Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Laiane Morais de; Universidade Federal do Maranhão
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cantanhede, Severina Coelho da Silva; Universidade Federal do Maranhão, Cantanhede, Leonardo Baltazar; Instituto Federal do Maranhão, Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2604
Resumo: O presente trabalho buscou analisar o ensino de Ciências oferecido às crianças do Ensino Fundamental – anos iniciais – nas escolas públicas, a partir das concepções dos professores desta etapa da educação, considerando a importância e as contribuições da alfabetização científica como possibilidade de mediar a formação escolar e social dos estudantes. Foi norteado por uma abordagem investigativa, pois buscou averiguar a atuação docente com foco específico no Ensino de Ciências, objetivando compreender, analisar e obter respostas acerca de como este ensino tem se constituído nas escolas públicas municipais. A coleta das informações deu-se a partir de um questionário estruturado com nove perguntas fechadas e duas abertas. O questionário foi aplicado em doze escolas da rede pública do município de Codó-MA, para um público-alvo de 22 professores atuantes no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os questionários aplicados com professores das escolas investigadas mostraram que os docentes pouco têm fomentado um ensino que favoreça a alfabetização científica dos estudantes. Alguns fatores foram considerados determinantes para isso, como a falta ou a baixa qualidade da estrutura física das escolas, a insuficiência de recursos oferecidos, assim como o uso predominante do livro didático.Palavras-chave: Alfabetização Científica. Ensino Fundamental. Anos Iniciais. Perspectiva Docente.Abstract: The present work sought to analyze the teaching of Science offered to children in Elementary School - early years - in public schools, from the teachers' conceptions of this stage of education, considering the importance and contributions of scientific literacy as a possibility to mediate school formation and social of students. It was guided by an investigative approach, as it sought to investigate the teaching performance with a specific focus on Science Teaching, aiming to understand, analyze and obtain answers about how this teaching has been constituted in municipal public schools. Data collection was based on a structured questionnaire with nine closed and two open questions. The questionnaire was applied in twelve public schools in the city of Codó-MA, for a target audience of 22 teachers working in the 4th and 5th year of Elementary School. The questionnaires applied to teachers of the investigated schools showed that the teachers have not promoted a teaching that favors the scientific literacy of students. Some factors were considered decisive for this, such as the lack or low quality of the physical structure of the schools, the insufficiency of resources offered, as well as the predominant use of textbooks.Keywords: Scientific Literacy. Elementary School. Initial Years. Teaching Perspective.
id FSA-3_b8b4b02a8b9c0af149f63d777534de14
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2604
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching PerformanceO presente trabalho buscou analisar o ensino de Ciências oferecido às crianças do Ensino Fundamental – anos iniciais – nas escolas públicas, a partir das concepções dos professores desta etapa da educação, considerando a importância e as contribuições da alfabetização científica como possibilidade de mediar a formação escolar e social dos estudantes. Foi norteado por uma abordagem investigativa, pois buscou averiguar a atuação docente com foco específico no Ensino de Ciências, objetivando compreender, analisar e obter respostas acerca de como este ensino tem se constituído nas escolas públicas municipais. A coleta das informações deu-se a partir de um questionário estruturado com nove perguntas fechadas e duas abertas. O questionário foi aplicado em doze escolas da rede pública do município de Codó-MA, para um público-alvo de 22 professores atuantes no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os questionários aplicados com professores das escolas investigadas mostraram que os docentes pouco têm fomentado um ensino que favoreça a alfabetização científica dos estudantes. Alguns fatores foram considerados determinantes para isso, como a falta ou a baixa qualidade da estrutura física das escolas, a insuficiência de recursos oferecidos, assim como o uso predominante do livro didático.Palavras-chave: Alfabetização Científica. Ensino Fundamental. Anos Iniciais. Perspectiva Docente.Abstract: The present work sought to analyze the teaching of Science offered to children in Elementary School - early years - in public schools, from the teachers' conceptions of this stage of education, considering the importance and contributions of scientific literacy as a possibility to mediate school formation and social of students. It was guided by an investigative approach, as it sought to investigate the teaching performance with a specific focus on Science Teaching, aiming to understand, analyze and obtain answers about how this teaching has been constituted in municipal public schools. Data collection was based on a structured questionnaire with nine closed and two open questions. The questionnaire was applied in twelve public schools in the city of Codó-MA, for a target audience of 22 teachers working in the 4th and 5th year of Elementary School. The questionnaires applied to teachers of the investigated schools showed that the teachers have not promoted a teaching that favors the scientific literacy of students. Some factors were considered decisive for this, such as the lack or low quality of the physical structure of the schools, the insufficiency of resources offered, as well as the predominant use of textbooks.Keywords: Scientific Literacy. Elementary School. Initial Years. Teaching Perspective.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Almeida, Laiane Morais de; Universidade Federal do MaranhãoCantanhede, Severina Coelho da Silva; Universidade Federal do MaranhãoCantanhede, Leonardo Baltazar; Instituto Federal do MaranhãoVeloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/260410.12819/2022.19.11.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 197-224Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 197-2242317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2604/491493579http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2604/491493580http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2604/491493581http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2604/2017Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:02:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2604Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-12-22T18:02:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance
title Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance
spellingShingle Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance
Almeida, Laiane Morais de; Universidade Federal do Maranhão
title_short Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance
title_full Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance
title_fullStr Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance
title_full_unstemmed Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance
title_sort Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance
author Almeida, Laiane Morais de; Universidade Federal do Maranhão
author_facet Almeida, Laiane Morais de; Universidade Federal do Maranhão
Cantanhede, Severina Coelho da Silva; Universidade Federal do Maranhão
Cantanhede, Leonardo Baltazar; Instituto Federal do Maranhão
Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão
author_role author
author2 Cantanhede, Severina Coelho da Silva; Universidade Federal do Maranhão
Cantanhede, Leonardo Baltazar; Instituto Federal do Maranhão
Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Laiane Morais de; Universidade Federal do Maranhão
Cantanhede, Severina Coelho da Silva; Universidade Federal do Maranhão
Cantanhede, Leonardo Baltazar; Instituto Federal do Maranhão
Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão
dc.subject.none.fl_str_mv
description O presente trabalho buscou analisar o ensino de Ciências oferecido às crianças do Ensino Fundamental – anos iniciais – nas escolas públicas, a partir das concepções dos professores desta etapa da educação, considerando a importância e as contribuições da alfabetização científica como possibilidade de mediar a formação escolar e social dos estudantes. Foi norteado por uma abordagem investigativa, pois buscou averiguar a atuação docente com foco específico no Ensino de Ciências, objetivando compreender, analisar e obter respostas acerca de como este ensino tem se constituído nas escolas públicas municipais. A coleta das informações deu-se a partir de um questionário estruturado com nove perguntas fechadas e duas abertas. O questionário foi aplicado em doze escolas da rede pública do município de Codó-MA, para um público-alvo de 22 professores atuantes no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os questionários aplicados com professores das escolas investigadas mostraram que os docentes pouco têm fomentado um ensino que favoreça a alfabetização científica dos estudantes. Alguns fatores foram considerados determinantes para isso, como a falta ou a baixa qualidade da estrutura física das escolas, a insuficiência de recursos oferecidos, assim como o uso predominante do livro didático.Palavras-chave: Alfabetização Científica. Ensino Fundamental. Anos Iniciais. Perspectiva Docente.Abstract: The present work sought to analyze the teaching of Science offered to children in Elementary School - early years - in public schools, from the teachers' conceptions of this stage of education, considering the importance and contributions of scientific literacy as a possibility to mediate school formation and social of students. It was guided by an investigative approach, as it sought to investigate the teaching performance with a specific focus on Science Teaching, aiming to understand, analyze and obtain answers about how this teaching has been constituted in municipal public schools. Data collection was based on a structured questionnaire with nine closed and two open questions. The questionnaire was applied in twelve public schools in the city of Codó-MA, for a target audience of 22 teachers working in the 4th and 5th year of Elementary School. The questionnaires applied to teachers of the investigated schools showed that the teachers have not promoted a teaching that favors the scientific literacy of students. Some factors were considered decisive for this, such as the lack or low quality of the physical structure of the schools, the insufficiency of resources offered, as well as the predominant use of textbooks.Keywords: Scientific Literacy. Elementary School. Initial Years. Teaching Perspective.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2604
10.12819/2022.19.11.11
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2604
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.11.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2604/491493579
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2604/491493580
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2604/491493581
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2604/2017
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 197-224
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 197-224
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911392768000