O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é investigar os impactos da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor. O foco do estudo foi nas cidades de Macaé e Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. Foram no total 15 entrevistas. Os resultados apontaram que, antes da pandemia, as compras presenciais eram feitas com bastante frequência, enquanto as compras online eram menos frequentes. Com a pandemia, houve mudanças no comportamento dos consumidores entrevistados. Muitos aumentaram o consumo hedônico e o consumo, que antes era presencial em sua maioria, passou a ser online ou por meio de delivery. Alguns critérios importantes na tomada de decisão de compra foram: preço, seguir as recomendações do Ministério da Saúde, qualidade do produto, frete grátis, avaliação por outros compradores e prazo de entrega. Notou-se uma vontade dos entrevistados de manter as compras em formato online mesmo após a pandemia, seja por questões de praticidade, seja pela disponibilidade de opções diversas e comparações de preços. Palavras-chave: Pandemia. Consumo. Comportamento do Consumidor. ABSTRACT The objective of the present study was to investigate the impacts of the Covid-19 pandemic on consumer behavior. The focus was in the cities of Macaé and Rio das Ostras, in the state of Rio de Janeiro. In-depth interviews were conducted guided by a semi-structured script. There were 15 interviews. The results showed that, before the pandemic, in-person purchases were made quite frequently, while online purchases were less frequent. Because of de pandemic, there were changes in consumer behavior. Many interviewees increased their hedonic consumption and consumption, which used to be mostly face-to-face, became online or through delivery. Some important criteria in making a purchase decision were: price, following the Ministry of Health’s recommendations, product quality, free shipping, other customers reviews, and delivery time. Most respondents intend to continue shopping online even after the pandemic, because of practicality or different options and price comparisons. Keywords: Pandemic. Consumption. Consumer Behavior. |
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O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer BehaviorAdministração; Marketing; Comportamento do ConsumidorO objetivo do presente estudo é investigar os impactos da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor. O foco do estudo foi nas cidades de Macaé e Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. Foram no total 15 entrevistas. Os resultados apontaram que, antes da pandemia, as compras presenciais eram feitas com bastante frequência, enquanto as compras online eram menos frequentes. Com a pandemia, houve mudanças no comportamento dos consumidores entrevistados. Muitos aumentaram o consumo hedônico e o consumo, que antes era presencial em sua maioria, passou a ser online ou por meio de delivery. Alguns critérios importantes na tomada de decisão de compra foram: preço, seguir as recomendações do Ministério da Saúde, qualidade do produto, frete grátis, avaliação por outros compradores e prazo de entrega. Notou-se uma vontade dos entrevistados de manter as compras em formato online mesmo após a pandemia, seja por questões de praticidade, seja pela disponibilidade de opções diversas e comparações de preços. Palavras-chave: Pandemia. Consumo. Comportamento do Consumidor. ABSTRACT The objective of the present study was to investigate the impacts of the Covid-19 pandemic on consumer behavior. The focus was in the cities of Macaé and Rio das Ostras, in the state of Rio de Janeiro. In-depth interviews were conducted guided by a semi-structured script. There were 15 interviews. The results showed that, before the pandemic, in-person purchases were made quite frequently, while online purchases were less frequent. Because of de pandemic, there were changes in consumer behavior. Many interviewees increased their hedonic consumption and consumption, which used to be mostly face-to-face, became online or through delivery. Some important criteria in making a purchase decision were: price, following the Ministry of Health’s recommendations, product quality, free shipping, other customers reviews, and delivery time. Most respondents intend to continue shopping online even after the pandemic, because of practicality or different options and price comparisons. Keywords: Pandemic. Consumption. Consumer Behavior. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)FaperjCoutinho, Mahyara Paraquett; UFF - Universidade Federal FluminensePaula, Renata Céli Moreira da Silva; UFF - Universidade Federal Fluminense2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/274910.12819/2023.20.8.1Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 3-19Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 3-192317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749/491493993http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749/491493994http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2749/491493995http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2749/2201http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2749/2202Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-14T13:53:49Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2749Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-08-14T13:53:49Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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