A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Revisão Integrativa / The Competencies’ Theme in Organizational Studies: An Integrative Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leonardo Alexandrino de; Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal do Espírito Santo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bianco, Mônica de Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2672
Resumo: Com o objetivo de analisar como a temática das competências é abordada nos estudos organizacionais, realizou-se uma revisão integrativa de literatura, utilizando as bases de dados Web of Science e Scopus. Foram analisados 126 artigos, classificados em três eixos de análise, são eles: a lógica das competências para o desenvolvimento de pessoas, competências associadas às categorias profissionais, e temas recorrentes e emergentes envolvendo competências. Observou-se a prevalência de estudos quantitativos em organizações privadas sob influência das correntes teóricas americana, inglesa, francesa e integradora. A profissão docente teve maior atenção das pesquisas relacionadas à educação e a de médico no contexto da saúde. As competências empreendedoras e as competências de gestão estão entre as temáticas recorrentes, enquanto a interdisciplinaridade e competências socioambientais entre os temas emergentes. O estudo apresenta um panorama das publicações sobre a temática e aponta caminhos para futuras pesquisas. Palavras-chave: Competências. Desenvolvimento de Competências. Revisão Integrativa. Revisão Sistemática. ABSTRACT Aiming to analyze how the topic of competencies is addressed in organizational studies, an integrative literature review was carried out using the Web of Science and Scopus databases. 126 articles were analyzed, classified in three axes of analysis: the logic of competencies for the development of people, competencies associated to professional categories, and recurrent and emerging themes involving competencies. It was observed the prevalence of quantitative studies in private organizations under the influence of American, English, French and integrating theoretical currents. The teaching profession received more attention from research related to education and that of a doctor in the context of health. Entrepreneurial skills and management skills are among the recurrent themes, while interdisciplinarity and socio-environmental skills are among the emerging themes. The study presents an overview of the publications on the theme and points to avenues for future research. Keywords: Competencies. Development of Competencies. Integrative Review. Systematic Review.     
id FSA-3_af454ed8ea5b48372234e24e580fe26c
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2672
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Revisão Integrativa / The Competencies’ Theme in Organizational Studies: An Integrative ReviewAdministraçãoCom o objetivo de analisar como a temática das competências é abordada nos estudos organizacionais, realizou-se uma revisão integrativa de literatura, utilizando as bases de dados Web of Science e Scopus. Foram analisados 126 artigos, classificados em três eixos de análise, são eles: a lógica das competências para o desenvolvimento de pessoas, competências associadas às categorias profissionais, e temas recorrentes e emergentes envolvendo competências. Observou-se a prevalência de estudos quantitativos em organizações privadas sob influência das correntes teóricas americana, inglesa, francesa e integradora. A profissão docente teve maior atenção das pesquisas relacionadas à educação e a de médico no contexto da saúde. As competências empreendedoras e as competências de gestão estão entre as temáticas recorrentes, enquanto a interdisciplinaridade e competências socioambientais entre os temas emergentes. O estudo apresenta um panorama das publicações sobre a temática e aponta caminhos para futuras pesquisas. Palavras-chave: Competências. Desenvolvimento de Competências. Revisão Integrativa. Revisão Sistemática. ABSTRACT Aiming to analyze how the topic of competencies is addressed in organizational studies, an integrative literature review was carried out using the Web of Science and Scopus databases. 126 articles were analyzed, classified in three axes of analysis: the logic of competencies for the development of people, competencies associated to professional categories, and recurrent and emerging themes involving competencies. It was observed the prevalence of quantitative studies in private organizations under the influence of American, English, French and integrating theoretical currents. The teaching profession received more attention from research related to education and that of a doctor in the context of health. Entrepreneurial skills and management skills are among the recurrent themes, while interdisciplinarity and socio-environmental skills are among the emerging themes. The study presents an overview of the publications on the theme and points to avenues for future research. Keywords: Competencies. Development of Competencies. Integrative Review. Systematic Review.     Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Almeida, Leonardo Alexandrino de; Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal do Espírito SantoBianco, Mônica de Fatima2023-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/267210.12819/2023.20.2.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, fev. 2023; 35-58Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, fev. 2023; 35-582317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2672/491493735http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2672/491493736http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2672/491493737http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2672/2085http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2672/2086Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-17T20:08:31Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2672Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-02-17T20:08:31Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Revisão Integrativa / The Competencies’ Theme in Organizational Studies: An Integrative Review
title A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Revisão Integrativa / The Competencies’ Theme in Organizational Studies: An Integrative Review
spellingShingle A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Revisão Integrativa / The Competencies’ Theme in Organizational Studies: An Integrative Review
Almeida, Leonardo Alexandrino de; Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal do Espírito Santo
Administração
title_short A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Revisão Integrativa / The Competencies’ Theme in Organizational Studies: An Integrative Review
title_full A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Revisão Integrativa / The Competencies’ Theme in Organizational Studies: An Integrative Review
title_fullStr A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Revisão Integrativa / The Competencies’ Theme in Organizational Studies: An Integrative Review
title_full_unstemmed A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Revisão Integrativa / The Competencies’ Theme in Organizational Studies: An Integrative Review
title_sort A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Revisão Integrativa / The Competencies’ Theme in Organizational Studies: An Integrative Review
author Almeida, Leonardo Alexandrino de; Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal do Espírito Santo
author_facet Almeida, Leonardo Alexandrino de; Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal do Espírito Santo
Bianco, Mônica de Fatima
author_role author
author2 Bianco, Mônica de Fatima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leonardo Alexandrino de; Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal do Espírito Santo
Bianco, Mônica de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
description Com o objetivo de analisar como a temática das competências é abordada nos estudos organizacionais, realizou-se uma revisão integrativa de literatura, utilizando as bases de dados Web of Science e Scopus. Foram analisados 126 artigos, classificados em três eixos de análise, são eles: a lógica das competências para o desenvolvimento de pessoas, competências associadas às categorias profissionais, e temas recorrentes e emergentes envolvendo competências. Observou-se a prevalência de estudos quantitativos em organizações privadas sob influência das correntes teóricas americana, inglesa, francesa e integradora. A profissão docente teve maior atenção das pesquisas relacionadas à educação e a de médico no contexto da saúde. As competências empreendedoras e as competências de gestão estão entre as temáticas recorrentes, enquanto a interdisciplinaridade e competências socioambientais entre os temas emergentes. O estudo apresenta um panorama das publicações sobre a temática e aponta caminhos para futuras pesquisas. Palavras-chave: Competências. Desenvolvimento de Competências. Revisão Integrativa. Revisão Sistemática. ABSTRACT Aiming to analyze how the topic of competencies is addressed in organizational studies, an integrative literature review was carried out using the Web of Science and Scopus databases. 126 articles were analyzed, classified in three axes of analysis: the logic of competencies for the development of people, competencies associated to professional categories, and recurrent and emerging themes involving competencies. It was observed the prevalence of quantitative studies in private organizations under the influence of American, English, French and integrating theoretical currents. The teaching profession received more attention from research related to education and that of a doctor in the context of health. Entrepreneurial skills and management skills are among the recurrent themes, while interdisciplinarity and socio-environmental skills are among the emerging themes. The study presents an overview of the publications on the theme and points to avenues for future research. Keywords: Competencies. Development of Competencies. Integrative Review. Systematic Review.     
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2672
10.12819/2023.20.2.2
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2672
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.2.2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2672/491493735
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2672/491493736
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2672/491493737
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2672/2085
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2672/2086
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, fev. 2023; 35-58
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, fev. 2023; 35-58
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909040812032