CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503 |
Resumo: | Este texto enfoca a motivação de inventar e construir o Carnaval em termos fantásticos, mostrando que o próprio drama étnico não prescinde, no universo da festa, do componente da imaginação e da reconfiguração e ressignificação iconográficas. O âmago deste artigo coincide com a criação carnavalesca de inspiração orientalista em Salvador, tributária do cinema. De que forma e em que sentido os participantes dos blocos de inspiração orientalista de Salvador, entre o final dos anos 40 e os anos 70, se apropriaram dessas narrativas imagéticas e construíram, por sua vez, um orientalismo carnavalesco? Inicialmente, passa-se em revista a sequência dos modelos de organização carnavalesca em Salvador até os primeiros anos da década de 70. Em seguida, aborda-se a importância da cultura do cinema na história cultural de Salvador, o que alcança importância fundamental, quando se considera a relevância do cinema como fonte iconográfica do Carnaval. Por fim, discutem-se aspectos da experiência histórica da fantasia tal como se verificou nesta cidade no mesmo período, tomando como base o caso dos blocos de inspiração orientalista. Palavras-chave: Carnaval. Salvador. Orientalismo. Fantasia. ABSTRACT This text focuses on the motivation to invent and construct the Carnival in fantastic terms, showing that the ethnic dynamics itself, in the universe of the party, is compatible with the component of the imagination and of iconographic re-signification and re-configuration. The core of this article coincides with the orientalist inspiration in the Carnival of Salvador, which comes from the cinema. In what way and in what sense the participants of the orientalist-inspired blocks in Salvador, between the late 40 and 70 years, have appropriated these narratives and built, in turn, a carnivalesque orientalism? Initially, the article reviews the sequence of the Carnival in Salvador organization models until the early years of the seventies. Then, discusses the importance of cinema culture in the cultural history of Salvador, which achieves fundamental importance when one considers the importance of the cinema as iconographic source of Carnival. Finally, the text discusses aspects of the historical experience of fantasy such as it took place in this city in the same period, based on the case of orientalist-inspired blocks. Keywords: Carnival. Salvador. Orientalism. Fantasy. |
id |
FSA-3_7bac0f223dc87c8e25f9830aef059502 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/503 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)História; História SocialEste texto enfoca a motivação de inventar e construir o Carnaval em termos fantásticos, mostrando que o próprio drama étnico não prescinde, no universo da festa, do componente da imaginação e da reconfiguração e ressignificação iconográficas. O âmago deste artigo coincide com a criação carnavalesca de inspiração orientalista em Salvador, tributária do cinema. De que forma e em que sentido os participantes dos blocos de inspiração orientalista de Salvador, entre o final dos anos 40 e os anos 70, se apropriaram dessas narrativas imagéticas e construíram, por sua vez, um orientalismo carnavalesco? Inicialmente, passa-se em revista a sequência dos modelos de organização carnavalesca em Salvador até os primeiros anos da década de 70. Em seguida, aborda-se a importância da cultura do cinema na história cultural de Salvador, o que alcança importância fundamental, quando se considera a relevância do cinema como fonte iconográfica do Carnaval. Por fim, discutem-se aspectos da experiência histórica da fantasia tal como se verificou nesta cidade no mesmo período, tomando como base o caso dos blocos de inspiração orientalista. Palavras-chave: Carnaval. Salvador. Orientalismo. Fantasia. ABSTRACT This text focuses on the motivation to invent and construct the Carnival in fantastic terms, showing that the ethnic dynamics itself, in the universe of the party, is compatible with the component of the imagination and of iconographic re-signification and re-configuration. The core of this article coincides with the orientalist inspiration in the Carnival of Salvador, which comes from the cinema. In what way and in what sense the participants of the orientalist-inspired blocks in Salvador, between the late 40 and 70 years, have appropriated these narratives and built, in turn, a carnivalesque orientalism? Initially, the article reviews the sequence of the Carnival in Salvador organization models until the early years of the seventies. Then, discusses the importance of cinema culture in the cultural history of Salvador, which achieves fundamental importance when one considers the importance of the cinema as iconographic source of Carnival. Finally, the text discusses aspects of the historical experience of fantasy such as it took place in this city in the same period, based on the case of orientalist-inspired blocks. Keywords: Carnival. Salvador. Orientalism. Fantasy. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CNPqMoura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia2014-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 98-125Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 98-1252317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503/321Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-29T19:49:24Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/503Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-03-29T19:49:24Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970) |
title |
CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970) |
spellingShingle |
CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970) Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia História; História Social |
title_short |
CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970) |
title_full |
CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970) |
title_fullStr |
CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970) |
title_full_unstemmed |
CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970) |
title_sort |
CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970) |
author |
Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia |
author_facet |
Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; História Social |
topic |
História; História Social |
description |
Este texto enfoca a motivação de inventar e construir o Carnaval em termos fantásticos, mostrando que o próprio drama étnico não prescinde, no universo da festa, do componente da imaginação e da reconfiguração e ressignificação iconográficas. O âmago deste artigo coincide com a criação carnavalesca de inspiração orientalista em Salvador, tributária do cinema. De que forma e em que sentido os participantes dos blocos de inspiração orientalista de Salvador, entre o final dos anos 40 e os anos 70, se apropriaram dessas narrativas imagéticas e construíram, por sua vez, um orientalismo carnavalesco? Inicialmente, passa-se em revista a sequência dos modelos de organização carnavalesca em Salvador até os primeiros anos da década de 70. Em seguida, aborda-se a importância da cultura do cinema na história cultural de Salvador, o que alcança importância fundamental, quando se considera a relevância do cinema como fonte iconográfica do Carnaval. Por fim, discutem-se aspectos da experiência histórica da fantasia tal como se verificou nesta cidade no mesmo período, tomando como base o caso dos blocos de inspiração orientalista. Palavras-chave: Carnaval. Salvador. Orientalismo. Fantasia. ABSTRACT This text focuses on the motivation to invent and construct the Carnival in fantastic terms, showing that the ethnic dynamics itself, in the universe of the party, is compatible with the component of the imagination and of iconographic re-signification and re-configuration. The core of this article coincides with the orientalist inspiration in the Carnival of Salvador, which comes from the cinema. In what way and in what sense the participants of the orientalist-inspired blocks in Salvador, between the late 40 and 70 years, have appropriated these narratives and built, in turn, a carnivalesque orientalism? Initially, the article reviews the sequence of the Carnival in Salvador organization models until the early years of the seventies. Then, discusses the importance of cinema culture in the cultural history of Salvador, which achieves fundamental importance when one considers the importance of the cinema as iconographic source of Carnival. Finally, the text discusses aspects of the historical experience of fantasy such as it took place in this city in the same period, based on the case of orientalist-inspired blocks. Keywords: Carnival. Salvador. Orientalism. Fantasy. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/503/321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 98-125 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 98-125 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910605287424 |