Percepções dos Servidores Públicos mais Velhos sobre a Aposentadoria / Perceptions of Older Public Servants about Retirement
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2711 |
Resumo: | A aposentadoria representa uma relação de ganhos e perdas e diz respeito a um processo de tomada de decisão multideterminado. O objetivo é conhecer as percepções dos servidores públicos mais velhos sobre a aposentadoria. Foram realizadas 16 entrevistas com servidores técnico-administrativos em educação com 45 anos ou mais que trabalham em uma instituição de ensino superior. Foi adotada a análise de narrativas e biografias do tipo temática para a análise dos dados. A análise dos resultados explorou os diversos significados da aposentadoria e os diferentes planos para a aposentadoria. Os resultados indicam três narrativas principais: (1) demissão ou aposentadoria simbólica; (2) decisões relacionadas à aposentadoria definitiva ou continuar trabalhando, quais sejam, prolongamento da carreira, bridge employment e aposentadoria definitiva; (3) elementos que influenciam os planos para o prolongamento ou não da carreira. No geral, a aposentadoria é um marco temporal para uma transição futura que será fundamental e significativa na carreira, apesar de ser considerada por alguns entrevistados como algo distante. A principal contribuição do artigo é a compreensão da maneira como os significados da aposentadoria se revelam na prática dos servidores públicos mais velhos. Por fim, o estudo sugere políticas e práticas de gestão de pessoas voltadas para os trabalhadores mais velhos. Palavras-chave: Aposentadoria. Envelhecimento. Administração Pública. ABSTRACTRetirement represents a relationship of gains and losses and concerns a multidetermined decision-making process. The objective is to know the perceptions of older civil servants about retirement. Sixteen interviews were carried out with technical-administrative servants in education aged 45 years or more who work in a Higher Education Institution. Thematic analysis of narratives and biographies was adopted for data analysis. The analysis of the results explored the different meanings of retirement and the different plans for retirement. The results indicate three main narratives: (1) symbolic dismissal or retirement; (2) decisions related to definitive retirement or continuing to work, namely, career extension, bridge employment and permanent retirement; (3) elements that influence the plans for extending or not the career. In general, retirement is a time frame for a future transition that will be fundamental and significant in the career, despite being considered by some interviewees as something distant. The main contribution of the article is the understanding of how the meanings of retirement are revealed in the practice of older civil servants. Finally, the study suggests people management policies and practices aimed at older workers. Keywords: Retirement. Aging. Public Administration. |
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