Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500 |
Resumo: | Esse artigo é parte de um trabalho maior desenvolvido no POSGEA/UFRGS no ano de 2015, dentro da linha de pesquisa em Ensino de Geografia, com o objetivo de se estudar o Espaço Mentalmente Projetado (EMP). Na parte exposta neste artigo, damos ênfase à correspondência trocada entre duas escolas, uma localizada em Porto Alegre e outra em Faxinal do Soturno, ambas localizadas no Rio Grande do Sul, com o objetivo de se entender o EMP e desenvolver as potencialidades presentes no ato da escrita por parte de jovens estudantes, visando a uma melhor leitura da palavra e do mundo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Espaço Mentalmente Projetado. Educação Básica. Cartas. ABSTRACT This article is part of a larger work developed at POSGEA/UFRGS in the year 2015, within the line of research in Geography Teaching, with the objective of studying the Mentally Projected Space (EMP). In the part exposed in this article, we emphasize the correspondence exchanged between two schools, one located in Porto Alegre and another in Faxinal do Soturno, both located in Rio Grande do Sul, in order to understand the EMP and to develop the potentialities present in the act of writing by young students, aiming at a better reading of the word and the world. Key words: Geography Teaching. Mentally Designed Space. Basic Education. Letters. |
id |
FSA-3_b993ff71957eb96fbc894ebf982ea612 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1500 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School GeographyGeografiaEsse artigo é parte de um trabalho maior desenvolvido no POSGEA/UFRGS no ano de 2015, dentro da linha de pesquisa em Ensino de Geografia, com o objetivo de se estudar o Espaço Mentalmente Projetado (EMP). Na parte exposta neste artigo, damos ênfase à correspondência trocada entre duas escolas, uma localizada em Porto Alegre e outra em Faxinal do Soturno, ambas localizadas no Rio Grande do Sul, com o objetivo de se entender o EMP e desenvolver as potencialidades presentes no ato da escrita por parte de jovens estudantes, visando a uma melhor leitura da palavra e do mundo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Espaço Mentalmente Projetado. Educação Básica. Cartas. ABSTRACT This article is part of a larger work developed at POSGEA/UFRGS in the year 2015, within the line of research in Geography Teaching, with the objective of studying the Mentally Projected Space (EMP). In the part exposed in this article, we emphasize the correspondence exchanged between two schools, one located in Porto Alegre and another in Faxinal do Soturno, both located in Rio Grande do Sul, in order to understand the EMP and to develop the potentialities present in the act of writing by young students, aiming at a better reading of the word and the world. Key words: Geography Teaching. Mentally Designed Space. Basic Education. Letters.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSMCostella, Roselane Zordan; FACED/UFRGS2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/150010.12819/2018.15.1.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 187-202Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 187-2022317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1410http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1411http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1412http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1500/672Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-25T18:47:47Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1500Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-04-25T18:47:47Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography |
title |
Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography |
spellingShingle |
Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSM Geografia |
title_short |
Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography |
title_full |
Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography |
title_fullStr |
Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography |
title_full_unstemmed |
Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography |
title_sort |
Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography |
author |
Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSM |
author_facet |
Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSM Costella, Roselane Zordan; FACED/UFRGS |
author_role |
author |
author2 |
Costella, Roselane Zordan; FACED/UFRGS |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leonardo Pinto dos; SEDUC/RS Doutorando Geografia UFSM Costella, Roselane Zordan; FACED/UFRGS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia |
topic |
Geografia |
description |
Esse artigo é parte de um trabalho maior desenvolvido no POSGEA/UFRGS no ano de 2015, dentro da linha de pesquisa em Ensino de Geografia, com o objetivo de se estudar o Espaço Mentalmente Projetado (EMP). Na parte exposta neste artigo, damos ênfase à correspondência trocada entre duas escolas, uma localizada em Porto Alegre e outra em Faxinal do Soturno, ambas localizadas no Rio Grande do Sul, com o objetivo de se entender o EMP e desenvolver as potencialidades presentes no ato da escrita por parte de jovens estudantes, visando a uma melhor leitura da palavra e do mundo. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Espaço Mentalmente Projetado. Educação Básica. Cartas. ABSTRACT This article is part of a larger work developed at POSGEA/UFRGS in the year 2015, within the line of research in Geography Teaching, with the objective of studying the Mentally Projected Space (EMP). In the part exposed in this article, we emphasize the correspondence exchanged between two schools, one located in Porto Alegre and another in Faxinal do Soturno, both located in Rio Grande do Sul, in order to understand the EMP and to develop the potentialities present in the act of writing by young students, aiming at a better reading of the word and the world. Key words: Geography Teaching. Mentally Designed Space. Basic Education. Letters. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500 10.12819/2018.15.1.11 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500 |
identifier_str_mv |
10.12819/2018.15.1.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1410 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1411 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1500/1412 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1500/672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 187-202 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 187-202 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905320464384 |