Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Kamyla Camelo; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva, Cecília Augusta Caetano da; Universidade Federal do Piauí - UFPI, Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2895
Resumo:  Este estudo consiste na investigação envolvendo a importância do empreendedorismo no ambiente escolar. Visa a ampliar as discussões sobre o alcance da Educação Empreendedora nos níveis básico e superior, explorando estudos que apontam, empírica e teoricamente, que o empreendedorismo desenvolvido em sala de aula tem contribuído para a transformação não apenas de estudantes, na medida em que estes passam a repensar a sua formação acadêmica e o seu futuro a partir de um ponto de vista conectado com a dinâmica socioeconômica contemporânea. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e promove uma análise a partir de um escopo teórico albergado em artigos, teses, dissertações e fontes bibliográficas. Foram explorados estudos que versam acerca da Educação Empreendedora, com destaque para os movimentos promovidos no sistema educacional, ressaltando a importância de iniciativas relacionadas à atualização dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de cursos de Graduação e do ensino médio, aspirando a avançar no comprometimento, no estímulo e na propensão dos estudantes em empreender por meio das estratégias educacionais. Palavras-chave: Educação Empreendedora. Educação no Ensino Superior. Educação Básica. ABSTRACT This study consists of research involving the importance of entrepreneurship in the school environment. It aims to expand discussions on the scope of Entrepreneurial Education at basic and higher levels, exploring studies that point out, empirically and theoretically, that entrepreneurship developed in the classroom has contributed to the transformation not only of students, as they pass to rethink their academic training and their future from a point of view connected with contemporary socioeconomic dynamics. The study has a qualitative approach, descriptive in nature, and promotes an analysis based on a theoretical scope contained in articles, theses, dissertations and bibliographic sources. Studies were explored that deal with Entrepreneurial Education, with emphasis on the movements promoted in the educational system, highlighting the importance of initiatives related to updating the Political-Pedagogical Projects (PPP) of Undergraduate and high school courses, aspiring to advance commitment in the stimulation and propensity of students to undertake through educational strategies.Keywords: Entrepreneurial Education. Education in Higher Education. Basic Education.  
id FSA-3_bc0692d6afc748b818c9d17dd30eef85
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2895
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed SubjectEducação Empreendedora; Sistema Educacional. Este estudo consiste na investigação envolvendo a importância do empreendedorismo no ambiente escolar. Visa a ampliar as discussões sobre o alcance da Educação Empreendedora nos níveis básico e superior, explorando estudos que apontam, empírica e teoricamente, que o empreendedorismo desenvolvido em sala de aula tem contribuído para a transformação não apenas de estudantes, na medida em que estes passam a repensar a sua formação acadêmica e o seu futuro a partir de um ponto de vista conectado com a dinâmica socioeconômica contemporânea. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e promove uma análise a partir de um escopo teórico albergado em artigos, teses, dissertações e fontes bibliográficas. Foram explorados estudos que versam acerca da Educação Empreendedora, com destaque para os movimentos promovidos no sistema educacional, ressaltando a importância de iniciativas relacionadas à atualização dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de cursos de Graduação e do ensino médio, aspirando a avançar no comprometimento, no estímulo e na propensão dos estudantes em empreender por meio das estratégias educacionais. Palavras-chave: Educação Empreendedora. Educação no Ensino Superior. Educação Básica. ABSTRACT This study consists of research involving the importance of entrepreneurship in the school environment. It aims to expand discussions on the scope of Entrepreneurial Education at basic and higher levels, exploring studies that point out, empirically and theoretically, that entrepreneurship developed in the classroom has contributed to the transformation not only of students, as they pass to rethink their academic training and their future from a point of view connected with contemporary socioeconomic dynamics. The study has a qualitative approach, descriptive in nature, and promotes an analysis based on a theoretical scope contained in articles, theses, dissertations and bibliographic sources. Studies were explored that deal with Entrepreneurial Education, with emphasis on the movements promoted in the educational system, highlighting the importance of initiatives related to updating the Political-Pedagogical Projects (PPP) of Undergraduate and high school courses, aspiring to advance commitment in the stimulation and propensity of students to undertake through educational strategies.Keywords: Entrepreneurial Education. Education in Higher Education. Basic Education.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Cecília Augusta Caetano da Silva, UFPI, com bolsa recebida do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Curso de Administração do Campus Floriano. Kamyla Camelo Osório, UFPI, com bolsa recebida pelo PIBIC/UFPI, Curso de Administração.Osório, Kamyla Camelo; Universidade Federal do Piauí - UFPISilva, Cecília Augusta Caetano da; Universidade Federal do Piauí - UFPIGuimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI2024-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/289510.12819/2024.21.3.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, mar. 2024; 124-150Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, mar. 2024; 124-1502317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2895/491494257http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2895/491494258http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2895/491494259http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2895/2411http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2895/2412Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T17:58:26Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2895Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2024-04-25T17:58:26Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject
title Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject
spellingShingle Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject
Osório, Kamyla Camelo; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Educação Empreendedora; Sistema Educacional.
title_short Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject
title_full Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject
title_fullStr Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject
title_full_unstemmed Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject
title_sort Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject
author Osório, Kamyla Camelo; Universidade Federal do Piauí - UFPI
author_facet Osório, Kamyla Camelo; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Silva, Cecília Augusta Caetano da; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI
author_role author
author2 Silva, Cecília Augusta Caetano da; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cecília Augusta Caetano da Silva, UFPI, com bolsa recebida do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Curso de Administração do Campus Floriano. Kamyla Camelo Osório, UFPI, com bolsa recebida pelo PIBIC/UFPI, Curso de Administração.
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório, Kamyla Camelo; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Silva, Cecília Augusta Caetano da; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Empreendedora; Sistema Educacional.
topic Educação Empreendedora; Sistema Educacional.
description  Este estudo consiste na investigação envolvendo a importância do empreendedorismo no ambiente escolar. Visa a ampliar as discussões sobre o alcance da Educação Empreendedora nos níveis básico e superior, explorando estudos que apontam, empírica e teoricamente, que o empreendedorismo desenvolvido em sala de aula tem contribuído para a transformação não apenas de estudantes, na medida em que estes passam a repensar a sua formação acadêmica e o seu futuro a partir de um ponto de vista conectado com a dinâmica socioeconômica contemporânea. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e promove uma análise a partir de um escopo teórico albergado em artigos, teses, dissertações e fontes bibliográficas. Foram explorados estudos que versam acerca da Educação Empreendedora, com destaque para os movimentos promovidos no sistema educacional, ressaltando a importância de iniciativas relacionadas à atualização dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de cursos de Graduação e do ensino médio, aspirando a avançar no comprometimento, no estímulo e na propensão dos estudantes em empreender por meio das estratégias educacionais. Palavras-chave: Educação Empreendedora. Educação no Ensino Superior. Educação Básica. ABSTRACT This study consists of research involving the importance of entrepreneurship in the school environment. It aims to expand discussions on the scope of Entrepreneurial Education at basic and higher levels, exploring studies that point out, empirically and theoretically, that entrepreneurship developed in the classroom has contributed to the transformation not only of students, as they pass to rethink their academic training and their future from a point of view connected with contemporary socioeconomic dynamics. The study has a qualitative approach, descriptive in nature, and promotes an analysis based on a theoretical scope contained in articles, theses, dissertations and bibliographic sources. Studies were explored that deal with Entrepreneurial Education, with emphasis on the movements promoted in the educational system, highlighting the importance of initiatives related to updating the Political-Pedagogical Projects (PPP) of Undergraduate and high school courses, aspiring to advance commitment in the stimulation and propensity of students to undertake through educational strategies.Keywords: Entrepreneurial Education. Education in Higher Education. Basic Education.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2895
10.12819/2024.21.3.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2895
identifier_str_mv 10.12819/2024.21.3.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2895/491494257
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2895/491494258
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2895/491494259
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2895/2411
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2895/2412
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, mar. 2024; 124-150
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, mar. 2024; 124-150
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944904643084288