O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mahyara Paraquett Coutinho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27907
Resumo: A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos impactos para sociedade. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar os impactos da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor. O foco do estudo foi nas cidades de Macaé e Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. O roteiro abordou temas sobre se a pandemia alterou o comportamento de consumo dos entrevistados, como ocorreu essa alteração, e se essas mudanças persistirão após a pandemia, ou se possuem planos e perspectivas de voltarem a consumir como antes. Foram no total 15 entrevistas. Os resultados apontaram que, antes da pandemia, as compras presencias eram feitas com bastante frequência, enquanto as compras online eram menos frequentes. Com a pandemia, houve mudanças no comportamento dos consumidores entrevistados. Muitos aumentaram o consumo hedônico (consumo em busca de prazer e felicidade) e o consumo, que antes era presencial em sua maioria, passou a ser online ou por meio de delivery. Alguns critérios importantes na tomada de decisão de compra foram: preço, seguir as recomendações do Ministério da Saúde, qualidade do produto, frete grátis, avaliação por outros compradores e prazo de entrega. Notou-se uma vontade dos entrevistados de manter as compras em formato online mesmo após a pandemia, seja por questões de praticidade ou pela disponibilidade de opções diversas e comparações de preços
id UFF-2_2c561631b4ed9f9012e15326198edf68
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27907
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das OstrasPandemiaConsumoComportamento do consumidorComportamento do consumidorConsumoPandemiaPandemicConsumptionConsumer behaviorA pandemia do novo coronavírus trouxe diversos impactos para sociedade. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar os impactos da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor. O foco do estudo foi nas cidades de Macaé e Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. O roteiro abordou temas sobre se a pandemia alterou o comportamento de consumo dos entrevistados, como ocorreu essa alteração, e se essas mudanças persistirão após a pandemia, ou se possuem planos e perspectivas de voltarem a consumir como antes. Foram no total 15 entrevistas. Os resultados apontaram que, antes da pandemia, as compras presencias eram feitas com bastante frequência, enquanto as compras online eram menos frequentes. Com a pandemia, houve mudanças no comportamento dos consumidores entrevistados. Muitos aumentaram o consumo hedônico (consumo em busca de prazer e felicidade) e o consumo, que antes era presencial em sua maioria, passou a ser online ou por meio de delivery. Alguns critérios importantes na tomada de decisão de compra foram: preço, seguir as recomendações do Ministério da Saúde, qualidade do produto, frete grátis, avaliação por outros compradores e prazo de entrega. Notou-se uma vontade dos entrevistados de manter as compras em formato online mesmo após a pandemia, seja por questões de praticidade ou pela disponibilidade de opções diversas e comparações de preçosThe new coronavírus pandemic has had several impacts on society. The objective of the presente study was to investigate the impacts of the Covid-19 pandemic on consumer behavior. The focus was in the cities of Macaé and Rio das Ostras, in the state of Rio de Janeiro. In-depth interviews were conducted guided by a semistructured script. The script adressed topics about wether the pandemic changed the consumption behavior, how this change occurred, and wether these changes will persist after the pandemic, or if they have plans to return to consumption as before. There were 15 interviews. The results showed that, before the pandemic, in-person purchases were made quite frequently, while online purchases were less frequent. Because of de pandemic, there were changes in consumer behavior. Many interviewees increased their hedonic consumption (consumption in search of pleasure and happiness) and consumption, which used to be mostly faceto-face, became online or through delivery. Some important criteria in making a purchase decision were: price, following the Ministry of Health’s recommendations, product quality, free shipping, other customers reviews, and delivery time. Most respondents intend to continue shopping online even after the pandemic, because of practicality or different options and price comparisons56Paula, Renata Céli Moreira da Silvalattes.cnpq.br/1059979897312592Cerchiaro, Isabel Ballousierlattes.cnpq.br/4706137345725086Silva, Fábio Nascimento Siqueira dalattes.cnpq.br/0307032456653783Souza, Mahyara Paraquett Coutinho2023-02-16T13:54:21Z2023-02-16T13:54:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Mahyara Paraquett Coutinho. O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27907CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-16T13:54:24Zoai:app.uff.br:1/27907Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-16T13:54:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras
title O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras
spellingShingle O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras
Souza, Mahyara Paraquett Coutinho
Pandemia
Consumo
Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor
Consumo
Pandemia
Pandemic
Consumption
Consumer behavior
title_short O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras
title_full O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras
title_fullStr O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras
title_full_unstemmed O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras
title_sort O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras
author Souza, Mahyara Paraquett Coutinho
author_facet Souza, Mahyara Paraquett Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Renata Céli Moreira da Silva
lattes.cnpq.br/1059979897312592
Cerchiaro, Isabel Ballousier
lattes.cnpq.br/4706137345725086
Silva, Fábio Nascimento Siqueira da
lattes.cnpq.br/0307032456653783
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mahyara Paraquett Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Consumo
Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor
Consumo
Pandemia
Pandemic
Consumption
Consumer behavior
topic Pandemia
Consumo
Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor
Consumo
Pandemia
Pandemic
Consumption
Consumer behavior
description A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos impactos para sociedade. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar os impactos da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor. O foco do estudo foi nas cidades de Macaé e Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. O roteiro abordou temas sobre se a pandemia alterou o comportamento de consumo dos entrevistados, como ocorreu essa alteração, e se essas mudanças persistirão após a pandemia, ou se possuem planos e perspectivas de voltarem a consumir como antes. Foram no total 15 entrevistas. Os resultados apontaram que, antes da pandemia, as compras presencias eram feitas com bastante frequência, enquanto as compras online eram menos frequentes. Com a pandemia, houve mudanças no comportamento dos consumidores entrevistados. Muitos aumentaram o consumo hedônico (consumo em busca de prazer e felicidade) e o consumo, que antes era presencial em sua maioria, passou a ser online ou por meio de delivery. Alguns critérios importantes na tomada de decisão de compra foram: preço, seguir as recomendações do Ministério da Saúde, qualidade do produto, frete grátis, avaliação por outros compradores e prazo de entrega. Notou-se uma vontade dos entrevistados de manter as compras em formato online mesmo após a pandemia, seja por questões de praticidade ou pela disponibilidade de opções diversas e comparações de preços
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-16T13:54:21Z
2023-02-16T13:54:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Mahyara Paraquett Coutinho. O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27907
identifier_str_mv SOUZA, Mahyara Paraquett Coutinho. O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor nas cidades de Macaé e Rio das Ostras. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838737292328960