O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Mahyara Paraquett; UFF - Universidade Federal Fluminense
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paula, Renata Céli Moreira da Silva; UFF - Universidade Federal Fluminense
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749
Resumo: O objetivo do presente estudo é investigar os impactos da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor. O foco do estudo foi nas cidades de Macaé e Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. Foram no total 15 entrevistas. Os resultados apontaram que, antes da pandemia, as compras presenciais eram feitas com bastante frequência, enquanto as compras online eram menos frequentes. Com a pandemia, houve mudanças no comportamento dos consumidores entrevistados. Muitos aumentaram o consumo hedônico e o consumo, que antes era presencial em sua maioria, passou a ser online ou por meio de delivery. Alguns critérios importantes na tomada de decisão de compra foram: preço, seguir as recomendações do Ministério da Saúde, qualidade do produto, frete grátis, avaliação por outros compradores e prazo de entrega. Notou-se uma vontade dos entrevistados de manter as compras em formato online mesmo após a pandemia, seja por questões de praticidade, seja pela disponibilidade de opções diversas e comparações de preços. Palavras-chave: Pandemia. Consumo. Comportamento do Consumidor. ABSTRACT The objective of the present study was to investigate the impacts of the Covid-19 pandemic on consumer behavior. The focus was in the cities of Macaé and Rio das Ostras, in the state of Rio de Janeiro. In-depth interviews were conducted guided by a semi-structured script. There were 15 interviews. The results showed that, before the pandemic, in-person purchases were made quite frequently, while online purchases were less frequent. Because of de pandemic, there were changes in consumer behavior. Many interviewees increased their hedonic consumption and consumption, which used to be mostly face-to-face, became online or through delivery. Some important criteria in making a purchase decision were: price, following the Ministry of Health’s recommendations, product quality, free shipping, other customers reviews, and delivery time. Most respondents intend to continue shopping online even after the pandemic, because of practicality or different options and price comparisons. Keywords: Pandemic. Consumption. Consumer Behavior.  
id FSA-3_9363bc6bc2727aae3853cf3ed1cd8c52
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2749
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer BehaviorAdministração; Marketing; Comportamento do ConsumidorO objetivo do presente estudo é investigar os impactos da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor. O foco do estudo foi nas cidades de Macaé e Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. Foram no total 15 entrevistas. Os resultados apontaram que, antes da pandemia, as compras presenciais eram feitas com bastante frequência, enquanto as compras online eram menos frequentes. Com a pandemia, houve mudanças no comportamento dos consumidores entrevistados. Muitos aumentaram o consumo hedônico e o consumo, que antes era presencial em sua maioria, passou a ser online ou por meio de delivery. Alguns critérios importantes na tomada de decisão de compra foram: preço, seguir as recomendações do Ministério da Saúde, qualidade do produto, frete grátis, avaliação por outros compradores e prazo de entrega. Notou-se uma vontade dos entrevistados de manter as compras em formato online mesmo após a pandemia, seja por questões de praticidade, seja pela disponibilidade de opções diversas e comparações de preços. Palavras-chave: Pandemia. Consumo. Comportamento do Consumidor. ABSTRACT The objective of the present study was to investigate the impacts of the Covid-19 pandemic on consumer behavior. The focus was in the cities of Macaé and Rio das Ostras, in the state of Rio de Janeiro. In-depth interviews were conducted guided by a semi-structured script. There were 15 interviews. The results showed that, before the pandemic, in-person purchases were made quite frequently, while online purchases were less frequent. Because of de pandemic, there were changes in consumer behavior. Many interviewees increased their hedonic consumption and consumption, which used to be mostly face-to-face, became online or through delivery. Some important criteria in making a purchase decision were: price, following the Ministry of Health’s recommendations, product quality, free shipping, other customers reviews, and delivery time. Most respondents intend to continue shopping online even after the pandemic, because of practicality or different options and price comparisons. Keywords: Pandemic. Consumption. Consumer Behavior.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)FaperjCoutinho, Mahyara Paraquett; UFF - Universidade Federal FluminensePaula, Renata Céli Moreira da Silva; UFF - Universidade Federal Fluminense2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/274910.12819/2023.20.8.1Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 3-19Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 3-192317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749/491493993http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749/491493994http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749/491493995http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2749/2201http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2749/2202Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-14T13:53:49Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2749Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-08-14T13:53:49Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior
title O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior
spellingShingle O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior
Coutinho, Mahyara Paraquett; UFF - Universidade Federal Fluminense
Administração; Marketing; Comportamento do Consumidor
title_short O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior
title_full O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior
title_fullStr O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior
title_full_unstemmed O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior
title_sort O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior
author Coutinho, Mahyara Paraquett; UFF - Universidade Federal Fluminense
author_facet Coutinho, Mahyara Paraquett; UFF - Universidade Federal Fluminense
Paula, Renata Céli Moreira da Silva; UFF - Universidade Federal Fluminense
author_role author
author2 Paula, Renata Céli Moreira da Silva; UFF - Universidade Federal Fluminense
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faperj
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Mahyara Paraquett; UFF - Universidade Federal Fluminense
Paula, Renata Céli Moreira da Silva; UFF - Universidade Federal Fluminense
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Marketing; Comportamento do Consumidor
topic Administração; Marketing; Comportamento do Consumidor
description O objetivo do presente estudo é investigar os impactos da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor. O foco do estudo foi nas cidades de Macaé e Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. Foram no total 15 entrevistas. Os resultados apontaram que, antes da pandemia, as compras presenciais eram feitas com bastante frequência, enquanto as compras online eram menos frequentes. Com a pandemia, houve mudanças no comportamento dos consumidores entrevistados. Muitos aumentaram o consumo hedônico e o consumo, que antes era presencial em sua maioria, passou a ser online ou por meio de delivery. Alguns critérios importantes na tomada de decisão de compra foram: preço, seguir as recomendações do Ministério da Saúde, qualidade do produto, frete grátis, avaliação por outros compradores e prazo de entrega. Notou-se uma vontade dos entrevistados de manter as compras em formato online mesmo após a pandemia, seja por questões de praticidade, seja pela disponibilidade de opções diversas e comparações de preços. Palavras-chave: Pandemia. Consumo. Comportamento do Consumidor. ABSTRACT The objective of the present study was to investigate the impacts of the Covid-19 pandemic on consumer behavior. The focus was in the cities of Macaé and Rio das Ostras, in the state of Rio de Janeiro. In-depth interviews were conducted guided by a semi-structured script. There were 15 interviews. The results showed that, before the pandemic, in-person purchases were made quite frequently, while online purchases were less frequent. Because of de pandemic, there were changes in consumer behavior. Many interviewees increased their hedonic consumption and consumption, which used to be mostly face-to-face, became online or through delivery. Some important criteria in making a purchase decision were: price, following the Ministry of Health’s recommendations, product quality, free shipping, other customers reviews, and delivery time. Most respondents intend to continue shopping online even after the pandemic, because of practicality or different options and price comparisons. Keywords: Pandemic. Consumption. Consumer Behavior.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749
10.12819/2023.20.8.1
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.8.1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749/491493993
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749/491493994
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749/491493995
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2749/2201
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2749/2202
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 3-19
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 3-19
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907696537600