Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197 |
Resumo: | A chegada da pandemia da COVID-19 mudou, muito rapidamente, várias formas de vida da sociedade contemporânea, entre essas, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas tiveram de ser repensados de maneira emergencial. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a organização e sistematização das atividades dos estudos remotos apresentados no site do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como forma de entender como se deu a comunicação estudantes–escola em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir das informações públicas postadas, semanalmente, no site da instituição, de maneira a encontrar exemplos e modelos de como ocorreu o processo de comunicação da instituição escola com seus interlocutores estudantes, em meio ao cenário não planejado. Foi possível verificar que o layout utilizado para a apresentação das atividades remotas semanais por série e disciplina favoreceu o entendimento do que deveria ser realizado e encaminhado por parte dos estudantes. Outros formatos, para além das atividades em PDF, também foram encontrados, como as atividades via plataforma Google Sala de Aula. Considera-se, portanto, em se tratando de um momento excepcional pelo qual a educação como um todo não estava preparada para vivenciar, o modelo adotado pela instituição estudada apresentou significativos acertos que impulsionaram os processos de comunicação da escola com seus estudantes. Palavras-chave: Escola. Estudantes. Comunicação. Educação. COVID-19. ABSTRACT The arrival of the COVID-19 pandemic changed, very quickly, various forms of life in contemporary society, among them, the teaching and learning processes in schools had to be reconsidered in an emergency way. This work had as main objective to analyze the organization and systematization of the activities of the remote studies presented on the website of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as a way to understand how students-school communication took place in the midst of the COVID pandemic -19. To this end, a case study was conducted based on public information posted weekly on the institution's website, in order to find examples and models of how the school institution's communication process with its student interlocutors occurred, in the midst of the planned. It was possible to verify that the layout used for the presentation of weekly remote activities by series and discipline favored the understanding of what should be done and forwarded by the students. Other formats, in addition to PDF activities, were also found, such as activities via the Google Classroom platform. Therefore, considering that this is an exceptional moment for which education as a whole was not prepared to experience, the model adopted by the institution studied showed significant successes that boosted the school's communication processes with its students. Keywords: School. Students. Comunication. Education. COVID-19. |
id |
FSA-3_847f3905aa4f5b442664cb0fc4ae33f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2197 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 PandemicEducação; Escola; EnsinoA chegada da pandemia da COVID-19 mudou, muito rapidamente, várias formas de vida da sociedade contemporânea, entre essas, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas tiveram de ser repensados de maneira emergencial. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a organização e sistematização das atividades dos estudos remotos apresentados no site do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como forma de entender como se deu a comunicação estudantes–escola em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir das informações públicas postadas, semanalmente, no site da instituição, de maneira a encontrar exemplos e modelos de como ocorreu o processo de comunicação da instituição escola com seus interlocutores estudantes, em meio ao cenário não planejado. Foi possível verificar que o layout utilizado para a apresentação das atividades remotas semanais por série e disciplina favoreceu o entendimento do que deveria ser realizado e encaminhado por parte dos estudantes. Outros formatos, para além das atividades em PDF, também foram encontrados, como as atividades via plataforma Google Sala de Aula. Considera-se, portanto, em se tratando de um momento excepcional pelo qual a educação como um todo não estava preparada para vivenciar, o modelo adotado pela instituição estudada apresentou significativos acertos que impulsionaram os processos de comunicação da escola com seus estudantes. Palavras-chave: Escola. Estudantes. Comunicação. Educação. COVID-19. ABSTRACT The arrival of the COVID-19 pandemic changed, very quickly, various forms of life in contemporary society, among them, the teaching and learning processes in schools had to be reconsidered in an emergency way. This work had as main objective to analyze the organization and systematization of the activities of the remote studies presented on the website of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as a way to understand how students-school communication took place in the midst of the COVID pandemic -19. To this end, a case study was conducted based on public information posted weekly on the institution's website, in order to find examples and models of how the school institution's communication process with its student interlocutors occurred, in the midst of the planned. It was possible to verify that the layout used for the presentation of weekly remote activities by series and discipline favored the understanding of what should be done and forwarded by the students. Other formats, in addition to PDF activities, were also found, such as activities via the Google Classroom platform. Therefore, considering that this is an exceptional moment for which education as a whole was not prepared to experience, the model adopted by the institution studied showed significant successes that boosted the school's communication processes with its students. Keywords: School. Students. Comunication. Education. COVID-19.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/219710.12819/2020.17.12.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 200-214Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 200-2142317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492583http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492584http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492585http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2197/1517http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2197/1518Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-08T15:37:04Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2197Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-01-08T15:37:04Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic |
title |
Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic |
spellingShingle |
Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul Educação; Escola; Ensino |
title_short |
Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic |
title_full |
Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic |
title_fullStr |
Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic |
title_sort |
Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic |
author |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author_facet |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Escola; Ensino |
topic |
Educação; Escola; Ensino |
description |
A chegada da pandemia da COVID-19 mudou, muito rapidamente, várias formas de vida da sociedade contemporânea, entre essas, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas tiveram de ser repensados de maneira emergencial. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a organização e sistematização das atividades dos estudos remotos apresentados no site do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como forma de entender como se deu a comunicação estudantes–escola em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir das informações públicas postadas, semanalmente, no site da instituição, de maneira a encontrar exemplos e modelos de como ocorreu o processo de comunicação da instituição escola com seus interlocutores estudantes, em meio ao cenário não planejado. Foi possível verificar que o layout utilizado para a apresentação das atividades remotas semanais por série e disciplina favoreceu o entendimento do que deveria ser realizado e encaminhado por parte dos estudantes. Outros formatos, para além das atividades em PDF, também foram encontrados, como as atividades via plataforma Google Sala de Aula. Considera-se, portanto, em se tratando de um momento excepcional pelo qual a educação como um todo não estava preparada para vivenciar, o modelo adotado pela instituição estudada apresentou significativos acertos que impulsionaram os processos de comunicação da escola com seus estudantes. Palavras-chave: Escola. Estudantes. Comunicação. Educação. COVID-19. ABSTRACT The arrival of the COVID-19 pandemic changed, very quickly, various forms of life in contemporary society, among them, the teaching and learning processes in schools had to be reconsidered in an emergency way. This work had as main objective to analyze the organization and systematization of the activities of the remote studies presented on the website of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as a way to understand how students-school communication took place in the midst of the COVID pandemic -19. To this end, a case study was conducted based on public information posted weekly on the institution's website, in order to find examples and models of how the school institution's communication process with its student interlocutors occurred, in the midst of the planned. It was possible to verify that the layout used for the presentation of weekly remote activities by series and discipline favored the understanding of what should be done and forwarded by the students. Other formats, in addition to PDF activities, were also found, such as activities via the Google Classroom platform. Therefore, considering that this is an exceptional moment for which education as a whole was not prepared to experience, the model adopted by the institution studied showed significant successes that boosted the school's communication processes with its students. Keywords: School. Students. Comunication. Education. COVID-19. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197 10.12819/2020.17.12.10 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.12.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492583 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492584 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2197/491492585 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2197/1517 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2197/1518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 200-214 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 200-214 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907229921280 |