Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Davi Miguel de Souza; Universidade Federal da Bahia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796
Resumo: Este artigo versa sobre as mulheres nos movimentos musicais nordestinos na década de 1970. Investiga-se a relação de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus com os estereótipos de uma determinada elaboração de nordestinidade. Nos anos 1970, ocorreu a migração de artistas nordestinos para o Sudeste. Esse grupo, que compreende múltiplos jovens de diferentes estados da região, é compreendido enquanto uma segunda geração de artistas nordestinos na História da Música Brasileira. No Sudeste, precisaram lidar com a incidência da nordestinidade sobre suas trajetórias. Diversos autores servem de base para a presente pesquisa, sendo que o estudo de Muniz Albuquerque Jr. (2011) acerca da invenção do Nordeste se posiciona de forma central. Importa aqui analisar, através das fontes jornalísticas e audiovisuais, como Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus se posicionaram frente às imposições dos estereótipos de “cantora nordestina”.  Palavras-chave: Cantoras Nordestinas. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus.    ABSTRACT  This article is about women in the northeastern music movements in the 1970s. It deals with the relationship of Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus with the stereotypes of a specific construction of northeastern identity. In the 1970s, there was a migration of northeastern artists to the Southeast. This group, consisting of young individuals from different states in the region, is understood as a second generation of northeastern artists in the history of Brazilian music. In the Southeast, they had to deal with the impact of northeastern identity on their trajectories. Several authors serve as the basis for this research, but Muniz Albuquerque Jr.'s (2011) study on the invention of the Northeast occupies a central position. It is important here to analyze, through journalistic and audiovisual sources, how Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus positioned themselves in the face of the impositions of the stereotypes of "northeastern singers." Keywords: northeastern singers. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus.   
id FSA-3_897046352b1953385da149632c4beb5a
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2796
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)História; História Social da CulturaEste artigo versa sobre as mulheres nos movimentos musicais nordestinos na década de 1970. Investiga-se a relação de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus com os estereótipos de uma determinada elaboração de nordestinidade. Nos anos 1970, ocorreu a migração de artistas nordestinos para o Sudeste. Esse grupo, que compreende múltiplos jovens de diferentes estados da região, é compreendido enquanto uma segunda geração de artistas nordestinos na História da Música Brasileira. No Sudeste, precisaram lidar com a incidência da nordestinidade sobre suas trajetórias. Diversos autores servem de base para a presente pesquisa, sendo que o estudo de Muniz Albuquerque Jr. (2011) acerca da invenção do Nordeste se posiciona de forma central. Importa aqui analisar, através das fontes jornalísticas e audiovisuais, como Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus se posicionaram frente às imposições dos estereótipos de “cantora nordestina”.  Palavras-chave: Cantoras Nordestinas. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus.    ABSTRACT  This article is about women in the northeastern music movements in the 1970s. It deals with the relationship of Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus with the stereotypes of a specific construction of northeastern identity. In the 1970s, there was a migration of northeastern artists to the Southeast. This group, consisting of young individuals from different states in the region, is understood as a second generation of northeastern artists in the history of Brazilian music. In the Southeast, they had to deal with the impact of northeastern identity on their trajectories. Several authors serve as the basis for this research, but Muniz Albuquerque Jr.'s (2011) study on the invention of the Northeast occupies a central position. It is important here to analyze, through journalistic and audiovisual sources, how Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus positioned themselves in the face of the impositions of the stereotypes of "northeastern singers." Keywords: northeastern singers. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus.   Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da BahiaSantos, Davi Miguel de Souza; Universidade Federal da Bahia2023-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/279610.12819/2023.20.9.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 213-238Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 213-2382317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494057http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494058http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494059Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T19:03:12Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2796Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-09-12T19:03:12Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)
title Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)
spellingShingle Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)
Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia
História; História Social da Cultura
title_short Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)
title_full Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)
title_fullStr Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)
title_full_unstemmed Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)
title_sort Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)
author Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia
author_facet Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia
Santos, Davi Miguel de Souza; Universidade Federal da Bahia
author_role author
author2 Santos, Davi Miguel de Souza; Universidade Federal da Bahia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Milton Araújo; Universidade Federal da Bahia
Santos, Davi Miguel de Souza; Universidade Federal da Bahia
dc.subject.por.fl_str_mv História; História Social da Cultura
topic História; História Social da Cultura
description Este artigo versa sobre as mulheres nos movimentos musicais nordestinos na década de 1970. Investiga-se a relação de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus com os estereótipos de uma determinada elaboração de nordestinidade. Nos anos 1970, ocorreu a migração de artistas nordestinos para o Sudeste. Esse grupo, que compreende múltiplos jovens de diferentes estados da região, é compreendido enquanto uma segunda geração de artistas nordestinos na História da Música Brasileira. No Sudeste, precisaram lidar com a incidência da nordestinidade sobre suas trajetórias. Diversos autores servem de base para a presente pesquisa, sendo que o estudo de Muniz Albuquerque Jr. (2011) acerca da invenção do Nordeste se posiciona de forma central. Importa aqui analisar, através das fontes jornalísticas e audiovisuais, como Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus se posicionaram frente às imposições dos estereótipos de “cantora nordestina”.  Palavras-chave: Cantoras Nordestinas. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus.    ABSTRACT  This article is about women in the northeastern music movements in the 1970s. It deals with the relationship of Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus with the stereotypes of a specific construction of northeastern identity. In the 1970s, there was a migration of northeastern artists to the Southeast. This group, consisting of young individuals from different states in the region, is understood as a second generation of northeastern artists in the history of Brazilian music. In the Southeast, they had to deal with the impact of northeastern identity on their trajectories. Several authors serve as the basis for this research, but Muniz Albuquerque Jr.'s (2011) study on the invention of the Northeast occupies a central position. It is important here to analyze, through journalistic and audiovisual sources, how Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus positioned themselves in the face of the impositions of the stereotypes of "northeastern singers." Keywords: northeastern singers. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus.   
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796
10.12819/2023.20.9.10
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.9.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494057
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494058
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2796/491494059
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 213-238
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 213-238
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908932808704