A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/869
Resumo: As organizações estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, no qual se denomina hoje de era informacional. Essa acirrada competitividade tem promovido mudanças nas empresas e entre elas, destaca-se a maneira como o comportamento dos indivíduos é gerido. Atualmente, nota-se a busca de um modelo de gestão de pessoas capaz de não apenas valorizar e reter os melhores talentos na organização, mas, sobretudo, gerenciar de modo harmônico a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas possuem uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, entre outras, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica de suas gestões. Trazendo esses aspectos para a realidade do turismo, destaca-se o quanto é importante compreender como essas gerações, especialmente a geração Y, estão se inserido no mercado de trabalho. Assim, o objetivo geral deste trabalho compreende pesquisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para seu cumprimento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, sendo esta última de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y dentro das organizações, a incompreensão das demais gerações frente às particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense com a realidade do mercado de trabalho
id UFF-2_899e239f3adbe617abfedfea200c9844
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/869
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do curso de Turismo da Universidade Federal FluminenseEra informacionalMercado de trabalhoGeração YUniversidade Federal FluminenseCurso de TurismoTurismoGeração YInformational eraLabor marketGeneration YUniversidade Federal FluminenseTourism courseAs organizações estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, no qual se denomina hoje de era informacional. Essa acirrada competitividade tem promovido mudanças nas empresas e entre elas, destaca-se a maneira como o comportamento dos indivíduos é gerido. Atualmente, nota-se a busca de um modelo de gestão de pessoas capaz de não apenas valorizar e reter os melhores talentos na organização, mas, sobretudo, gerenciar de modo harmônico a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas possuem uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, entre outras, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica de suas gestões. Trazendo esses aspectos para a realidade do turismo, destaca-se o quanto é importante compreender como essas gerações, especialmente a geração Y, estão se inserido no mercado de trabalho. Assim, o objetivo geral deste trabalho compreende pesquisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para seu cumprimento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, sendo esta última de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y dentro das organizações, a incompreensão das demais gerações frente às particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense com a realidade do mercado de trabalhoThe organizations are inserted in a highly competitive environment in which today is called informational era. This fierce competition has promoted changes in and between companies, highlights the way people's behavior is managed. Currently, there is a search for a model of people management can not only enhance and retain the best talent in the organization, but especially harmoniously manage this diversity in the work space. It is considered that companies have a plurality of individuals with different characteristics, such as race, ethnicity, gender, age, among others, which influence significantly the dynamics of its efforts. Bringing these aspects to the reality of tourism, stands out how important it is to understand how these generations, especially generation Y, are inserted in the labor market. Thus, the objective of this work includes researching the perceptions of generation Y with respect to the labor market. For its fulfillment, a literature and qualitative empirical research was conducted using the method of focus group. The main results were the natural way of working millennials within organizations, the incomprehension of other generations ahead of the special features and performances of generation Y in the organizational context and the existing gap between course Tourism of Universidade Federal Fluminense and reality of the labor marketCastro, Carolina Lescura de CarvalhoValduga, Manoela CarrilloFonseca Filho, Ari da SilvaBittencourt, Flora Thamíris Rodrigues2015-11-06T16:54:18Z2015-11-06T16:54:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/869CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-24T17:19:51Zoai:app.uff.br:1/869Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-24T17:19:51Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense
title A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense
spellingShingle A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense
Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
Era informacional
Mercado de trabalho
Geração Y
Universidade Federal Fluminense
Curso de Turismo
Turismo
Geração Y
Informational era
Labor market
Generation Y
Universidade Federal Fluminense
Tourism course
title_short A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense
title_full A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense
title_fullStr A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense
title_full_unstemmed A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense
title_sort A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense
author Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
author_facet Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Carolina Lescura de Carvalho
Valduga, Manoela Carrillo
Fonseca Filho, Ari da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Era informacional
Mercado de trabalho
Geração Y
Universidade Federal Fluminense
Curso de Turismo
Turismo
Geração Y
Informational era
Labor market
Generation Y
Universidade Federal Fluminense
Tourism course
topic Era informacional
Mercado de trabalho
Geração Y
Universidade Federal Fluminense
Curso de Turismo
Turismo
Geração Y
Informational era
Labor market
Generation Y
Universidade Federal Fluminense
Tourism course
description As organizações estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, no qual se denomina hoje de era informacional. Essa acirrada competitividade tem promovido mudanças nas empresas e entre elas, destaca-se a maneira como o comportamento dos indivíduos é gerido. Atualmente, nota-se a busca de um modelo de gestão de pessoas capaz de não apenas valorizar e reter os melhores talentos na organização, mas, sobretudo, gerenciar de modo harmônico a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas possuem uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, entre outras, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica de suas gestões. Trazendo esses aspectos para a realidade do turismo, destaca-se o quanto é importante compreender como essas gerações, especialmente a geração Y, estão se inserido no mercado de trabalho. Assim, o objetivo geral deste trabalho compreende pesquisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para seu cumprimento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, sendo esta última de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y dentro das organizações, a incompreensão das demais gerações frente às particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense com a realidade do mercado de trabalho
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-11-06T16:54:18Z
2015-11-06T16:54:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/869
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838778732052480