Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Alexsandra de Lima; Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns - Pernambuco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2721
Resumo: O presente manuscrito aborda as formas avaliativas de diagnóstico e intervenção no Ensino Fundamental, sua utilização e prática em salas de aula da rede pública municipal de Petrolina e os mecanismos de adaptação à educação especial. Através de pesquisa de campo, foi possível coletar dados que proporcionaram entender como as avaliações estão sendo pensadas, quais tipos estão sendo aplicados e como essas avaliações estão contribuindo para inclusão de educandos com deficiências físicas ou intelectuais. Os estudos bibliográficos possibilitaram estabelecer noções básicas sobre os tipos de avaliação e apresentar uma análise crítica acerca das práticas coletadas, estabelecendo parâmetros comparativos e estratégias necessárias para que o processo avaliativo possa ser classificado como eficaz, dinâmico e inclusivo, que esteja de acordo com a especificidade de cada aluno, evitando o baixo rendimento, a repetência e a evasão, que são os principais agravantes de uma avaliação tecnicista e excludente. Palavras-chave: Práxis Pedagógica. Processo de Avaliação. Formação de Professores. Inclusão.  ABSTRACT  This manuscript addresses the forms of evaluation of diagnosis and intervention in Elementary Education, their use and practice in classrooms in the public municipal network of Petrolina and the mechanisms of adaptation to special education. Through field research, it was possible to collect data that provided an understanding of how evaluations are being thought about, what types are being applied and how these evaluations are contributing to the inclusion of students with physical or intellectual disabilities. The bibliographic studies made it possible to establish basic notions about the types of evaluation and present a critical analysis of the practices collected, establishing comparative parameters and necessary strategies so that the evaluation process can be classified as effective, dynamic and inclusive, in accordance with the specificity of each student, avoiding low performance, repetition and evasion, which are the main aggravating factors of a technical and exclusionary assessment. Keywords: Pedagogical praxis. Evaluation Process. Teacher training. Inclusion. 
id FSA-3_a77304c4fbc450496d9e0a8058b6f8d2
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2721
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some NotesEducação InfantilO presente manuscrito aborda as formas avaliativas de diagnóstico e intervenção no Ensino Fundamental, sua utilização e prática em salas de aula da rede pública municipal de Petrolina e os mecanismos de adaptação à educação especial. Através de pesquisa de campo, foi possível coletar dados que proporcionaram entender como as avaliações estão sendo pensadas, quais tipos estão sendo aplicados e como essas avaliações estão contribuindo para inclusão de educandos com deficiências físicas ou intelectuais. Os estudos bibliográficos possibilitaram estabelecer noções básicas sobre os tipos de avaliação e apresentar uma análise crítica acerca das práticas coletadas, estabelecendo parâmetros comparativos e estratégias necessárias para que o processo avaliativo possa ser classificado como eficaz, dinâmico e inclusivo, que esteja de acordo com a especificidade de cada aluno, evitando o baixo rendimento, a repetência e a evasão, que são os principais agravantes de uma avaliação tecnicista e excludente. Palavras-chave: Práxis Pedagógica. Processo de Avaliação. Formação de Professores. Inclusão.  ABSTRACT  This manuscript addresses the forms of evaluation of diagnosis and intervention in Elementary Education, their use and practice in classrooms in the public municipal network of Petrolina and the mechanisms of adaptation to special education. Through field research, it was possible to collect data that provided an understanding of how evaluations are being thought about, what types are being applied and how these evaluations are contributing to the inclusion of students with physical or intellectual disabilities. The bibliographic studies made it possible to establish basic notions about the types of evaluation and present a critical analysis of the practices collected, establishing comparative parameters and necessary strategies so that the evaluation process can be classified as effective, dynamic and inclusive, in accordance with the specificity of each student, avoiding low performance, repetition and evasion, which are the main aggravating factors of a technical and exclusionary assessment. Keywords: Pedagogical praxis. Evaluation Process. Teacher training. Inclusion. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Cavalcanti, Alexsandra de Lima; Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns - PernambucoFlorêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano2023-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/272110.12819/2023.20.4.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 4, abr. 2023; 146-158Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 4, abr. 2023; 146-1582317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2721/491493874http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2721/491493875http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2721/491493876http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2721/2167http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2721/2168Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-12T18:18:38Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2721Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-04-12T18:18:38Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes
title Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes
spellingShingle Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes
Cavalcanti, Alexsandra de Lima; Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns - Pernambuco
Educação Infantil
title_short Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes
title_full Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes
title_fullStr Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes
title_full_unstemmed Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes
title_sort Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes
author Cavalcanti, Alexsandra de Lima; Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns - Pernambuco
author_facet Cavalcanti, Alexsandra de Lima; Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns - Pernambuco
Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano
author_role author
author2 Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Alexsandra de Lima; Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns - Pernambuco
Florêncio, Roberto Remígio; IF Sertão Pernambucano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
topic Educação Infantil
description O presente manuscrito aborda as formas avaliativas de diagnóstico e intervenção no Ensino Fundamental, sua utilização e prática em salas de aula da rede pública municipal de Petrolina e os mecanismos de adaptação à educação especial. Através de pesquisa de campo, foi possível coletar dados que proporcionaram entender como as avaliações estão sendo pensadas, quais tipos estão sendo aplicados e como essas avaliações estão contribuindo para inclusão de educandos com deficiências físicas ou intelectuais. Os estudos bibliográficos possibilitaram estabelecer noções básicas sobre os tipos de avaliação e apresentar uma análise crítica acerca das práticas coletadas, estabelecendo parâmetros comparativos e estratégias necessárias para que o processo avaliativo possa ser classificado como eficaz, dinâmico e inclusivo, que esteja de acordo com a especificidade de cada aluno, evitando o baixo rendimento, a repetência e a evasão, que são os principais agravantes de uma avaliação tecnicista e excludente. Palavras-chave: Práxis Pedagógica. Processo de Avaliação. Formação de Professores. Inclusão.  ABSTRACT  This manuscript addresses the forms of evaluation of diagnosis and intervention in Elementary Education, their use and practice in classrooms in the public municipal network of Petrolina and the mechanisms of adaptation to special education. Through field research, it was possible to collect data that provided an understanding of how evaluations are being thought about, what types are being applied and how these evaluations are contributing to the inclusion of students with physical or intellectual disabilities. The bibliographic studies made it possible to establish basic notions about the types of evaluation and present a critical analysis of the practices collected, establishing comparative parameters and necessary strategies so that the evaluation process can be classified as effective, dynamic and inclusive, in accordance with the specificity of each student, avoiding low performance, repetition and evasion, which are the main aggravating factors of a technical and exclusionary assessment. Keywords: Pedagogical praxis. Evaluation Process. Teacher training. Inclusion. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2721
10.12819/2023.20.4.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2721
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.4.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2721/491493874
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2721/491493875
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2721/491493876
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2721/2167
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2721/2168
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 4, abr. 2023; 146-158
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 4, abr. 2023; 146-158
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906784276480