Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology Teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2882 |
Resumo: | Uma educação afetiva que prioriza a empatia e a alteridade pode ser desenvolvida a partir das metodologias ativas de aprendizagem. No caso do ensino de biologia, essa abordagem pode contribuir de maneira significativa para o letramento científico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho pondera o papel da afetividade a qual está diretamente relacionada à conexão dos estudantes à disciplina, mediada pelo professor, sendo estímulo para o processo de letramento científico baseado em metodologias ativas. Dessa forma, a construção de habilidades entre professores e estudantes, que vão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de aprendizagens, deve considerar a escola como um ambiente no qual as pessoas passam um tempo longo e significativo de suas vidas e que o processo de ensino-aprendizagem não é monológico e depende da interação professor-aluno na qual a afetividade deve ser uma constante, com um olhar positivo na relação pedagógica. A partir disso, é possível o desenvolvimento de estratégias de ensino que têm como protagonista os alunos e que potencializam a visão crítica do mundo e a compreensão mais profunda sobre as informações científicas. Nesse sentido, a utilização do blog escolar (uma forma mais atual do jornal de classe, uma metodologia ativa bastante utilizada nas escolas) poderia potencializar essas aprendizagens e permitir uma melhoria da qualidade da relação pedagógica. Palavras-chave: Literacia Científica. Ensino de Ciências. Métodos de Ensino. Internet; Dimensão Afetiva do Ensino. ABSTRACT An affective education that prioritizes empathy and otherness can be developed from active learning methodologies. In the case of biology teaching, this approach can contribute significantly to scientific reading. In this sense, the objective of this work was to propose a scientific literacy strategy based on active learning methodologies from an affectivity perspective. Thus, the construction of skills between teachers and students who will contribute significantly to the learning development should consider the school as an environment in which people spend a long and significant time of their lives and that the process teaching learning is not monological and depends on teacher-interactionin which affectivity should be a constant, with a positive look at the pedagogical relationship. From this, it is possible to develop teaching strategies that have as protagonist students and that enhance the critical view of the world and deeper understanding of scientific information. In this sense, the use of the school blog (a more current form of the class newspaper, an active methodology widely used in schools) could enhance these learning and allow an improvement in the quality of the pedagogical relationship. Keywords: Scientific Literacy. Science Teaching. Teaching Methods. Internet. Teaching Affective Dimension. |
id |
FSA-3_da27dade0446ad2b8b9470bb38168f20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2882 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology TeachingEducaçãoUma educação afetiva que prioriza a empatia e a alteridade pode ser desenvolvida a partir das metodologias ativas de aprendizagem. No caso do ensino de biologia, essa abordagem pode contribuir de maneira significativa para o letramento científico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho pondera o papel da afetividade a qual está diretamente relacionada à conexão dos estudantes à disciplina, mediada pelo professor, sendo estímulo para o processo de letramento científico baseado em metodologias ativas. Dessa forma, a construção de habilidades entre professores e estudantes, que vão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de aprendizagens, deve considerar a escola como um ambiente no qual as pessoas passam um tempo longo e significativo de suas vidas e que o processo de ensino-aprendizagem não é monológico e depende da interação professor-aluno na qual a afetividade deve ser uma constante, com um olhar positivo na relação pedagógica. A partir disso, é possível o desenvolvimento de estratégias de ensino que têm como protagonista os alunos e que potencializam a visão crítica do mundo e a compreensão mais profunda sobre as informações científicas. Nesse sentido, a utilização do blog escolar (uma forma mais atual do jornal de classe, uma metodologia ativa bastante utilizada nas escolas) poderia potencializar essas aprendizagens e permitir uma melhoria da qualidade da relação pedagógica. Palavras-chave: Literacia Científica. Ensino de Ciências. Métodos de Ensino. Internet; Dimensão Afetiva do Ensino. ABSTRACT An affective education that prioritizes empathy and otherness can be developed from active learning methodologies. In the case of biology teaching, this approach can contribute significantly to scientific reading. In this sense, the objective of this work was to propose a scientific literacy strategy based on active learning methodologies from an affectivity perspective. Thus, the construction of skills between teachers and students who will contribute significantly to the learning development should consider the school as an environment in which people spend a long and significant time of their lives and that the process teaching learning is not monological and depends on teacher-interactionin which affectivity should be a constant, with a positive look at the pedagogical relationship. From this, it is possible to develop teaching strategies that have as protagonist students and that enhance the critical view of the world and deeper understanding of scientific information. In this sense, the use of the school blog (a more current form of the class newspaper, an active methodology widely used in schools) could enhance these learning and allow an improvement in the quality of the pedagogical relationship. Keywords: Scientific Literacy. Science Teaching. Teaching Methods. Internet. Teaching Affective Dimension. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Paixão, Aline Raquel Cardoso; Universidade Federal do Triângulo MineiroGalego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/288210.12819/2024.21.2.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, fev. 2024; 171-188Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, fev. 2024; 171-1882317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2882/491494230http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2882/491494231http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2882/491494232http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2882/2391http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2882/2392Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-15T17:21:41Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2882Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2024-04-15T17:21:41Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology Teaching |
title |
Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology Teaching |
spellingShingle |
Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology Teaching Paixão, Aline Raquel Cardoso; Universidade Federal do Triângulo Mineiro Educação |
title_short |
Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology Teaching |
title_full |
Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology Teaching |
title_fullStr |
Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology Teaching |
title_full_unstemmed |
Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology Teaching |
title_sort |
Afetividade, Letramento Científico e Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Biologia / Affectivity, Scientific Literacy and Active Learning Methodologies in Biology Teaching |
author |
Paixão, Aline Raquel Cardoso; Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
author_facet |
Paixão, Aline Raquel Cardoso; Universidade Federal do Triângulo Mineiro Galego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
author_role |
author |
author2 |
Galego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Aline Raquel Cardoso; Universidade Federal do Triângulo Mineiro Galego, Luís Gustavo da Conceição; Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Uma educação afetiva que prioriza a empatia e a alteridade pode ser desenvolvida a partir das metodologias ativas de aprendizagem. No caso do ensino de biologia, essa abordagem pode contribuir de maneira significativa para o letramento científico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho pondera o papel da afetividade a qual está diretamente relacionada à conexão dos estudantes à disciplina, mediada pelo professor, sendo estímulo para o processo de letramento científico baseado em metodologias ativas. Dessa forma, a construção de habilidades entre professores e estudantes, que vão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de aprendizagens, deve considerar a escola como um ambiente no qual as pessoas passam um tempo longo e significativo de suas vidas e que o processo de ensino-aprendizagem não é monológico e depende da interação professor-aluno na qual a afetividade deve ser uma constante, com um olhar positivo na relação pedagógica. A partir disso, é possível o desenvolvimento de estratégias de ensino que têm como protagonista os alunos e que potencializam a visão crítica do mundo e a compreensão mais profunda sobre as informações científicas. Nesse sentido, a utilização do blog escolar (uma forma mais atual do jornal de classe, uma metodologia ativa bastante utilizada nas escolas) poderia potencializar essas aprendizagens e permitir uma melhoria da qualidade da relação pedagógica. Palavras-chave: Literacia Científica. Ensino de Ciências. Métodos de Ensino. Internet; Dimensão Afetiva do Ensino. ABSTRACT An affective education that prioritizes empathy and otherness can be developed from active learning methodologies. In the case of biology teaching, this approach can contribute significantly to scientific reading. In this sense, the objective of this work was to propose a scientific literacy strategy based on active learning methodologies from an affectivity perspective. Thus, the construction of skills between teachers and students who will contribute significantly to the learning development should consider the school as an environment in which people spend a long and significant time of their lives and that the process teaching learning is not monological and depends on teacher-interactionin which affectivity should be a constant, with a positive look at the pedagogical relationship. From this, it is possible to develop teaching strategies that have as protagonist students and that enhance the critical view of the world and deeper understanding of scientific information. In this sense, the use of the school blog (a more current form of the class newspaper, an active methodology widely used in schools) could enhance these learning and allow an improvement in the quality of the pedagogical relationship. Keywords: Scientific Literacy. Science Teaching. Teaching Methods. Internet. Teaching Affective Dimension. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2882 10.12819/2024.21.2.9 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2882 |
identifier_str_mv |
10.12819/2024.21.2.9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2882/491494230 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2882/491494231 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2882/491494232 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2882/2391 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2882/2392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, fev. 2024; 171-188 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, fev. 2024; 171-188 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944904676638720 |