Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408 |
Resumo: | O trabalho objetiva analisar gradescurriculares de formação em nível de mestradodas áreas de Enfermagem e Nutrição ofertadasem Instituições de Ensino Superior, refletindosobre a importância dos aportes teóricos depedagogia na identidade do ser professor equalidade do processo ensino-aprendizagem.A metodologia desta pesquisa baseia-se naanálise documental de grades curriculares deProgramas de Mestrados ofertados na área desaúde em Instituições de Ensino Superior deTeresina/PI, no período de outubro a dezembrode 2009, com regulamentação no Ministério daEducação e reconhecimento na Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no intuito de detectar a ofertade disciplinas pedagógicas. Ao analisar a gradecurricular dos Programas de Mestrado da áreade saúde, exceto o programa da área deEnfermagem, observa-se a preocupaçãomeramente de qualificação profissional eaprofundamento de conhecimento ou técnicasde pesquisa científica, e não de subsídios daprimeira etapa de um mestrado que seria aformação de um docente de ensino superior.Assim, conclui-se que os resultadosapresentados refletem sobre a falta de lugarpróprio para a formação pedagógica do docentenos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, emparticular. O espaço privilegiado para a pesquisae para o aprofundamento dos saberesespecíficos do campo da saúde é levado emconsideração nas grades curriculares emdetrimento da consolidação dos saberes daprática educativa. |
id |
FSA-3_b87937a95b219a792fffadf94fb284d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/408 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher EducationO trabalho objetiva analisar gradescurriculares de formação em nível de mestradodas áreas de Enfermagem e Nutrição ofertadasem Instituições de Ensino Superior, refletindosobre a importância dos aportes teóricos depedagogia na identidade do ser professor equalidade do processo ensino-aprendizagem.A metodologia desta pesquisa baseia-se naanálise documental de grades curriculares deProgramas de Mestrados ofertados na área desaúde em Instituições de Ensino Superior deTeresina/PI, no período de outubro a dezembrode 2009, com regulamentação no Ministério daEducação e reconhecimento na Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no intuito de detectar a ofertade disciplinas pedagógicas. Ao analisar a gradecurricular dos Programas de Mestrado da áreade saúde, exceto o programa da área deEnfermagem, observa-se a preocupaçãomeramente de qualificação profissional eaprofundamento de conhecimento ou técnicasde pesquisa científica, e não de subsídios daprimeira etapa de um mestrado que seria aformação de um docente de ensino superior.Assim, conclui-se que os resultadosapresentados refletem sobre a falta de lugarpróprio para a formação pedagógica do docentenos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, emparticular. O espaço privilegiado para a pesquisae para o aprofundamento dos saberesespecíficos do campo da saúde é levado emconsideração nas grades curriculares emdetrimento da consolidação dos saberes daprática educativa.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 2010Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 20102317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408/192Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-09T13:08:23Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/408Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-09T13:08:23Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education |
title |
Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education |
spellingShingle |
Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho |
title_short |
Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education |
title_full |
Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education |
title_fullStr |
Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education |
title_full_unstemmed |
Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education |
title_sort |
Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education |
author |
Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Celma de Oliveira; Faculdade Santo Agostinho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O trabalho objetiva analisar gradescurriculares de formação em nível de mestradodas áreas de Enfermagem e Nutrição ofertadasem Instituições de Ensino Superior, refletindosobre a importância dos aportes teóricos depedagogia na identidade do ser professor equalidade do processo ensino-aprendizagem.A metodologia desta pesquisa baseia-se naanálise documental de grades curriculares deProgramas de Mestrados ofertados na área desaúde em Instituições de Ensino Superior deTeresina/PI, no período de outubro a dezembrode 2009, com regulamentação no Ministério daEducação e reconhecimento na Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no intuito de detectar a ofertade disciplinas pedagógicas. Ao analisar a gradecurricular dos Programas de Mestrado da áreade saúde, exceto o programa da área deEnfermagem, observa-se a preocupaçãomeramente de qualificação profissional eaprofundamento de conhecimento ou técnicasde pesquisa científica, e não de subsídios daprimeira etapa de um mestrado que seria aformação de um docente de ensino superior.Assim, conclui-se que os resultadosapresentados refletem sobre a falta de lugarpróprio para a formação pedagógica do docentenos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, emparticular. O espaço privilegiado para a pesquisae para o aprofundamento dos saberesespecíficos do campo da saúde é levado emconsideração nas grades curriculares emdetrimento da consolidação dos saberes daprática educativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/408/192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 2010 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 2010 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910151254016 |