Amor, Ato Pedagógico e Performance: A Mulher Timorense em Requiem para o Navegador Solitário / Love, Pedagogical Act and Performance: The Timorese Woman in “Requiem para o Navegador Solitário”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alisson Preto; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Conte, Daniel; Universidade Feevale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1814
Resumo: A partir de recortes da obra Requiem para o Navegador Solitário, de Luís Cardoso, compreendeu-se de que forma a voz feminina de Catarina está relacionada à geografia e à história de Timor-Leste. Considerando este viés, foram estudadas algumas estratégias que dificultam a participação da mulher timorense em práticas políticas ou oprimem a mulher de forma misógina. Em primeira instância, o amor foi explorado como ficção alienadora e dispositivo regulador a serviço do Estado. Em seguida, procurou-se reconhecer de que forma as práticas performativas e pedagógicas estão tensionadas na narrativa e como influenciam a vida da mulher timorense. As noções sobre questões de gênero e outros aspectos pós-coloniais de Doris Sommer, Edward Said, Homi K. Bhabha e Jane Tutikian foram apropriados para a investigação dos tópicos escolhidos. Palavras-chave: Mulher Timorense. Questões de Gênero. Pós-Colonialismo. Luís Cardoso. Timor-Leste. ABSTRACT Cut outs from the literary work Requiem para o Navegador Solitário by Luis Cardoso were selected to clarify how Catarina’s feminine voice is related to the geography and history from East-Timor. Taking this perspective into account, some discursive and cultural strategies were studied, mainly the ones which either difficult or harm the participation of the Timorese woman in political practices in a misogynic way. At first, love was explored as analienating fiction and a regulating device in service of the State. Then, it was recognized in which ways performative and pedagogical practices are tensioned in the narrative and how these forces influence Timorese woman’s life. The notions related to questions of gender and other post-colonial prisms from Doris Sommer, Edward Said, Homi K. Bhabha and Jane Tutikian were appropriated to investigate the chosen themes. Keywords: Timorese Woman. Questions of Gender. Post-Colonialism. Luís Cardoso. East-Timor.
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