus our work on a School that has frequently been a research subject. Our purpose is to problematize the relationship between research findings and the School attitude when it faces those findings.RESUMO O recente aumento de pós graduações (Mestrados e outros) e de Cursos de Complemento de Formação para obtenção do grau de licenciatura tem motivado o aparecimento em Portugal de uma razoável quantidade de pequenos estudos de investigação no âmbito da Educação. Cruzado com este facto, as Reflexões participadas sobre o currículo do Ensino Básico e Secundário (iniciadas em 1996 e 1997, respectivamente) e os sequentes Projecto de Gestão Flexível do Currículo, Reorganização Curricular da Educação Básica e Revisão Curricular do Ensino Secundário têm constituído, a par da implementação do Modelo de Gestão Autonómica das Escolas, oportunidades únicas para a investigação, nomeadamente no âmbito conceptual do currículo. Embora muitos destes estudos tenham motivações decorrentes de objectivos académicos que o enquadramento institucional em que foram realizados exige, não deixa de ser pertinente querer conhecer o seu impacto na vida e na prática curricular das Escolas, nomeadamente averiguar da sua capacidade de estímulo à mudança conceptual sobre o currículo praticado.
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