CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503
Resumo: Este texto enfoca a motivação de inventar e construir o Carnaval em termos fantásticos, mostrando que o próprio drama étnico não prescinde, no universo da festa, do componente da imaginação e da reconfiguração e ressignificação iconográficas. O âmago deste artigo coincide com a criação carnavalesca de inspiração orientalista em Salvador, tributária do cinema. De que forma e em que sentido os participantes dos blocos de inspiração orientalista de Salvador, entre o final dos anos 40 e os anos 70, se apropriaram dessas narrativas imagéticas e construíram, por sua vez, um orientalismo carnavalesco? Inicialmente, passa-se em revista a sequência dos modelos de organização carnavalesca em Salvador até os primeiros anos da década de 70. Em seguida, aborda-se a importância da cultura do cinema na história cultural de Salvador, o que alcança importância fundamental, quando se considera a relevância do cinema como fonte iconográfica do Carnaval. Por fim, discutem-se aspectos da experiência histórica da fantasia tal como se verificou nesta cidade no mesmo período, tomando como base o caso dos blocos de inspiração orientalista.   Palavras-chave: Carnaval. Salvador. Orientalismo. Fantasia.   ABSTRACT   This text focuses on the motivation to invent and construct the Carnival in fantastic terms, showing that the ethnic dynamics itself, in the universe of the party, is compatible with the component of the imagination and of iconographic re-signification and re-configuration. The core of this article coincides with the orientalist inspiration in the Carnival of Salvador, which comes from the cinema. In what way and in what sense the participants of the orientalist-inspired blocks in Salvador, between the late 40 and 70 years, have appropriated these narratives and built, in turn, a carnivalesque orientalism? Initially, the article reviews the sequence of the Carnival in Salvador organization models until the early years of the seventies. Then, discusses the importance of cinema culture in the cultural history of Salvador, which achieves fundamental importance when one considers the importance of the cinema as iconographic source of Carnival. Finally, the text discusses aspects of the historical experience of fantasy such as it took place in this city in the same period, based on the case of orientalist-inspired blocks.   Keywords: Carnival. Salvador. Orientalism. Fantasy. 
id FSA-3_7bac0f223dc87c8e25f9830aef059502
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/503
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)História; História SocialEste texto enfoca a motivação de inventar e construir o Carnaval em termos fantásticos, mostrando que o próprio drama étnico não prescinde, no universo da festa, do componente da imaginação e da reconfiguração e ressignificação iconográficas. O âmago deste artigo coincide com a criação carnavalesca de inspiração orientalista em Salvador, tributária do cinema. De que forma e em que sentido os participantes dos blocos de inspiração orientalista de Salvador, entre o final dos anos 40 e os anos 70, se apropriaram dessas narrativas imagéticas e construíram, por sua vez, um orientalismo carnavalesco? Inicialmente, passa-se em revista a sequência dos modelos de organização carnavalesca em Salvador até os primeiros anos da década de 70. Em seguida, aborda-se a importância da cultura do cinema na história cultural de Salvador, o que alcança importância fundamental, quando se considera a relevância do cinema como fonte iconográfica do Carnaval. Por fim, discutem-se aspectos da experiência histórica da fantasia tal como se verificou nesta cidade no mesmo período, tomando como base o caso dos blocos de inspiração orientalista.   Palavras-chave: Carnaval. Salvador. Orientalismo. Fantasia.   ABSTRACT   This text focuses on the motivation to invent and construct the Carnival in fantastic terms, showing that the ethnic dynamics itself, in the universe of the party, is compatible with the component of the imagination and of iconographic re-signification and re-configuration. The core of this article coincides with the orientalist inspiration in the Carnival of Salvador, which comes from the cinema. In what way and in what sense the participants of the orientalist-inspired blocks in Salvador, between the late 40 and 70 years, have appropriated these narratives and built, in turn, a carnivalesque orientalism? Initially, the article reviews the sequence of the Carnival in Salvador organization models until the early years of the seventies. Then, discusses the importance of cinema culture in the cultural history of Salvador, which achieves fundamental importance when one considers the importance of the cinema as iconographic source of Carnival. Finally, the text discusses aspects of the historical experience of fantasy such as it took place in this city in the same period, based on the case of orientalist-inspired blocks.   Keywords: Carnival. Salvador. Orientalism. Fantasy. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CNPqMoura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia2014-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 98-125Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 98-1252317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503/321Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-29T19:49:24Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/503Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-03-29T19:49:24Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)
title CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)
spellingShingle CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)
Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia
História; História Social
title_short CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)
title_full CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)
title_fullStr CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)
title_full_unstemmed CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)
title_sort CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)
author Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia
author_facet Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia
dc.subject.por.fl_str_mv História; História Social
topic História; História Social
description Este texto enfoca a motivação de inventar e construir o Carnaval em termos fantásticos, mostrando que o próprio drama étnico não prescinde, no universo da festa, do componente da imaginação e da reconfiguração e ressignificação iconográficas. O âmago deste artigo coincide com a criação carnavalesca de inspiração orientalista em Salvador, tributária do cinema. De que forma e em que sentido os participantes dos blocos de inspiração orientalista de Salvador, entre o final dos anos 40 e os anos 70, se apropriaram dessas narrativas imagéticas e construíram, por sua vez, um orientalismo carnavalesco? Inicialmente, passa-se em revista a sequência dos modelos de organização carnavalesca em Salvador até os primeiros anos da década de 70. Em seguida, aborda-se a importância da cultura do cinema na história cultural de Salvador, o que alcança importância fundamental, quando se considera a relevância do cinema como fonte iconográfica do Carnaval. Por fim, discutem-se aspectos da experiência histórica da fantasia tal como se verificou nesta cidade no mesmo período, tomando como base o caso dos blocos de inspiração orientalista.   Palavras-chave: Carnaval. Salvador. Orientalismo. Fantasia.   ABSTRACT   This text focuses on the motivation to invent and construct the Carnival in fantastic terms, showing that the ethnic dynamics itself, in the universe of the party, is compatible with the component of the imagination and of iconographic re-signification and re-configuration. The core of this article coincides with the orientalist inspiration in the Carnival of Salvador, which comes from the cinema. In what way and in what sense the participants of the orientalist-inspired blocks in Salvador, between the late 40 and 70 years, have appropriated these narratives and built, in turn, a carnivalesque orientalism? Initially, the article reviews the sequence of the Carnival in Salvador organization models until the early years of the seventies. Then, discusses the importance of cinema culture in the cultural history of Salvador, which achieves fundamental importance when one considers the importance of the cinema as iconographic source of Carnival. Finally, the text discusses aspects of the historical experience of fantasy such as it took place in this city in the same period, based on the case of orientalist-inspired blocks.   Keywords: Carnival. Salvador. Orientalism. Fantasy. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503/321
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 98-125
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 98-125
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910605287424