A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão Linguística Versus Pedagogia Visual / The Historical Cultural Representation of Sign Language: Oppression and Linguistic Repression Versus Visual Pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Gérison Kézio Fernandes; Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Agrello, Marisa Pascarelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1296
Resumo: Este artigo objetiva refletir acerca da opressão e repressão da língua de sinais e o sufocamento da cultura e das identidades surdas bem como a importância da pedagogia visual na educação de surdos. Evidenciamos, neste trabalho, os estudos imagéticos como fundamentais na educação de surdos, dado que sua língua, reconhecida pela Lei nº 10436/02, ressalta suas características viso-espaciais e, portanto, encontra-se na imagem uma forte aliada aos surdos. O texto que segue está organizado em três partes específicas, a saber: 1) História e Cultura Surda; 2) Opressão e Repressão linguística versus Pedagogia Visual e 3) Percepções sobre LIBRAS, Identidade, Cultura Surda e Pedagogia Visual. Baseando-se nos autores (CAMPELLO, 2007, 2008), STROBEL (2008) e PERLIN (1998, 2000), evidenciamos que os professores baseiam-se, ainda, nos estudos verbais para a formação de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos surdos. Torna-se urgente que a escola se abra para a Pedagogia Visual, pois Surdos possuem sua experiência visual e essa caracteriza a sua Cultura, sua Língua. Palavras-Chave: Libras. Surdez. Metodologia. Ensino. Aprendizagem. ABSTRACT This article aims to reflect on the oppression and repression of sign language and the suffocation of culture and deaf identities as well as the importance of visual pedagogy in the education of the deaf. In this work, we have shown that imagery studies are fundamental in the education of the deaf, since their language, recognized by Law 10436/02, emphasizes their visuospatial characteristics and, therefore, a strong alliance with the deaf is found in the image. The text that follows is organized in three specific parts, namely: 1) History and Culture Deaf; 2) Oppression and Linguistic Repression versus Visual Pedagogy; And 3) Perceptions on LIBRAS, Identity, Deaf Culture and Visual Pedagogy. Based on the authors (Campello, 2007, 2008), STROBEL (2008) and PERLIN (1998, 2000) show that teachers are also based on verbal studies for the development of skills and competences to be developed by the deaf. It becomes urgent for the school to open up to Visual Pedagogy, since the Deaf have their visual experience and this characterizes their Culture, their Language. Keywords: Libras. Deafness. Methodologies. Teaching. learning.
id FSA-3_928c6e4cad06a847e89fe93820b72b17
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1296
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão Linguística Versus Pedagogia Visual / The Historical Cultural Representation of Sign Language: Oppression and Linguistic Repression Versus Visual PedagogyLetras; Libras e SurdezEste artigo objetiva refletir acerca da opressão e repressão da língua de sinais e o sufocamento da cultura e das identidades surdas bem como a importância da pedagogia visual na educação de surdos. Evidenciamos, neste trabalho, os estudos imagéticos como fundamentais na educação de surdos, dado que sua língua, reconhecida pela Lei nº 10436/02, ressalta suas características viso-espaciais e, portanto, encontra-se na imagem uma forte aliada aos surdos. O texto que segue está organizado em três partes específicas, a saber: 1) História e Cultura Surda; 2) Opressão e Repressão linguística versus Pedagogia Visual e 3) Percepções sobre LIBRAS, Identidade, Cultura Surda e Pedagogia Visual. Baseando-se nos autores (CAMPELLO, 2007, 2008), STROBEL (2008) e PERLIN (1998, 2000), evidenciamos que os professores baseiam-se, ainda, nos estudos verbais para a formação de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos surdos. Torna-se urgente que a escola se abra para a Pedagogia Visual, pois Surdos possuem sua experiência visual e essa caracteriza a sua Cultura, sua Língua. Palavras-Chave: Libras. Surdez. Metodologia. Ensino. Aprendizagem. ABSTRACT This article aims to reflect on the oppression and repression of sign language and the suffocation of culture and deaf identities as well as the importance of visual pedagogy in the education of the deaf. In this work, we have shown that imagery studies are fundamental in the education of the deaf, since their language, recognized by Law 10436/02, emphasizes their visuospatial characteristics and, therefore, a strong alliance with the deaf is found in the image. The text that follows is organized in three specific parts, namely: 1) History and Culture Deaf; 2) Oppression and Linguistic Repression versus Visual Pedagogy; And 3) Perceptions on LIBRAS, Identity, Deaf Culture and Visual Pedagogy. Based on the authors (Campello, 2007, 2008), STROBEL (2008) and PERLIN (1998, 2000) show that teachers are also based on verbal studies for the development of skills and competences to be developed by the deaf. It becomes urgent for the school to open up to Visual Pedagogy, since the Deaf have their visual experience and this characterizes their Culture, their Language. Keywords: Libras. Deafness. Methodologies. Teaching. learning.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Lopes, Gérison Kézio Fernandes; Universidade Federal do Maranhão (UFMA)Agrello, Marisa Pascarelli2017-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/129610.12819/2017.14.2.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 86-111Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 86-1112317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1296/1172http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1296/1173http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1296/1174http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1296/474Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-04T18:27:25Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1296Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-04-04T18:27:25Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão Linguística Versus Pedagogia Visual / The Historical Cultural Representation of Sign Language: Oppression and Linguistic Repression Versus Visual Pedagogy
title A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão Linguística Versus Pedagogia Visual / The Historical Cultural Representation of Sign Language: Oppression and Linguistic Repression Versus Visual Pedagogy
spellingShingle A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão Linguística Versus Pedagogia Visual / The Historical Cultural Representation of Sign Language: Oppression and Linguistic Repression Versus Visual Pedagogy
Lopes, Gérison Kézio Fernandes; Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Letras; Libras e Surdez
title_short A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão Linguística Versus Pedagogia Visual / The Historical Cultural Representation of Sign Language: Oppression and Linguistic Repression Versus Visual Pedagogy
title_full A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão Linguística Versus Pedagogia Visual / The Historical Cultural Representation of Sign Language: Oppression and Linguistic Repression Versus Visual Pedagogy
title_fullStr A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão Linguística Versus Pedagogia Visual / The Historical Cultural Representation of Sign Language: Oppression and Linguistic Repression Versus Visual Pedagogy
title_full_unstemmed A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão Linguística Versus Pedagogia Visual / The Historical Cultural Representation of Sign Language: Oppression and Linguistic Repression Versus Visual Pedagogy
title_sort A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão Linguística Versus Pedagogia Visual / The Historical Cultural Representation of Sign Language: Oppression and Linguistic Repression Versus Visual Pedagogy
author Lopes, Gérison Kézio Fernandes; Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
author_facet Lopes, Gérison Kézio Fernandes; Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Agrello, Marisa Pascarelli
author_role author
author2 Agrello, Marisa Pascarelli
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Gérison Kézio Fernandes; Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Agrello, Marisa Pascarelli
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Libras e Surdez
topic Letras; Libras e Surdez
description Este artigo objetiva refletir acerca da opressão e repressão da língua de sinais e o sufocamento da cultura e das identidades surdas bem como a importância da pedagogia visual na educação de surdos. Evidenciamos, neste trabalho, os estudos imagéticos como fundamentais na educação de surdos, dado que sua língua, reconhecida pela Lei nº 10436/02, ressalta suas características viso-espaciais e, portanto, encontra-se na imagem uma forte aliada aos surdos. O texto que segue está organizado em três partes específicas, a saber: 1) História e Cultura Surda; 2) Opressão e Repressão linguística versus Pedagogia Visual e 3) Percepções sobre LIBRAS, Identidade, Cultura Surda e Pedagogia Visual. Baseando-se nos autores (CAMPELLO, 2007, 2008), STROBEL (2008) e PERLIN (1998, 2000), evidenciamos que os professores baseiam-se, ainda, nos estudos verbais para a formação de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos surdos. Torna-se urgente que a escola se abra para a Pedagogia Visual, pois Surdos possuem sua experiência visual e essa caracteriza a sua Cultura, sua Língua. Palavras-Chave: Libras. Surdez. Metodologia. Ensino. Aprendizagem. ABSTRACT This article aims to reflect on the oppression and repression of sign language and the suffocation of culture and deaf identities as well as the importance of visual pedagogy in the education of the deaf. In this work, we have shown that imagery studies are fundamental in the education of the deaf, since their language, recognized by Law 10436/02, emphasizes their visuospatial characteristics and, therefore, a strong alliance with the deaf is found in the image. The text that follows is organized in three specific parts, namely: 1) History and Culture Deaf; 2) Oppression and Linguistic Repression versus Visual Pedagogy; And 3) Perceptions on LIBRAS, Identity, Deaf Culture and Visual Pedagogy. Based on the authors (Campello, 2007, 2008), STROBEL (2008) and PERLIN (1998, 2000) show that teachers are also based on verbal studies for the development of skills and competences to be developed by the deaf. It becomes urgent for the school to open up to Visual Pedagogy, since the Deaf have their visual experience and this characterizes their Culture, their Language. Keywords: Libras. Deafness. Methodologies. Teaching. learning.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1296
10.12819/2017.14.2.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1296
identifier_str_mv 10.12819/2017.14.2.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1296/1172
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1296/1173
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1296/1174
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1296/474
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 86-111
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 86-111
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944912142499840