Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é analisar vozes de professores de Língua Inglesa, em formação continuada, a partir de seu entendimento prévio sobre Letramento Crítico como contribuinte ativo para os processos de ensino e de aprendizagem do Inglês como língua estrangeira. A Fundamentação Teórica está alojada na Linguística Aplicada, especialmente no que se refere aos impactos da globalização nas práticas pedagógicas do professor frente aos anseios de uma sociedade pós-moderna. A Metodologia é uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que se desenvolveu a partir da aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas, aplicados em um curso de formação continuada de professores de Língua Inglesa da rede pública de uma cidade do Estado do Tocantins. Os resultados revelam percepções iniciais por parte dos docentes, no que compete ao papel do Letramento Crítico no ensino e na aprendizagem do Inglês. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Letramento Crítico. Língua Inglesa. ABSTRACT The aim of this article is to analyze the voices of English Language teachers, in a development course, based on their previous understanding of Critical Literacy as an active contributor to the teaching and learning processes of English as a foreign language. The Theoretical Foundation is based on Applied Linguistics, especially regarding to the impacts of globalization on the teacher's pedagogical practices in view of the concerns of a post-modern society. The Methodology is an action-research with a qualitative approach, which was developed from the application of questionnaires with semi-structured questions, applied in a continuing education course for English Language teachers from the public schools of a city in the State of Tocantins. Part of the results reveal initial perceptions of some teachers regarding to the role of Critical Literacy in teaching and learning English. KEYWORDS: Teacher Training. Critical Literacy. English Language. |
id |
FSA-3_cc99f760856b3ffb44caec56dcdbd4a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2368 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language TeachersletrasO objetivo desse artigo é analisar vozes de professores de Língua Inglesa, em formação continuada, a partir de seu entendimento prévio sobre Letramento Crítico como contribuinte ativo para os processos de ensino e de aprendizagem do Inglês como língua estrangeira. A Fundamentação Teórica está alojada na Linguística Aplicada, especialmente no que se refere aos impactos da globalização nas práticas pedagógicas do professor frente aos anseios de uma sociedade pós-moderna. A Metodologia é uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que se desenvolveu a partir da aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas, aplicados em um curso de formação continuada de professores de Língua Inglesa da rede pública de uma cidade do Estado do Tocantins. Os resultados revelam percepções iniciais por parte dos docentes, no que compete ao papel do Letramento Crítico no ensino e na aprendizagem do Inglês. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Letramento Crítico. Língua Inglesa. ABSTRACT The aim of this article is to analyze the voices of English Language teachers, in a development course, based on their previous understanding of Critical Literacy as an active contributor to the teaching and learning processes of English as a foreign language. The Theoretical Foundation is based on Applied Linguistics, especially regarding to the impacts of globalization on the teacher's pedagogical practices in view of the concerns of a post-modern society. The Methodology is an action-research with a qualitative approach, which was developed from the application of questionnaires with semi-structured questions, applied in a continuing education course for English Language teachers from the public schools of a city in the State of Tocantins. Part of the results reveal initial perceptions of some teachers regarding to the role of Critical Literacy in teaching and learning English. KEYWORDS: Teacher Training. Critical Literacy. English Language. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/236810.12819/2021.18.9.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 80-98Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 80-982317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492953http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492954http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492955http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2368/1731Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T16:09:29Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2368Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-01T16:09:29Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers |
title |
Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers |
spellingShingle |
Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins letras |
title_short |
Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers |
title_full |
Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers |
title_fullStr |
Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers |
title_full_unstemmed |
Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers |
title_sort |
Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers |
author |
Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins |
author_facet |
Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letras |
topic |
letras |
description |
O objetivo desse artigo é analisar vozes de professores de Língua Inglesa, em formação continuada, a partir de seu entendimento prévio sobre Letramento Crítico como contribuinte ativo para os processos de ensino e de aprendizagem do Inglês como língua estrangeira. A Fundamentação Teórica está alojada na Linguística Aplicada, especialmente no que se refere aos impactos da globalização nas práticas pedagógicas do professor frente aos anseios de uma sociedade pós-moderna. A Metodologia é uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que se desenvolveu a partir da aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas, aplicados em um curso de formação continuada de professores de Língua Inglesa da rede pública de uma cidade do Estado do Tocantins. Os resultados revelam percepções iniciais por parte dos docentes, no que compete ao papel do Letramento Crítico no ensino e na aprendizagem do Inglês. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Letramento Crítico. Língua Inglesa. ABSTRACT The aim of this article is to analyze the voices of English Language teachers, in a development course, based on their previous understanding of Critical Literacy as an active contributor to the teaching and learning processes of English as a foreign language. The Theoretical Foundation is based on Applied Linguistics, especially regarding to the impacts of globalization on the teacher's pedagogical practices in view of the concerns of a post-modern society. The Methodology is an action-research with a qualitative approach, which was developed from the application of questionnaires with semi-structured questions, applied in a continuing education course for English Language teachers from the public schools of a city in the State of Tocantins. Part of the results reveal initial perceptions of some teachers regarding to the role of Critical Literacy in teaching and learning English. KEYWORDS: Teacher Training. Critical Literacy. English Language. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368 10.12819/2021.18.9.5 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368 |
identifier_str_mv |
10.12819/2021.18.9.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492953 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492954 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492955 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2368/1731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 80-98 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 80-98 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907202658304 |