Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408
Resumo: O trabalho objetiva analisar gradescurriculares de formação em nível de mestradodas áreas de Enfermagem e Nutrição ofertadasem Instituições de Ensino Superior, refletindosobre a importância dos aportes teóricos depedagogia na identidade do ser professor equalidade do processo ensino-aprendizagem.A metodologia desta pesquisa baseia-se naanálise documental de grades curriculares deProgramas de Mestrados ofertados na área desaúde em Instituições de Ensino Superior deTeresina/PI, no período de outubro a dezembrode 2009, com regulamentação no Ministério daEducação e reconhecimento na Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no intuito de detectar a ofertade disciplinas pedagógicas. Ao analisar a gradecurricular dos Programas de Mestrado da áreade saúde, exceto o programa da área deEnfermagem, observa-se a preocupaçãomeramente de qualificação profissional eaprofundamento de conhecimento ou técnicasde pesquisa científica, e não de subsídios daprimeira etapa de um mestrado que seria aformação de um docente de ensino superior.Assim, conclui-se que os resultadosapresentados refletem sobre a falta de lugarpróprio para a formação pedagógica do docentenos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, emparticular. O espaço privilegiado para a pesquisae para o aprofundamento dos saberesespecíficos do campo da saúde é levado emconsideração nas grades curriculares emdetrimento da consolidação dos saberes daprática educativa.
id FSA-3_b87937a95b219a792fffadf94fb284d2
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/408
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher EducationO trabalho objetiva analisar gradescurriculares de formação em nível de mestradodas áreas de Enfermagem e Nutrição ofertadasem Instituições de Ensino Superior, refletindosobre a importância dos aportes teóricos depedagogia na identidade do ser professor equalidade do processo ensino-aprendizagem.A metodologia desta pesquisa baseia-se naanálise documental de grades curriculares deProgramas de Mestrados ofertados na área desaúde em Instituições de Ensino Superior deTeresina/PI, no período de outubro a dezembrode 2009, com regulamentação no Ministério daEducação e reconhecimento na Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no intuito de detectar a ofertade disciplinas pedagógicas. Ao analisar a gradecurricular dos Programas de Mestrado da áreade saúde, exceto o programa da área deEnfermagem, observa-se a preocupaçãomeramente de qualificação profissional eaprofundamento de conhecimento ou técnicasde pesquisa científica, e não de subsídios daprimeira etapa de um mestrado que seria aformação de um docente de ensino superior.Assim, conclui-se que os resultadosapresentados refletem sobre a falta de lugarpróprio para a formação pedagógica do docentenos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, emparticular. O espaço privilegiado para a pesquisae para o aprofundamento dos saberesespecíficos do campo da saúde é levado emconsideração nas grades curriculares emdetrimento da consolidação dos saberes daprática educativa.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 2010Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 20102317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408/192Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-09T13:08:23Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/408Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-09T13:08:23Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education
title Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education
spellingShingle Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education
Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho
title_short Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education
title_full Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education
title_fullStr Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education
title_full_unstemmed Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education
title_sort Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education
author Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho
dc.subject.none.fl_str_mv
description O trabalho objetiva analisar gradescurriculares de formação em nível de mestradodas áreas de Enfermagem e Nutrição ofertadasem Instituições de Ensino Superior, refletindosobre a importância dos aportes teóricos depedagogia na identidade do ser professor equalidade do processo ensino-aprendizagem.A metodologia desta pesquisa baseia-se naanálise documental de grades curriculares deProgramas de Mestrados ofertados na área desaúde em Instituições de Ensino Superior deTeresina/PI, no período de outubro a dezembrode 2009, com regulamentação no Ministério daEducação e reconhecimento na Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no intuito de detectar a ofertade disciplinas pedagógicas. Ao analisar a gradecurricular dos Programas de Mestrado da áreade saúde, exceto o programa da área deEnfermagem, observa-se a preocupaçãomeramente de qualificação profissional eaprofundamento de conhecimento ou técnicasde pesquisa científica, e não de subsídios daprimeira etapa de um mestrado que seria aformação de um docente de ensino superior.Assim, conclui-se que os resultadosapresentados refletem sobre a falta de lugarpróprio para a formação pedagógica do docentenos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, emparticular. O espaço privilegiado para a pesquisae para o aprofundamento dos saberesespecíficos do campo da saúde é levado emconsideração nas grades curriculares emdetrimento da consolidação dos saberes daprática educativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408/192
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 2010
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 2010
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910151254016