As Fronteiras da Verdade em “O Navio Negreiro” / The Borders of the Truth in “The Slaver Ship”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amós Coêlho da; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Insituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Orientais Professor Associado (Doutor em Letras Clássicas - Língua e Literatura Latina)
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1643
Resumo: A “verdade” entre as lembranças que ocorreriam está para a poesia, assim como a documentação do que ocorreu está para a História. Entretanto, em ambas há fendas no discurso sobre seu objeto, ainda que na “verdade” se cunhe um fundamento filosófico no primeiro caso e, no segundo, que se assegure com documentação o que ocorreu e seus respectivos valores científicos. Focalizaremos como o olhar poético, ocasionalmente, discerne as fissuras que abalam a consistente configuração científica da histórica, com o levantamento de uma nova exegese, em perspectiva comparada do poema “Tragédia no Mar (O Navio Negreiro) ” para se debater o que é uma verdade histórica em cotejo com a verdade literária, através de avaliação interdisciplinar entre Literatura e fatos históricos. O elemento mnemônico adequando-se ao real. A linguagem mítica como uma verdade in illo tempore. A verdade poética é mais elevada do que a da História? A poética de Castro Alves através de dispositivos estilísticos e de formulações intertextuais em defesa de uma nova verdade sobre a bandeira brasileira.  Palavras-chave: Poesia. História. Mimese. Enunciação. ABSTRACT The “truth” among the memories that would occur is for poetry, just as the documentation of what has occurred is for history. However, in both there are slits in the discourse on its object, although in the "truth" a philosophical foundation is coined in the first case, and in the second, to ensure with documentation, what happened and their respective scientific values. We will observe on how the poetic gaze occasionally discerns the fissures that undermine the consistent scientific configuration of history, with the emergence of a new exegesis, in a comparative perspective, from the poem "Tragedy at the Sea (The Slaver Ship)" to discuss what is a historical truth in comparison with literary truth, through an interdisciplinary evaluation between Literature and historical facts. The mnemonic element is fitting to the real. The mythical language as a truth in illo tempore. Is the poetic truth higher than that of History? The poetry of Castro Alves through stylistic devices and intertextual formulations in defense of a new truth about the Brazilian flag. Keywords: Poetry. History. Mimesis. Enunciation.
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