A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor” / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413
Resumo: A educação superior no Brasil, nas duas últimas décadas,passou por transformações significantes no contexto relaçãoprofessor e aluno.  A coerção  e a impressão de autoridade totalitáriaperde espaço para ambientes democratizados e participativos.Esta conjuntura exige inovadoras formas de estruturar a autoridadeem sala de aula. Portanto, o objetivo deste estudo é compreendera  relação entre a autoridade do professor e a nova postura doaluno em sala de aula. Para o desenvolvimento deste trabalhobuscou­se suporte teórico em autores que versam sobre a funçãodo professor frente às transformações no ensino superior nacontemporaneidade, representados principalmente por Almeida(1999) e Filouzis (2004). Trata­se de uma pesquisa qualitativa,que  tem por objeto de estudo os alunos do bacharelado emAdministração da Faculdade Santo Agostinho ­ FSA, sobre aconstrução da autoridade do Professor na atualidade. Realizou­se uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário abertoa uma amostra de 35 alunos. Considera­se que os discentespercebem o professor de modo distinto, valorizando sua capacidadede flexibilização, suporte técnico e didática. O discente sai de umaconjuntura passiva e adota papel crítico, agregando ao espaço dasala  de  aula  uma  participação  diferenciada  da  ortodoxiaeducacional,  até  então  vigente. O  professor,  nesta  novaperspectiva, deve buscar criar uma autoridade que concilie uma postura adequada ao seu papel, como também aosnovos  valores que se incorporam ao novo ambiente, oque ainda não está acontecendo.
id FSA-3_89e4af8eea315c553b1efb8291102bec
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/413
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor” / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good TeacherA educação superior no Brasil, nas duas últimas décadas,passou por transformações significantes no contexto relaçãoprofessor e aluno.  A coerção  e a impressão de autoridade totalitáriaperde espaço para ambientes democratizados e participativos.Esta conjuntura exige inovadoras formas de estruturar a autoridadeem sala de aula. Portanto, o objetivo deste estudo é compreendera  relação entre a autoridade do professor e a nova postura doaluno em sala de aula. Para o desenvolvimento deste trabalhobuscou­se suporte teórico em autores que versam sobre a funçãodo professor frente às transformações no ensino superior nacontemporaneidade, representados principalmente por Almeida(1999) e Filouzis (2004). Trata­se de uma pesquisa qualitativa,que  tem por objeto de estudo os alunos do bacharelado emAdministração da Faculdade Santo Agostinho ­ FSA, sobre aconstrução da autoridade do Professor na atualidade. Realizou­se uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário abertoa uma amostra de 35 alunos. Considera­se que os discentespercebem o professor de modo distinto, valorizando sua capacidadede flexibilização, suporte técnico e didática. O discente sai de umaconjuntura passiva e adota papel crítico, agregando ao espaço dasala  de  aula  uma  participação  diferenciada  da  ortodoxiaeducacional,  até  então  vigente. O  professor,  nesta  novaperspectiva, deve buscar criar uma autoridade que concilie uma postura adequada ao seu papel, como também aosnovos  valores que se incorporam ao novo ambiente, oque ainda não está acontecendo.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 20072317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413/211Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T20:09:52Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/413Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T20:09:52Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor” / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher
title A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor” / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher
spellingShingle A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor” / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher
Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho
title_short A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor” / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher
title_full A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor” / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher
title_fullStr A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor” / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher
title_full_unstemmed A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor” / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher
title_sort A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor” / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher
author Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortaleza, Isidro José; Faculdade Santo Agostinho
dc.subject.none.fl_str_mv
description A educação superior no Brasil, nas duas últimas décadas,passou por transformações significantes no contexto relaçãoprofessor e aluno.  A coerção  e a impressão de autoridade totalitáriaperde espaço para ambientes democratizados e participativos.Esta conjuntura exige inovadoras formas de estruturar a autoridadeem sala de aula. Portanto, o objetivo deste estudo é compreendera  relação entre a autoridade do professor e a nova postura doaluno em sala de aula. Para o desenvolvimento deste trabalhobuscou­se suporte teórico em autores que versam sobre a funçãodo professor frente às transformações no ensino superior nacontemporaneidade, representados principalmente por Almeida(1999) e Filouzis (2004). Trata­se de uma pesquisa qualitativa,que  tem por objeto de estudo os alunos do bacharelado emAdministração da Faculdade Santo Agostinho ­ FSA, sobre aconstrução da autoridade do Professor na atualidade. Realizou­se uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário abertoa uma amostra de 35 alunos. Considera­se que os discentespercebem o professor de modo distinto, valorizando sua capacidadede flexibilização, suporte técnico e didática. O discente sai de umaconjuntura passiva e adota papel crítico, agregando ao espaço dasala  de  aula  uma  participação  diferenciada  da  ortodoxiaeducacional,  até  então  vigente. O  professor,  nesta  novaperspectiva, deve buscar criar uma autoridade que concilie uma postura adequada ao seu papel, como também aosnovos  valores que se incorporam ao novo ambiente, oque ainda não está acontecendo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/413/211
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.4, n.1, jan./dez. 2007
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944912281960448