Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar vozes de professores de Língua Inglesa, em formação continuada, a partir de seu entendimento prévio sobre Letramento Crítico como contribuinte ativo para os processos de ensino e de aprendizagem do Inglês como língua estrangeira. A Fundamentação Teórica está alojada na Linguística Aplicada, especialmente no que se refere aos impactos da globalização nas práticas pedagógicas do professor frente aos anseios de uma sociedade pós-moderna. A Metodologia é uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que se desenvolveu a partir da aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas, aplicados em um curso de formação continuada de professores de Língua Inglesa da rede pública de uma cidade do Estado do Tocantins. Os resultados revelam percepções iniciais por parte dos docentes, no que compete ao papel do Letramento Crítico no ensino e na aprendizagem do Inglês. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Letramento Crítico. Língua Inglesa. ABSTRACT The aim of this article is to analyze the voices of English Language teachers, in a development course, based on their previous understanding of Critical Literacy as an active contributor to the teaching and learning processes of English as a foreign language. The Theoretical Foundation is based on Applied Linguistics, especially regarding to the impacts of globalization on the teacher's pedagogical practices in view of the concerns of a post-modern society. The Methodology is an action-research with a qualitative approach, which was developed from the application of questionnaires with semi-structured questions, applied in a continuing education course for English Language teachers from the public schools of a city in the State of Tocantins. Part of the results reveal initial perceptions of some teachers regarding to the role of Critical Literacy in teaching and learning English. KEYWORDS: Teacher Training. Critical Literacy. English Language. 
id FSA-3_cc99f760856b3ffb44caec56dcdbd4a4
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2368
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language TeachersletrasO objetivo desse artigo é analisar vozes de professores de Língua Inglesa, em formação continuada, a partir de seu entendimento prévio sobre Letramento Crítico como contribuinte ativo para os processos de ensino e de aprendizagem do Inglês como língua estrangeira. A Fundamentação Teórica está alojada na Linguística Aplicada, especialmente no que se refere aos impactos da globalização nas práticas pedagógicas do professor frente aos anseios de uma sociedade pós-moderna. A Metodologia é uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que se desenvolveu a partir da aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas, aplicados em um curso de formação continuada de professores de Língua Inglesa da rede pública de uma cidade do Estado do Tocantins. Os resultados revelam percepções iniciais por parte dos docentes, no que compete ao papel do Letramento Crítico no ensino e na aprendizagem do Inglês. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Letramento Crítico. Língua Inglesa. ABSTRACT The aim of this article is to analyze the voices of English Language teachers, in a development course, based on their previous understanding of Critical Literacy as an active contributor to the teaching and learning processes of English as a foreign language. The Theoretical Foundation is based on Applied Linguistics, especially regarding to the impacts of globalization on the teacher's pedagogical practices in view of the concerns of a post-modern society. The Methodology is an action-research with a qualitative approach, which was developed from the application of questionnaires with semi-structured questions, applied in a continuing education course for English Language teachers from the public schools of a city in the State of Tocantins. Part of the results reveal initial perceptions of some teachers regarding to the role of Critical Literacy in teaching and learning English. KEYWORDS: Teacher Training. Critical Literacy. English Language. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/236810.12819/2021.18.9.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 80-98Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 80-982317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492953http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492954http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492955http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2368/1731Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T16:09:29Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2368Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-01T16:09:29Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers
title Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers
spellingShingle Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers
Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins
letras
title_short Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers
title_full Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers
title_fullStr Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers
title_full_unstemmed Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers
title_sort Noções de Letramento Crítico no Contexto de Ensino e Aprendizagem: Vozes de Professores de Língua Inglesa / Notions of Critical Literacy in the Teaching and Learning Context: Voices of English Language Teachers
author Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins
author_facet Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Elisa Borges de Alcântara; Universidade Federal do Tocantins
dc.subject.por.fl_str_mv letras
topic letras
description O objetivo desse artigo é analisar vozes de professores de Língua Inglesa, em formação continuada, a partir de seu entendimento prévio sobre Letramento Crítico como contribuinte ativo para os processos de ensino e de aprendizagem do Inglês como língua estrangeira. A Fundamentação Teórica está alojada na Linguística Aplicada, especialmente no que se refere aos impactos da globalização nas práticas pedagógicas do professor frente aos anseios de uma sociedade pós-moderna. A Metodologia é uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que se desenvolveu a partir da aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas, aplicados em um curso de formação continuada de professores de Língua Inglesa da rede pública de uma cidade do Estado do Tocantins. Os resultados revelam percepções iniciais por parte dos docentes, no que compete ao papel do Letramento Crítico no ensino e na aprendizagem do Inglês. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Letramento Crítico. Língua Inglesa. ABSTRACT The aim of this article is to analyze the voices of English Language teachers, in a development course, based on their previous understanding of Critical Literacy as an active contributor to the teaching and learning processes of English as a foreign language. The Theoretical Foundation is based on Applied Linguistics, especially regarding to the impacts of globalization on the teacher's pedagogical practices in view of the concerns of a post-modern society. The Methodology is an action-research with a qualitative approach, which was developed from the application of questionnaires with semi-structured questions, applied in a continuing education course for English Language teachers from the public schools of a city in the State of Tocantins. Part of the results reveal initial perceptions of some teachers regarding to the role of Critical Literacy in teaching and learning English. KEYWORDS: Teacher Training. Critical Literacy. English Language. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368
10.12819/2021.18.9.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.9.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492953
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492954
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2368/491492955
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2368/1731
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 80-98
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 80-98
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907202658304