Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Helen
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Viana da Silva, Ruth Aparecida, Ferreira de Azara Filho, Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1784
Resumo: Toda política voltada para a formação de trabalhadores/as da educação básica encontra-se vinculada a sujeitos/as concretos/as, pertencentes a um contexto histórico no qual concepções de educação e trabalho se articulam a objetivos específicos. A formação inicial e continuada de funcionários/as da educação foi referendada pelo Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016, instituindo a Política Nacionalde Formação dos Profissionais da Educação Básica. Entendendo que a formação é condição sine qua non para a valorização de funcionários/as, o presente texto apresenta as experiências do InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás com o Programa Profuncionário. Dada sua importância e abrangência para formação, reconhecimento e valorização da categoria, enfatiza-se a necessidade de endossar a luta por valorização e efetivação de políticas de formação inicial e continuada que contemplem as áreas de atuação de trabalhadores/as no espaço escolar.
id CNTE-1_d5ef03aefce476bc2f46675ab20902d8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1784
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de GoiásPolíticas educacionaisFuncionários da educaçãoPolíticas de formação e valorizaçãoToda política voltada para a formação de trabalhadores/as da educação básica encontra-se vinculada a sujeitos/as concretos/as, pertencentes a um contexto histórico no qual concepções de educação e trabalho se articulam a objetivos específicos. A formação inicial e continuada de funcionários/as da educação foi referendada pelo Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016, instituindo a Política Nacionalde Formação dos Profissionais da Educação Básica. Entendendo que a formação é condição sine qua non para a valorização de funcionários/as, o presente texto apresenta as experiências do InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás com o Programa Profuncionário. Dada sua importância e abrangência para formação, reconhecimento e valorização da categoria, enfatiza-se a necessidade de endossar a luta por valorização e efetivação de políticas de formação inicial e continuada que contemplem as áreas de atuação de trabalhadores/as no espaço escolar.CNTE2023-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/178410.22420/rde.v17i38.1784Retratos da Escola; v. 17 n. 38 (2023): Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica2238-439110.22420/rde.v17i38reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1784/1189Pereira, HelenViana da Silva, Ruth AparecidaFerreira de Azara Filho, Miltoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T20:45:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1784Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-09-22T20:45:03Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás
title Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás
spellingShingle Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás
Pereira, Helen
Políticas educacionais
Funcionários da educação
Políticas de formação e valorização
title_short Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás
title_full Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás
title_fullStr Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás
title_full_unstemmed Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás
title_sort Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás
author Pereira, Helen
author_facet Pereira, Helen
Viana da Silva, Ruth Aparecida
Ferreira de Azara Filho, Milton
author_role author
author2 Viana da Silva, Ruth Aparecida
Ferreira de Azara Filho, Milton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Helen
Viana da Silva, Ruth Aparecida
Ferreira de Azara Filho, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Funcionários da educação
Políticas de formação e valorização
topic Políticas educacionais
Funcionários da educação
Políticas de formação e valorização
description Toda política voltada para a formação de trabalhadores/as da educação básica encontra-se vinculada a sujeitos/as concretos/as, pertencentes a um contexto histórico no qual concepções de educação e trabalho se articulam a objetivos específicos. A formação inicial e continuada de funcionários/as da educação foi referendada pelo Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016, instituindo a Política Nacionalde Formação dos Profissionais da Educação Básica. Entendendo que a formação é condição sine qua non para a valorização de funcionários/as, o presente texto apresenta as experiências do InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás com o Programa Profuncionário. Dada sua importância e abrangência para formação, reconhecimento e valorização da categoria, enfatiza-se a necessidade de endossar a luta por valorização e efetivação de políticas de formação inicial e continuada que contemplem as áreas de atuação de trabalhadores/as no espaço escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1784
10.22420/rde.v17i38.1784
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1784
identifier_str_mv 10.22420/rde.v17i38.1784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1784/1189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 17 n. 38 (2023): Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica
2238-4391
10.22420/rde.v17i38
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340564893696