Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197
Resumo: A chegada da pandemia da COVID-19 mudou, muito rapidamente, várias formas de vida da sociedade contemporânea, entre essas, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas tiveram de ser repensados de maneira emergencial. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a organização e sistematização das atividades dos estudos remotos apresentados no site do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como forma de entender como se deu a comunicação estudantes–escola em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir das informações públicas postadas, semanalmente, no site da instituição, de maneira a encontrar exemplos e modelos de como ocorreu o processo de comunicação da instituição escola com seus interlocutores estudantes, em meio ao cenário não planejado. Foi possível verificar que o layout utilizado para a apresentação das atividades remotas semanais por série e disciplina favoreceu o entendimento do que deveria ser realizado e encaminhado por parte dos estudantes. Outros formatos, para além das atividades em PDF, também foram encontrados, como as atividades via plataforma Google Sala de Aula. Considera-se, portanto, em se tratando de um momento excepcional pelo qual a educação como um todo não estava preparada para vivenciar, o modelo adotado pela instituição estudada apresentou significativos acertos que impulsionaram os processos de comunicação da escola com seus estudantes. Palavras-chave: Escola. Estudantes. Comunicação. Educação. COVID-19. ABSTRACT The arrival of the COVID-19 pandemic changed, very quickly, various forms of life in contemporary society, among them, the teaching and learning processes in schools had to be reconsidered in an emergency way. This work had as main objective to analyze the organization and systematization of the activities of the remote studies presented on the website of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as a way to understand how students-school communication took place in the midst of the COVID pandemic -19. To this end, a case study was conducted based on public information posted weekly on the institution's website, in order to find examples and models of how the school institution's communication process with its student interlocutors occurred, in the midst of the planned. It was possible to verify that the layout used for the presentation of weekly remote activities by series and discipline favored the understanding of what should be done and forwarded by the students. Other formats, in addition to PDF activities, were also found, such as activities via the Google Classroom platform. Therefore, considering that this is an exceptional moment for which education as a whole was not prepared to experience, the model adopted by the institution studied showed significant successes that boosted the school's communication processes with its students. Keywords: School. Students. Comunication. Education. COVID-19.
id FSA-3_847f3905aa4f5b442664cb0fc4ae33f9
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2197
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 PandemicEducação; Escola; EnsinoA chegada da pandemia da COVID-19 mudou, muito rapidamente, várias formas de vida da sociedade contemporânea, entre essas, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas tiveram de ser repensados de maneira emergencial. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a organização e sistematização das atividades dos estudos remotos apresentados no site do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como forma de entender como se deu a comunicação estudantes–escola em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir das informações públicas postadas, semanalmente, no site da instituição, de maneira a encontrar exemplos e modelos de como ocorreu o processo de comunicação da instituição escola com seus interlocutores estudantes, em meio ao cenário não planejado. Foi possível verificar que o layout utilizado para a apresentação das atividades remotas semanais por série e disciplina favoreceu o entendimento do que deveria ser realizado e encaminhado por parte dos estudantes. Outros formatos, para além das atividades em PDF, também foram encontrados, como as atividades via plataforma Google Sala de Aula. Considera-se, portanto, em se tratando de um momento excepcional pelo qual a educação como um todo não estava preparada para vivenciar, o modelo adotado pela instituição estudada apresentou significativos acertos que impulsionaram os processos de comunicação da escola com seus estudantes. Palavras-chave: Escola. Estudantes. Comunicação. Educação. COVID-19. ABSTRACT The arrival of the COVID-19 pandemic changed, very quickly, various forms of life in contemporary society, among them, the teaching and learning processes in schools had to be reconsidered in an emergency way. This work had as main objective to analyze the organization and systematization of the activities of the remote studies presented on the website of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as a way to understand how students-school communication took place in the midst of the COVID pandemic -19. To this end, a case study was conducted based on public information posted weekly on the institution's website, in order to find examples and models of how the school institution's communication process with its student interlocutors occurred, in the midst of the planned. It was possible to verify that the layout used for the presentation of weekly remote activities by series and discipline favored the understanding of what should be done and forwarded by the students. Other formats, in addition to PDF activities, were also found, such as activities via the Google Classroom platform. Therefore, considering that this is an exceptional moment for which education as a whole was not prepared to experience, the model adopted by the institution studied showed significant successes that boosted the school's communication processes with its students. Keywords: School. Students. Comunication. Education. COVID-19.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/219710.12819/2020.17.12.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 200-214Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 200-2142317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492583http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492584http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492585http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2197/1517http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2197/1518Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-08T15:37:04Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2197Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-01-08T15:37:04Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic
title Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic
spellingShingle Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Educação; Escola; Ensino
title_short Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic
title_full Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic
title_fullStr Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic
title_full_unstemmed Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic
title_sort Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic
author Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author_facet Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Escola; Ensino
topic Educação; Escola; Ensino
description A chegada da pandemia da COVID-19 mudou, muito rapidamente, várias formas de vida da sociedade contemporânea, entre essas, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas tiveram de ser repensados de maneira emergencial. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a organização e sistematização das atividades dos estudos remotos apresentados no site do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como forma de entender como se deu a comunicação estudantes–escola em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir das informações públicas postadas, semanalmente, no site da instituição, de maneira a encontrar exemplos e modelos de como ocorreu o processo de comunicação da instituição escola com seus interlocutores estudantes, em meio ao cenário não planejado. Foi possível verificar que o layout utilizado para a apresentação das atividades remotas semanais por série e disciplina favoreceu o entendimento do que deveria ser realizado e encaminhado por parte dos estudantes. Outros formatos, para além das atividades em PDF, também foram encontrados, como as atividades via plataforma Google Sala de Aula. Considera-se, portanto, em se tratando de um momento excepcional pelo qual a educação como um todo não estava preparada para vivenciar, o modelo adotado pela instituição estudada apresentou significativos acertos que impulsionaram os processos de comunicação da escola com seus estudantes. Palavras-chave: Escola. Estudantes. Comunicação. Educação. COVID-19. ABSTRACT The arrival of the COVID-19 pandemic changed, very quickly, various forms of life in contemporary society, among them, the teaching and learning processes in schools had to be reconsidered in an emergency way. This work had as main objective to analyze the organization and systematization of the activities of the remote studies presented on the website of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as a way to understand how students-school communication took place in the midst of the COVID pandemic -19. To this end, a case study was conducted based on public information posted weekly on the institution's website, in order to find examples and models of how the school institution's communication process with its student interlocutors occurred, in the midst of the planned. It was possible to verify that the layout used for the presentation of weekly remote activities by series and discipline favored the understanding of what should be done and forwarded by the students. Other formats, in addition to PDF activities, were also found, such as activities via the Google Classroom platform. Therefore, considering that this is an exceptional moment for which education as a whole was not prepared to experience, the model adopted by the institution studied showed significant successes that boosted the school's communication processes with its students. Keywords: School. Students. Comunication. Education. COVID-19.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197
10.12819/2020.17.12.10
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.12.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492583
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492584
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492585
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2197/1517
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2197/1518
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 200-214
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 200-214
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907229921280