Assistência Estudantil e Democratização da Educação no Brasil e no IFPI / Student Assistance and Democratization of Education in Brazil and at the IFPI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tulyana Coutinho Bento; INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Maria do Rosário de Fátima e; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2759
Resumo: Este texto versa sobre assistência estudantil na sua relação com a problemática da democratização do acesso e permanência no ensino superior e profissional de estudantes de classes populares, nas instituições federais de ensino no Brasil e, em especial, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Assim, objetiva-se examinar as condições de inserção dos estudantes pobres num espaço marcado, historicamente, pela sua exclusão. Para isso, utilizou-se a pesquisa em fontes documentais e bibliográficas referentes ao ensino superior, profissional e à assistência estudantil; dentre eles, destacam-se os seguintes: dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – Síntese de Indicadores Sociais, Leis de Diretrizes Orçamentárias e de dados do questionário socioeconômico preenchido pelos estudantes no momento de ingresso nos cursos do IFPI. Constata-se que a democratização do ensino superior e profissional proporcionada por programas, como o REUNI e a Lei de Cotas, resultou no aumento de estudantes provenientes de segmentos sociais mais pauperizados. Contudo, com a limitação de recursos para o PNAES repassados às instituições federais de ensino, ocorreu o aumento do grau de seletividade e focalização dos benefícios de assistência estudantil para públicos cada vez mais pobres no IFPI – Campus Teresina Central. Assim, a política de assistência estudantil, embora amenize as dificuldades financeiras dos estudantes pobres atendidos, não assegura, efetivamente, a democratização das condições de acesso e permanência ao total de estudantes que dela precisam, aspecto que serve como instrumento de manutenção das condições de desigualdades sociais entre eles. Palavras-chave: Assistência ao Educando. Democratização do Ensino. Educação Profissional. ABSTRACT This text deals with student assistance in its relationship with the issue of democratizing access and permanence in higher and professional education for students from lower classes in federal educational institutions in Brazil and, in particular, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Piauí (IFPI). Thus, the objective is to examine the conditions of inclusion of poor students in a space historically marked by their exclusion. For this, research was used in documentary and bibliographic sources referring to higher, professional and student care education; among them, the following stand out: data from the National Household Sample Survey (PNAD) – Synthesis of Social Indicators, Budget Guidelines Laws and data from the socioeconomic questionnaire filled out by students at the time of entry into the IFPI courses. It appears that the democratization of higher and professional education provided by programs such as REUNI and the Quota Law resulted in an increase in students from poorer social segments. However, with the limitation of resources for the PNAES transferred to federal educational institutions, there was an increase in the degree of selectivity and focus of student assistance benefits for increasingly poor publics in the IFPI – Teresina Central Campus. Thus, the student assistance policy, while alleviating the financial difficulties of poor students served, does not effectively ensure the democratization of the conditions of access and permanence to the total number of students who need it, serving as an instrument for maintaining the conditions of social inequalities between they. Keywords: Student Assistance. Democratization of Education. Professional Education.
id FSA-3_ddf8deb9762bb1670d1a4006a1b68167
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2759
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Assistência Estudantil e Democratização da Educação no Brasil e no IFPI / Student Assistance and Democratization of Education in Brazil and at the IFPISociologia; Serviço SocialEste texto versa sobre assistência estudantil na sua relação com a problemática da democratização do acesso e permanência no ensino superior e profissional de estudantes de classes populares, nas instituições federais de ensino no Brasil e, em especial, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Assim, objetiva-se examinar as condições de inserção dos estudantes pobres num espaço marcado, historicamente, pela sua exclusão. Para isso, utilizou-se a pesquisa em fontes documentais e bibliográficas referentes ao ensino superior, profissional e à assistência estudantil; dentre eles, destacam-se os seguintes: dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – Síntese de Indicadores Sociais, Leis de Diretrizes Orçamentárias e de dados do questionário socioeconômico preenchido pelos estudantes no momento de ingresso nos cursos do IFPI. Constata-se que a democratização do ensino superior e profissional proporcionada por programas, como o REUNI e a Lei de Cotas, resultou no aumento de estudantes provenientes de segmentos sociais mais pauperizados. Contudo, com a limitação de recursos para o PNAES repassados às instituições federais de ensino, ocorreu o aumento do grau de seletividade e focalização dos benefícios de assistência estudantil para públicos cada vez mais pobres no IFPI – Campus Teresina Central. Assim, a política de assistência estudantil, embora amenize as dificuldades financeiras dos estudantes pobres atendidos, não assegura, efetivamente, a democratização das condições de acesso e permanência ao total de estudantes que dela precisam, aspecto que serve como instrumento de manutenção das condições de desigualdades sociais entre eles. Palavras-chave: Assistência ao Educando. Democratização do Ensino. Educação Profissional. ABSTRACT This text deals with student assistance in its relationship with the issue of democratizing access and permanence in higher and professional education for students from lower classes in federal educational institutions in Brazil and, in particular, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Piauí (IFPI). Thus, the objective is to examine the conditions of inclusion of poor students in a space historically marked by their exclusion. For this, research was used in documentary and bibliographic sources referring to higher, professional and student care education; among them, the following stand out: data from the National Household Sample Survey (PNAD) – Synthesis of Social Indicators, Budget Guidelines Laws and data from the socioeconomic questionnaire filled out by students at the time of entry into the IFPI courses. It appears that the democratization of higher and professional education provided by programs such as REUNI and the Quota Law resulted in an increase in students from poorer social segments. However, with the limitation of resources for the PNAES transferred to federal educational institutions, there was an increase in the degree of selectivity and focus of student assistance benefits for increasingly poor publics in the IFPI – Teresina Central Campus. Thus, the student assistance policy, while alleviating the financial difficulties of poor students served, does not effectively ensure the democratization of the conditions of access and permanence to the total number of students who need it, serving as an instrument for maintaining the conditions of social inequalities between they. Keywords: Student Assistance. Democratization of Education. Professional Education.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pereira, Tulyana Coutinho Bento; INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍSilva, Maria do Rosário de Fátima e; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/275910.12819/2023.20.6.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 236-262Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 236-2622317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2759/491493953http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2759/491493954http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2759/491493955http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2759/2219http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2759/2220Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-30T15:25:39Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2759Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-05-30T15:25:39Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência Estudantil e Democratização da Educação no Brasil e no IFPI / Student Assistance and Democratization of Education in Brazil and at the IFPI
title Assistência Estudantil e Democratização da Educação no Brasil e no IFPI / Student Assistance and Democratization of Education in Brazil and at the IFPI
spellingShingle Assistência Estudantil e Democratização da Educação no Brasil e no IFPI / Student Assistance and Democratization of Education in Brazil and at the IFPI
Pereira, Tulyana Coutinho Bento; INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
Sociologia; Serviço Social
title_short Assistência Estudantil e Democratização da Educação no Brasil e no IFPI / Student Assistance and Democratization of Education in Brazil and at the IFPI
title_full Assistência Estudantil e Democratização da Educação no Brasil e no IFPI / Student Assistance and Democratization of Education in Brazil and at the IFPI
title_fullStr Assistência Estudantil e Democratização da Educação no Brasil e no IFPI / Student Assistance and Democratization of Education in Brazil and at the IFPI
title_full_unstemmed Assistência Estudantil e Democratização da Educação no Brasil e no IFPI / Student Assistance and Democratization of Education in Brazil and at the IFPI
title_sort Assistência Estudantil e Democratização da Educação no Brasil e no IFPI / Student Assistance and Democratization of Education in Brazil and at the IFPI
author Pereira, Tulyana Coutinho Bento; INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
author_facet Pereira, Tulyana Coutinho Bento; INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
Silva, Maria do Rosário de Fátima e; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
author_role author
author2 Silva, Maria do Rosário de Fátima e; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tulyana Coutinho Bento; INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
Silva, Maria do Rosário de Fátima e; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia; Serviço Social
topic Sociologia; Serviço Social
description Este texto versa sobre assistência estudantil na sua relação com a problemática da democratização do acesso e permanência no ensino superior e profissional de estudantes de classes populares, nas instituições federais de ensino no Brasil e, em especial, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Assim, objetiva-se examinar as condições de inserção dos estudantes pobres num espaço marcado, historicamente, pela sua exclusão. Para isso, utilizou-se a pesquisa em fontes documentais e bibliográficas referentes ao ensino superior, profissional e à assistência estudantil; dentre eles, destacam-se os seguintes: dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – Síntese de Indicadores Sociais, Leis de Diretrizes Orçamentárias e de dados do questionário socioeconômico preenchido pelos estudantes no momento de ingresso nos cursos do IFPI. Constata-se que a democratização do ensino superior e profissional proporcionada por programas, como o REUNI e a Lei de Cotas, resultou no aumento de estudantes provenientes de segmentos sociais mais pauperizados. Contudo, com a limitação de recursos para o PNAES repassados às instituições federais de ensino, ocorreu o aumento do grau de seletividade e focalização dos benefícios de assistência estudantil para públicos cada vez mais pobres no IFPI – Campus Teresina Central. Assim, a política de assistência estudantil, embora amenize as dificuldades financeiras dos estudantes pobres atendidos, não assegura, efetivamente, a democratização das condições de acesso e permanência ao total de estudantes que dela precisam, aspecto que serve como instrumento de manutenção das condições de desigualdades sociais entre eles. Palavras-chave: Assistência ao Educando. Democratização do Ensino. Educação Profissional. ABSTRACT This text deals with student assistance in its relationship with the issue of democratizing access and permanence in higher and professional education for students from lower classes in federal educational institutions in Brazil and, in particular, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Piauí (IFPI). Thus, the objective is to examine the conditions of inclusion of poor students in a space historically marked by their exclusion. For this, research was used in documentary and bibliographic sources referring to higher, professional and student care education; among them, the following stand out: data from the National Household Sample Survey (PNAD) – Synthesis of Social Indicators, Budget Guidelines Laws and data from the socioeconomic questionnaire filled out by students at the time of entry into the IFPI courses. It appears that the democratization of higher and professional education provided by programs such as REUNI and the Quota Law resulted in an increase in students from poorer social segments. However, with the limitation of resources for the PNAES transferred to federal educational institutions, there was an increase in the degree of selectivity and focus of student assistance benefits for increasingly poor publics in the IFPI – Teresina Central Campus. Thus, the student assistance policy, while alleviating the financial difficulties of poor students served, does not effectively ensure the democratization of the conditions of access and permanence to the total number of students who need it, serving as an instrument for maintaining the conditions of social inequalities between they. Keywords: Student Assistance. Democratization of Education. Professional Education.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2759
10.12819/2023.20.6.11
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2759
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.6.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2759/491493953
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2759/491493954
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2759/491493955
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2759/2219
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2759/2220
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 236-262
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 236-262
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944904782544896