Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSM
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costella, Roselane Zordan; FACED/UFRGS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500
Resumo: Esse artigo é parte de um trabalho maior desenvolvido no POSGEA/UFRGS no ano de 2015, dentro da linha de pesquisa em Ensino de Geografia, com o objetivo de se estudar o Espaço Mentalmente Projetado (EMP). Na parte exposta neste artigo, damos ênfase à correspondência trocada entre duas escolas, uma localizada em Porto Alegre e outra em Faxinal do Soturno, ambas localizadas no Rio Grande do Sul, com o objetivo de se entender o EMP e desenvolver as potencialidades presentes no ato da escrita por parte de jovens estudantes, visando a uma melhor leitura da palavra e do mundo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Espaço Mentalmente Projetado. Educação Básica. Cartas. ABSTRACT This article is part of a larger work developed at POSGEA/UFRGS in the year 2015, within the line of research in Geography Teaching, with the objective of studying the Mentally Projected Space (EMP). In the part exposed in this article, we emphasize the correspondence exchanged between two schools, one located in Porto Alegre and another in Faxinal do Soturno, both located in Rio Grande do Sul, in order to understand the EMP and to develop the potentialities present in the act of writing by young students, aiming at a better reading of the word and the world. Key words: Geography Teaching. Mentally Designed Space. Basic Education. Letters.
id FSA-3_b993ff71957eb96fbc894ebf982ea612
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1500
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School GeographyGeografiaEsse artigo é parte de um trabalho maior desenvolvido no POSGEA/UFRGS no ano de 2015, dentro da linha de pesquisa em Ensino de Geografia, com o objetivo de se estudar o Espaço Mentalmente Projetado (EMP). Na parte exposta neste artigo, damos ênfase à correspondência trocada entre duas escolas, uma localizada em Porto Alegre e outra em Faxinal do Soturno, ambas localizadas no Rio Grande do Sul, com o objetivo de se entender o EMP e desenvolver as potencialidades presentes no ato da escrita por parte de jovens estudantes, visando a uma melhor leitura da palavra e do mundo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Espaço Mentalmente Projetado. Educação Básica. Cartas. ABSTRACT This article is part of a larger work developed at POSGEA/UFRGS in the year 2015, within the line of research in Geography Teaching, with the objective of studying the Mentally Projected Space (EMP). In the part exposed in this article, we emphasize the correspondence exchanged between two schools, one located in Porto Alegre and another in Faxinal do Soturno, both located in Rio Grande do Sul, in order to understand the EMP and to develop the potentialities present in the act of writing by young students, aiming at a better reading of the word and the world. Key words: Geography Teaching. Mentally Designed Space. Basic Education. Letters.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSMCostella, Roselane Zordan; FACED/UFRGS2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/150010.12819/2018.15.1.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 187-202Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 187-2022317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1410http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1411http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1412http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1500/672Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-25T18:47:47Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1500Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-04-25T18:47:47Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography
title Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography
spellingShingle Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography
Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSM
Geografia
title_short Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography
title_full Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography
title_fullStr Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography
title_full_unstemmed Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography
title_sort Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography
author Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSM
author_facet Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSM
Costella, Roselane Zordan; FACED/UFRGS
author_role author
author2 Costella, Roselane Zordan; FACED/UFRGS
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSM
Costella, Roselane Zordan; FACED/UFRGS
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
topic Geografia
description Esse artigo é parte de um trabalho maior desenvolvido no POSGEA/UFRGS no ano de 2015, dentro da linha de pesquisa em Ensino de Geografia, com o objetivo de se estudar o Espaço Mentalmente Projetado (EMP). Na parte exposta neste artigo, damos ênfase à correspondência trocada entre duas escolas, uma localizada em Porto Alegre e outra em Faxinal do Soturno, ambas localizadas no Rio Grande do Sul, com o objetivo de se entender o EMP e desenvolver as potencialidades presentes no ato da escrita por parte de jovens estudantes, visando a uma melhor leitura da palavra e do mundo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Espaço Mentalmente Projetado. Educação Básica. Cartas. ABSTRACT This article is part of a larger work developed at POSGEA/UFRGS in the year 2015, within the line of research in Geography Teaching, with the objective of studying the Mentally Projected Space (EMP). In the part exposed in this article, we emphasize the correspondence exchanged between two schools, one located in Porto Alegre and another in Faxinal do Soturno, both located in Rio Grande do Sul, in order to understand the EMP and to develop the potentialities present in the act of writing by young students, aiming at a better reading of the word and the world. Key words: Geography Teaching. Mentally Designed Space. Basic Education. Letters.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500
10.12819/2018.15.1.11
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.1.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1410
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1411
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1412
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1500/672
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 187-202
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 187-202
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905320464384