Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bianca dos Santos; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Raupp, Fabiano Maury; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1645
Resumo: O estudo teve como objetivo propor a sistematização dos custos incorridos na oferta de cursos por um Instituto Federal de Educação. O câmpus Palhoça Bilíngue, objeto empírico, é um câmpus de ensino diferenciado do IFSC, devido às especificidades de cursos que são oferecidos em diferentes níveis e modalidades de ensino bilíngue. Primeiramente, realizou-se uma análise da estrutura organizacional do câmpus, por meio de pesquisa documental nos relatórios, organogramas, regimentos, estatutos e demais documentos, buscando identificar a relação entre as atividades que são desempenhadas na Direção e nos Departamentos de Ensino e Administração com os cursos ofertados, com o propósito de estabelecer os centros de custos principais e os centros de custos de apoio envolvidos na análise. Na sequência, e ainda sob a forma de pesquisa documental, fez-se um levantamento dos custos do Câmpus Palhoça Bilíngue e da Reitoria no ano de 2017, a partir dos relatórios gerados pelos sistemas informatizados do Governo Federal. Por fim, realizou-se a separação dos custos em diretos e indiretos, a fim de promover a alocação desses custos em cada centro de custos, efetuando os rateios com base na aplicação da metodologia de custeio por absorção operacionalizada por meio de departamentalização. A mensuração do custo por aluno de cada tipo de curso ofertado no câmpus Palhoça Bilingue, identificado neste estudo, contribuirá com a gestão, no sentido de fornecer informações específicas deste câmpus, necessárias para a utilização eficiente dos recursos públicos, subsidiando a avaliação de desempenho deste câmpus e servindo de orientação para o planejamento orçamentário dos próximos anos. Palavras-chave: Custos. Cursos. Instituto Federal de Educação. ABSTRACT The study aimed to propose the systematization of costs incurred in the provision of courses by a Federal Institute of Education. The Câmpus Palhoça Bilíngue, an empirical object, is a differentiated teaching campus of the IFSC, due to the specificities of courses that are offered in different levels and modalities of bilingual education. Firstly, an analysis of the organizational structure of the campus was carried out, through documentary research in reports, organizational charts, regiments, statutes and other documents, seeking to identify the relationship between the activities carried out in the Direction and Departments of Education and Administration with the courses, in order to establish the main cost centers and the support cost centers involved in the analysis. Following, and still in the form of documentary research, a survey of the costs of Câmpus Palhoça Bilíngue and the Rectory was carried out in 2017, based on the reports generated by the Federal Government's computerized systems. Finally, cost separation was made in direct and indirect costs, in order to promote the allocation of these costs in each cost center, making the apportionments based on the application of the absorption costing methodology operationalized through departmentalization. The measurement of the cost per student of each type of course offered in the Câmpus Palhoça Bilíngue, identified in this study, will contribute to the management in order to provide specific information of this campus, necessary for the efficient use of public resources, subsidizing the performance evaluation of this campus and serving as a guide to the budget planning of the coming years. Keywords: Costs. Course. Federal Institute of Education. 
id FSA-3_d62d9f244f9c0093f4fa15b0315348c4
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1645
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of EducationO estudo teve como objetivo propor a sistematização dos custos incorridos na oferta de cursos por um Instituto Federal de Educação. O câmpus Palhoça Bilíngue, objeto empírico, é um câmpus de ensino diferenciado do IFSC, devido às especificidades de cursos que são oferecidos em diferentes níveis e modalidades de ensino bilíngue. Primeiramente, realizou-se uma análise da estrutura organizacional do câmpus, por meio de pesquisa documental nos relatórios, organogramas, regimentos, estatutos e demais documentos, buscando identificar a relação entre as atividades que são desempenhadas na Direção e nos Departamentos de Ensino e Administração com os cursos ofertados, com o propósito de estabelecer os centros de custos principais e os centros de custos de apoio envolvidos na análise. Na sequência, e ainda sob a forma de pesquisa documental, fez-se um levantamento dos custos do Câmpus Palhoça Bilíngue e da Reitoria no ano de 2017, a partir dos relatórios gerados pelos sistemas informatizados do Governo Federal. Por fim, realizou-se a separação dos custos em diretos e indiretos, a fim de promover a alocação desses custos em cada centro de custos, efetuando os rateios com base na aplicação da metodologia de custeio por absorção operacionalizada por meio de departamentalização. A mensuração do custo por aluno de cada tipo de curso ofertado no câmpus Palhoça Bilingue, identificado neste estudo, contribuirá com a gestão, no sentido de fornecer informações específicas deste câmpus, necessárias para a utilização eficiente dos recursos públicos, subsidiando a avaliação de desempenho deste câmpus e servindo de orientação para o planejamento orçamentário dos próximos anos. Palavras-chave: Custos. Cursos. Instituto Federal de Educação. ABSTRACT The study aimed to propose the systematization of costs incurred in the provision of courses by a Federal Institute of Education. The Câmpus Palhoça Bilíngue, an empirical object, is a differentiated teaching campus of the IFSC, due to the specificities of courses that are offered in different levels and modalities of bilingual education. Firstly, an analysis of the organizational structure of the campus was carried out, through documentary research in reports, organizational charts, regiments, statutes and other documents, seeking to identify the relationship between the activities carried out in the Direction and Departments of Education and Administration with the courses, in order to establish the main cost centers and the support cost centers involved in the analysis. Following, and still in the form of documentary research, a survey of the costs of Câmpus Palhoça Bilíngue and the Rectory was carried out in 2017, based on the reports generated by the Federal Government's computerized systems. Finally, cost separation was made in direct and indirect costs, in order to promote the allocation of these costs in each cost center, making the apportionments based on the application of the absorption costing methodology operationalized through departmentalization. The measurement of the cost per student of each type of course offered in the Câmpus Palhoça Bilíngue, identified in this study, will contribute to the management in order to provide specific information of this campus, necessary for the efficient use of public resources, subsidizing the performance evaluation of this campus and serving as a guide to the budget planning of the coming years. Keywords: Costs. Course. Federal Institute of Education. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Costa, Bianca dos Santos; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.Raupp, Fabiano Maury; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/164510.12819/2018.15.6.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 27-54Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 27-542317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1645/491491671http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1645/491491672http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1645/491491673http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1645/821http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1645/822Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T16:22:18Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1645Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-10-30T16:22:18Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of Education
title Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of Education
spellingShingle Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of Education
Costa, Bianca dos Santos; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
title_short Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of Education
title_full Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of Education
title_fullStr Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of Education
title_full_unstemmed Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of Education
title_sort Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of Education
author Costa, Bianca dos Santos; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
author_facet Costa, Bianca dos Santos; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Raupp, Fabiano Maury; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
author_role author
author2 Raupp, Fabiano Maury; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bianca dos Santos; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Raupp, Fabiano Maury; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.subject.none.fl_str_mv
description O estudo teve como objetivo propor a sistematização dos custos incorridos na oferta de cursos por um Instituto Federal de Educação. O câmpus Palhoça Bilíngue, objeto empírico, é um câmpus de ensino diferenciado do IFSC, devido às especificidades de cursos que são oferecidos em diferentes níveis e modalidades de ensino bilíngue. Primeiramente, realizou-se uma análise da estrutura organizacional do câmpus, por meio de pesquisa documental nos relatórios, organogramas, regimentos, estatutos e demais documentos, buscando identificar a relação entre as atividades que são desempenhadas na Direção e nos Departamentos de Ensino e Administração com os cursos ofertados, com o propósito de estabelecer os centros de custos principais e os centros de custos de apoio envolvidos na análise. Na sequência, e ainda sob a forma de pesquisa documental, fez-se um levantamento dos custos do Câmpus Palhoça Bilíngue e da Reitoria no ano de 2017, a partir dos relatórios gerados pelos sistemas informatizados do Governo Federal. Por fim, realizou-se a separação dos custos em diretos e indiretos, a fim de promover a alocação desses custos em cada centro de custos, efetuando os rateios com base na aplicação da metodologia de custeio por absorção operacionalizada por meio de departamentalização. A mensuração do custo por aluno de cada tipo de curso ofertado no câmpus Palhoça Bilingue, identificado neste estudo, contribuirá com a gestão, no sentido de fornecer informações específicas deste câmpus, necessárias para a utilização eficiente dos recursos públicos, subsidiando a avaliação de desempenho deste câmpus e servindo de orientação para o planejamento orçamentário dos próximos anos. Palavras-chave: Custos. Cursos. Instituto Federal de Educação. ABSTRACT The study aimed to propose the systematization of costs incurred in the provision of courses by a Federal Institute of Education. The Câmpus Palhoça Bilíngue, an empirical object, is a differentiated teaching campus of the IFSC, due to the specificities of courses that are offered in different levels and modalities of bilingual education. Firstly, an analysis of the organizational structure of the campus was carried out, through documentary research in reports, organizational charts, regiments, statutes and other documents, seeking to identify the relationship between the activities carried out in the Direction and Departments of Education and Administration with the courses, in order to establish the main cost centers and the support cost centers involved in the analysis. Following, and still in the form of documentary research, a survey of the costs of Câmpus Palhoça Bilíngue and the Rectory was carried out in 2017, based on the reports generated by the Federal Government's computerized systems. Finally, cost separation was made in direct and indirect costs, in order to promote the allocation of these costs in each cost center, making the apportionments based on the application of the absorption costing methodology operationalized through departmentalization. The measurement of the cost per student of each type of course offered in the Câmpus Palhoça Bilíngue, identified in this study, will contribute to the management in order to provide specific information of this campus, necessary for the efficient use of public resources, subsidizing the performance evaluation of this campus and serving as a guide to the budget planning of the coming years. Keywords: Costs. Course. Federal Institute of Education. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1645
10.12819/2018.15.6.2
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1645
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.6.2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1645/491491671
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1645/491491672
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1645/491491673
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1645/821
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1645/822
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 27-54
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, nov./dez. 2018; 27-54
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906016718848