Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796 |
Resumo: | Este artigo versa sobre as mulheres nos movimentos musicais nordestinos na década de 1970. Investiga-se a relação de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus com os estereótipos de uma determinada elaboração de nordestinidade. Nos anos 1970, ocorreu a migração de artistas nordestinos para o Sudeste. Esse grupo, que compreende múltiplos jovens de diferentes estados da região, é compreendido enquanto uma segunda geração de artistas nordestinos na História da Música Brasileira. No Sudeste, precisaram lidar com a incidência da nordestinidade sobre suas trajetórias. Diversos autores servem de base para a presente pesquisa, sendo que o estudo de Muniz Albuquerque Jr. (2011) acerca da invenção do Nordeste se posiciona de forma central. Importa aqui analisar, através das fontes jornalísticas e audiovisuais, como Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus se posicionaram frente às imposições dos estereótipos de “cantora nordestina”. Palavras-chave: Cantoras Nordestinas. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus. ABSTRACT This article is about women in the northeastern music movements in the 1970s. It deals with the relationship of Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus with the stereotypes of a specific construction of northeastern identity. In the 1970s, there was a migration of northeastern artists to the Southeast. This group, consisting of young individuals from different states in the region, is understood as a second generation of northeastern artists in the history of Brazilian music. In the Southeast, they had to deal with the impact of northeastern identity on their trajectories. Several authors serve as the basis for this research, but Muniz Albuquerque Jr.'s (2011) study on the invention of the Northeast occupies a central position. It is important here to analyze, through journalistic and audiovisual sources, how Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus positioned themselves in the face of the impositions of the stereotypes of "northeastern singers." Keywords: northeastern singers. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus. |
id |
FSA-3_897046352b1953385da149632c4beb5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2796 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)História; História Social da CulturaEste artigo versa sobre as mulheres nos movimentos musicais nordestinos na década de 1970. Investiga-se a relação de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus com os estereótipos de uma determinada elaboração de nordestinidade. Nos anos 1970, ocorreu a migração de artistas nordestinos para o Sudeste. Esse grupo, que compreende múltiplos jovens de diferentes estados da região, é compreendido enquanto uma segunda geração de artistas nordestinos na História da Música Brasileira. No Sudeste, precisaram lidar com a incidência da nordestinidade sobre suas trajetórias. Diversos autores servem de base para a presente pesquisa, sendo que o estudo de Muniz Albuquerque Jr. (2011) acerca da invenção do Nordeste se posiciona de forma central. Importa aqui analisar, através das fontes jornalísticas e audiovisuais, como Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus se posicionaram frente às imposições dos estereótipos de “cantora nordestina”. Palavras-chave: Cantoras Nordestinas. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus. ABSTRACT This article is about women in the northeastern music movements in the 1970s. It deals with the relationship of Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus with the stereotypes of a specific construction of northeastern identity. In the 1970s, there was a migration of northeastern artists to the Southeast. This group, consisting of young individuals from different states in the region, is understood as a second generation of northeastern artists in the history of Brazilian music. In the Southeast, they had to deal with the impact of northeastern identity on their trajectories. Several authors serve as the basis for this research, but Muniz Albuquerque Jr.'s (2011) study on the invention of the Northeast occupies a central position. It is important here to analyze, through journalistic and audiovisual sources, how Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus positioned themselves in the face of the impositions of the stereotypes of "northeastern singers." Keywords: northeastern singers. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da BahiaSantos, Davi Miguel de Souza; Universidade Federal da Bahia2023-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/279610.12819/2023.20.9.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 213-238Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 213-2382317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494057http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494058http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494059Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T19:03:12Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2796Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-09-12T19:03:12Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985) |
title |
Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985) |
spellingShingle |
Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985) Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia História; História Social da Cultura |
title_short |
Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985) |
title_full |
Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985) |
title_fullStr |
Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985) |
title_full_unstemmed |
Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985) |
title_sort |
Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985) |
author |
Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia |
author_facet |
Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia Santos, Davi Miguel de Souza; Universidade Federal da Bahia |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Davi Miguel de Souza; Universidade Federal da Bahia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia Santos, Davi Miguel de Souza; Universidade Federal da Bahia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; História Social da Cultura |
topic |
História; História Social da Cultura |
description |
Este artigo versa sobre as mulheres nos movimentos musicais nordestinos na década de 1970. Investiga-se a relação de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus com os estereótipos de uma determinada elaboração de nordestinidade. Nos anos 1970, ocorreu a migração de artistas nordestinos para o Sudeste. Esse grupo, que compreende múltiplos jovens de diferentes estados da região, é compreendido enquanto uma segunda geração de artistas nordestinos na História da Música Brasileira. No Sudeste, precisaram lidar com a incidência da nordestinidade sobre suas trajetórias. Diversos autores servem de base para a presente pesquisa, sendo que o estudo de Muniz Albuquerque Jr. (2011) acerca da invenção do Nordeste se posiciona de forma central. Importa aqui analisar, através das fontes jornalísticas e audiovisuais, como Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus se posicionaram frente às imposições dos estereótipos de “cantora nordestina”. Palavras-chave: Cantoras Nordestinas. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus. ABSTRACT This article is about women in the northeastern music movements in the 1970s. It deals with the relationship of Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus with the stereotypes of a specific construction of northeastern identity. In the 1970s, there was a migration of northeastern artists to the Southeast. This group, consisting of young individuals from different states in the region, is understood as a second generation of northeastern artists in the history of Brazilian music. In the Southeast, they had to deal with the impact of northeastern identity on their trajectories. Several authors serve as the basis for this research, but Muniz Albuquerque Jr.'s (2011) study on the invention of the Northeast occupies a central position. It is important here to analyze, through journalistic and audiovisual sources, how Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus positioned themselves in the face of the impositions of the stereotypes of "northeastern singers." Keywords: northeastern singers. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796 10.12819/2023.20.9.10 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796 |
identifier_str_mv |
10.12819/2023.20.9.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494057 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494058 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 213-238 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 213-238 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944908932808704 |