Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Josir Simeone; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2247
Resumo: O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo. O que justifica a pesquisa é a falta de uma política de Estado para o turismo e o excesso de tributações que recaem sobre quem faz viagens nacionais e internacionais, impedindo que o setor se desenvolva no Brasil à mesma medida que em outros países se destacam. Este cenário tem impossibilitado, ou atrasado, o processo de internacionalização de empresas turísticas no Brasil. Logo, este estudo objetiva analisar as estratégias de internacionalização adotadas pela empresa de turismo brasileira Hotel Urbano - Hurb, verificando a capacidade competitiva da atividade turística no Brasil e o papel das tecnologias nas tendências de mercado. Como procedimentos metodológicos, a natureza da pesquisa é qualitativa. Quanto aos fins, é descritiva e quanto aos meios, pesquisa de campo. Foi realizado um estudo sistemático bibliográfico e documental quanto aos meios. Utilizou-se a pesquisa documental no site do Hurb como um dos instrumentos de coleta de dados. Como principais resultados, o Hurb no Brasil é considerado uma empresa que vem alcançando bons índices de faturamento. As etapas traçadas indicam que há convergências com os procedimentos para o processo de internacionalização, mas que tudo ainda está muito incipiente. De acordo com o discurso do CEO, foi percebido que a internacionalização deve ocorrer inicialmente por meio de reservas em hotéis internacionais com parcerias que intermediarão o processo, etapa que possibilitará perceber como são seus novos consumidores e parceiros internacionais.  Palavras-chave: Estratégias de Internacionalização. Turismo. Hotel Urbano. ABSTRACT Tourism is the fastest growing activity in the tertiary sector in Brazil and worldwide. What justifies the research is the lack of a State policy for tourism, and the excess of taxes that fall on those who make national and international trips, preventing the sector from developing in Brazil to the same extent that in other countries they stand out. This scenario has prevented, or delayed, the internationalization process of tourist companies in Brazil. Therefore, this study aims to analyze the internationalization strategies adopted by the Brazilian tourism company Hotel Urbano - Hurb, verifying the competitive capacity of tourism in Brazil and the role of technologies in market trends. As methodological procedures, the nature of the research is qualitative. As for the ends, it is descriptive and as for the means, field research. A systematic bibliographic and documentary study was carried out as to the means. Documentary research on the Hurb website was used as one of the data collection instruments. As main results, Hurb in Brazil is considered a company that has been achieving good sales figures. The traced steps indicate that there are convergences with the procedures for the internationalization process, but that everything is still very incipient. According to the CEO's speech, it was realized that internationalization should occur initially through reservations at international hotels with partnerships that will mediate the process, a step that will make it possible to understand how their new consumers and international partners are. Keywords: Internationalization Strategies. Tourism. Hotel Urbano.
id FSA-3_d652c6736c91969266ac52331219da41
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2247
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in BrazilAdministração; TurismoO turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo. O que justifica a pesquisa é a falta de uma política de Estado para o turismo e o excesso de tributações que recaem sobre quem faz viagens nacionais e internacionais, impedindo que o setor se desenvolva no Brasil à mesma medida que em outros países se destacam. Este cenário tem impossibilitado, ou atrasado, o processo de internacionalização de empresas turísticas no Brasil. Logo, este estudo objetiva analisar as estratégias de internacionalização adotadas pela empresa de turismo brasileira Hotel Urbano - Hurb, verificando a capacidade competitiva da atividade turística no Brasil e o papel das tecnologias nas tendências de mercado. Como procedimentos metodológicos, a natureza da pesquisa é qualitativa. Quanto aos fins, é descritiva e quanto aos meios, pesquisa de campo. Foi realizado um estudo sistemático bibliográfico e documental quanto aos meios. Utilizou-se a pesquisa documental no site do Hurb como um dos instrumentos de coleta de dados. Como principais resultados, o Hurb no Brasil é considerado uma empresa que vem alcançando bons índices de faturamento. As etapas traçadas indicam que há convergências com os procedimentos para o processo de internacionalização, mas que tudo ainda está muito incipiente. De acordo com o discurso do CEO, foi percebido que a internacionalização deve ocorrer inicialmente por meio de reservas em hotéis internacionais com parcerias que intermediarão o processo, etapa que possibilitará perceber como são seus novos consumidores e parceiros internacionais.  Palavras-chave: Estratégias de Internacionalização. Turismo. Hotel Urbano. ABSTRACT Tourism is the fastest growing activity in the tertiary sector in Brazil and worldwide. What justifies the research is the lack of a State policy for tourism, and the excess of taxes that fall on those who make national and international trips, preventing the sector from developing in Brazil to the same extent that in other countries they stand out. This scenario has prevented, or delayed, the internationalization process of tourist companies in Brazil. Therefore, this study aims to analyze the internationalization strategies adopted by the Brazilian tourism company Hotel Urbano - Hurb, verifying the competitive capacity of tourism in Brazil and the role of technologies in market trends. As methodological procedures, the nature of the research is qualitative. As for the ends, it is descriptive and as for the means, field research. A systematic bibliographic and documentary study was carried out as to the means. Documentary research on the Hurb website was used as one of the data collection instruments. As main results, Hurb in Brazil is considered a company that has been achieving good sales figures. The traced steps indicate that there are convergences with the procedures for the internationalization process, but that everything is still very incipient. According to the CEO's speech, it was realized that internationalization should occur initially through reservations at international hotels with partnerships that will mediate the process, a step that will make it possible to understand how their new consumers and international partners are. Keywords: Internationalization Strategies. Tourism. Hotel Urbano.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESBittencourt, Flora Thamiris Rodrigues; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)Gomes, Josir Simeone; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/224710.12819/2021.18.02.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 42-62Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 42-622317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2247/491492656http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2247/491492657http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2247/491492658http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2247/1585http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2247/1586Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T20:00:27Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2247Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-14T20:00:27Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in Brazil
title Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in Brazil
spellingShingle Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in Brazil
Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
Administração; Turismo
title_short Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in Brazil
title_full Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in Brazil
title_fullStr Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in Brazil
title_full_unstemmed Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in Brazil
title_sort Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in Brazil
author Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
author_facet Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
Gomes, Josir Simeone; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
author_role author
author2 Gomes, Josir Simeone; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
Gomes, Josir Simeone; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Turismo
topic Administração; Turismo
description O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo. O que justifica a pesquisa é a falta de uma política de Estado para o turismo e o excesso de tributações que recaem sobre quem faz viagens nacionais e internacionais, impedindo que o setor se desenvolva no Brasil à mesma medida que em outros países se destacam. Este cenário tem impossibilitado, ou atrasado, o processo de internacionalização de empresas turísticas no Brasil. Logo, este estudo objetiva analisar as estratégias de internacionalização adotadas pela empresa de turismo brasileira Hotel Urbano - Hurb, verificando a capacidade competitiva da atividade turística no Brasil e o papel das tecnologias nas tendências de mercado. Como procedimentos metodológicos, a natureza da pesquisa é qualitativa. Quanto aos fins, é descritiva e quanto aos meios, pesquisa de campo. Foi realizado um estudo sistemático bibliográfico e documental quanto aos meios. Utilizou-se a pesquisa documental no site do Hurb como um dos instrumentos de coleta de dados. Como principais resultados, o Hurb no Brasil é considerado uma empresa que vem alcançando bons índices de faturamento. As etapas traçadas indicam que há convergências com os procedimentos para o processo de internacionalização, mas que tudo ainda está muito incipiente. De acordo com o discurso do CEO, foi percebido que a internacionalização deve ocorrer inicialmente por meio de reservas em hotéis internacionais com parcerias que intermediarão o processo, etapa que possibilitará perceber como são seus novos consumidores e parceiros internacionais.  Palavras-chave: Estratégias de Internacionalização. Turismo. Hotel Urbano. ABSTRACT Tourism is the fastest growing activity in the tertiary sector in Brazil and worldwide. What justifies the research is the lack of a State policy for tourism, and the excess of taxes that fall on those who make national and international trips, preventing the sector from developing in Brazil to the same extent that in other countries they stand out. This scenario has prevented, or delayed, the internationalization process of tourist companies in Brazil. Therefore, this study aims to analyze the internationalization strategies adopted by the Brazilian tourism company Hotel Urbano - Hurb, verifying the competitive capacity of tourism in Brazil and the role of technologies in market trends. As methodological procedures, the nature of the research is qualitative. As for the ends, it is descriptive and as for the means, field research. A systematic bibliographic and documentary study was carried out as to the means. Documentary research on the Hurb website was used as one of the data collection instruments. As main results, Hurb in Brazil is considered a company that has been achieving good sales figures. The traced steps indicate that there are convergences with the procedures for the internationalization process, but that everything is still very incipient. According to the CEO's speech, it was realized that internationalization should occur initially through reservations at international hotels with partnerships that will mediate the process, a step that will make it possible to understand how their new consumers and international partners are. Keywords: Internationalization Strategies. Tourism. Hotel Urbano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2247
10.12819/2021.18.02.3
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2247
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.02.3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2247/491492656
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2247/491492657
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2247/491492658
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2247/1585
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2247/1586
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 42-62
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 42-62
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908984188928