A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413 |
Resumo: | A educação superior no Brasil, nas duas últimas décadas,passou por transformações significantes no contexto relaçãoprofessor e aluno. A coerção e a impressão de autoridade totalitáriaperde espaço para ambientes democratizados e participativos.Esta conjuntura exige inovadoras formas de estruturar a autoridadeem sala de aula. Portanto, o objetivo deste estudo é compreendera relação entre a autoridade do professor e a nova postura doaluno em sala de aula. Para o desenvolvimento deste trabalhobuscouse suporte teórico em autores que versam sobre a funçãodo professor frente às transformações no ensino superior nacontemporaneidade, representados principalmente por Almeida(1999) e Filouzis (2004). Tratase de uma pesquisa qualitativa,que tem por objeto de estudo os alunos do bacharelado emAdministração da Faculdade Santo Agostinho FSA, sobre aconstrução da autoridade do Professor na atualidade. Realizouse uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário abertoa uma amostra de 35 alunos. Considerase que os discentespercebem o professor de modo distinto, valorizando sua capacidadede flexibilização, suporte técnico e didática. O discente sai de umaconjuntura passiva e adota papel crítico, agregando ao espaço dasala de aula uma participação diferenciada da ortodoxiaeducacional, até então vigente. O professor, nesta novaperspectiva, deve buscar criar uma autoridade que concilie uma postura adequada ao seu papel, como também aosnovos valores que se incorporam ao novo ambiente, oque ainda não está acontecendo. |
id |
FSA-3_89e4af8eea315c553b1efb8291102bec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/413 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good TeacherA educação superior no Brasil, nas duas últimas décadas,passou por transformações significantes no contexto relaçãoprofessor e aluno. A coerção e a impressão de autoridade totalitáriaperde espaço para ambientes democratizados e participativos.Esta conjuntura exige inovadoras formas de estruturar a autoridadeem sala de aula. Portanto, o objetivo deste estudo é compreendera relação entre a autoridade do professor e a nova postura doaluno em sala de aula. Para o desenvolvimento deste trabalhobuscouse suporte teórico em autores que versam sobre a funçãodo professor frente às transformações no ensino superior nacontemporaneidade, representados principalmente por Almeida(1999) e Filouzis (2004). Tratase de uma pesquisa qualitativa,que tem por objeto de estudo os alunos do bacharelado emAdministração da Faculdade Santo Agostinho FSA, sobre aconstrução da autoridade do Professor na atualidade. Realizouse uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário abertoa uma amostra de 35 alunos. Considerase que os discentespercebem o professor de modo distinto, valorizando sua capacidadede flexibilização, suporte técnico e didática. O discente sai de umaconjuntura passiva e adota papel crítico, agregando ao espaço dasala de aula uma participação diferenciada da ortodoxiaeducacional, até então vigente. O professor, nesta novaperspectiva, deve buscar criar uma autoridade que concilie uma postura adequada ao seu papel, como também aosnovos valores que se incorporam ao novo ambiente, oque ainda não está acontecendo.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 20072317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413/211Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T20:09:52Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/413Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T20:09:52Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher |
title |
A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher |
spellingShingle |
A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho |
title_short |
A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher |
title_full |
A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher |
title_fullStr |
A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher |
title_full_unstemmed |
A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher |
title_sort |
A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher |
author |
Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A educação superior no Brasil, nas duas últimas décadas,passou por transformações significantes no contexto relaçãoprofessor e aluno. A coerção e a impressão de autoridade totalitáriaperde espaço para ambientes democratizados e participativos.Esta conjuntura exige inovadoras formas de estruturar a autoridadeem sala de aula. Portanto, o objetivo deste estudo é compreendera relação entre a autoridade do professor e a nova postura doaluno em sala de aula. Para o desenvolvimento deste trabalhobuscouse suporte teórico em autores que versam sobre a funçãodo professor frente às transformações no ensino superior nacontemporaneidade, representados principalmente por Almeida(1999) e Filouzis (2004). Tratase de uma pesquisa qualitativa,que tem por objeto de estudo os alunos do bacharelado emAdministração da Faculdade Santo Agostinho FSA, sobre aconstrução da autoridade do Professor na atualidade. Realizouse uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário abertoa uma amostra de 35 alunos. Considerase que os discentespercebem o professor de modo distinto, valorizando sua capacidadede flexibilização, suporte técnico e didática. O discente sai de umaconjuntura passiva e adota papel crítico, agregando ao espaço dasala de aula uma participação diferenciada da ortodoxiaeducacional, até então vigente. O professor, nesta novaperspectiva, deve buscar criar uma autoridade que concilie uma postura adequada ao seu papel, como também aosnovos valores que se incorporam ao novo ambiente, oque ainda não está acontecendo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413/211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944912281960448 |