Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do Piauí
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Passos, Guiomar de Oliveira; Universidade Federal do Piauí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066
Resumo: Aborda-se aqui a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) consubstanciada no Benefício Permanente, enfocando o processo de seleção dos beneficiários, em seu primeiro ano de execução, a fim de detectar os condicionamentos que oferece ao êxito ou fracasso da ação estatal. Vale-se de edital do processo seletivo e dados do formulário socioeconômico preenchido pelos candidatos, quando da inscrição no Benefício Permanente. Constatou-se que acorreram ao benefício mais de um para cada bolsa oferecida e que 66% foram atendidos, sendo estes, os com maior necessidade e urgência do benefício. Com isso, tem-se uma ação focalizada que, ao compatibilizar universalização com exiguidade de recursos, limita-se seus efeitos aos beneficiários e os mitiga, restringindo-os aos contemplados, que, desse modo, podem usufruir o direito à educação. Palavras-chave: Assistência Estudantil. Benefício Permanente. Implementação. Focalização. Seletividade. ABSTRACT It deals with the Student Assistance Policy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI) embodied in the Permanent Benefit, focusing on the process of selection of beneficiaries, in their first year of implementation, in order to detect the conditioning that offers the success or failure of state action. It is based on notice of the selection process and the socioeconomic data form filled by candidates when enrollment in the Permanent Benefit. It was found that more than one for each student flocked to benefit exchange offered and 66% were met, the latter being the most in need and urgency of the benefit. Thus, there is a focused action that when the universal compatible with resource scarcity, it limits its effects to the beneficiaries and mitigates them, restricting them to the contemplated, which thus they can take advantage of the right to education. Keywords: Student Assistance. Permanent Benefit. Implementation. Focusing. Selectivity.
id FSA-3_e5edabcc8a27b4c0e0eaddac9ea82e9a
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1066
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to EducationAssistência Estudantil; Benefício Permanente; Implementação; Focalização; Seletividade.Aborda-se aqui a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) consubstanciada no Benefício Permanente, enfocando o processo de seleção dos beneficiários, em seu primeiro ano de execução, a fim de detectar os condicionamentos que oferece ao êxito ou fracasso da ação estatal. Vale-se de edital do processo seletivo e dados do formulário socioeconômico preenchido pelos candidatos, quando da inscrição no Benefício Permanente. Constatou-se que acorreram ao benefício mais de um para cada bolsa oferecida e que 66% foram atendidos, sendo estes, os com maior necessidade e urgência do benefício. Com isso, tem-se uma ação focalizada que, ao compatibilizar universalização com exiguidade de recursos, limita-se seus efeitos aos beneficiários e os mitiga, restringindo-os aos contemplados, que, desse modo, podem usufruir o direito à educação. Palavras-chave: Assistência Estudantil. Benefício Permanente. Implementação. Focalização. Seletividade. ABSTRACT It deals with the Student Assistance Policy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI) embodied in the Permanent Benefit, focusing on the process of selection of beneficiaries, in their first year of implementation, in order to detect the conditioning that offers the success or failure of state action. It is based on notice of the selection process and the socioeconomic data form filled by candidates when enrollment in the Permanent Benefit. It was found that more than one for each student flocked to benefit exchange offered and 66% were met, the latter being the most in need and urgency of the benefit. Thus, there is a focused action that when the universal compatible with resource scarcity, it limits its effects to the beneficiaries and mitigates them, restricting them to the contemplated, which thus they can take advantage of the right to education. Keywords: Student Assistance. Permanent Benefit. Implementation. Focusing. Selectivity.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do PiauíPassos, Guiomar de Oliveira; Universidade Federal do Piauí2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/106610.12819/2016.13.5.12Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 207-229Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 207-2292317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1050http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1051http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1052http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/282http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/283http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/288Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-31T14:06:11Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1066Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-08-31T14:06:11Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education
title Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education
spellingShingle Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education
Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do Piauí
Assistência Estudantil; Benefício Permanente; Implementação; Focalização; Seletividade.
title_short Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education
title_full Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education
title_fullStr Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education
title_full_unstemmed Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education
title_sort Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education
author Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do Piauí
author_facet Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do Piauí
Passos, Guiomar de Oliveira; Universidade Federal do Piauí
author_role author
author2 Passos, Guiomar de Oliveira; Universidade Federal do Piauí
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do Piauí
Passos, Guiomar de Oliveira; Universidade Federal do Piauí
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Estudantil; Benefício Permanente; Implementação; Focalização; Seletividade.
topic Assistência Estudantil; Benefício Permanente; Implementação; Focalização; Seletividade.
description Aborda-se aqui a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) consubstanciada no Benefício Permanente, enfocando o processo de seleção dos beneficiários, em seu primeiro ano de execução, a fim de detectar os condicionamentos que oferece ao êxito ou fracasso da ação estatal. Vale-se de edital do processo seletivo e dados do formulário socioeconômico preenchido pelos candidatos, quando da inscrição no Benefício Permanente. Constatou-se que acorreram ao benefício mais de um para cada bolsa oferecida e que 66% foram atendidos, sendo estes, os com maior necessidade e urgência do benefício. Com isso, tem-se uma ação focalizada que, ao compatibilizar universalização com exiguidade de recursos, limita-se seus efeitos aos beneficiários e os mitiga, restringindo-os aos contemplados, que, desse modo, podem usufruir o direito à educação. Palavras-chave: Assistência Estudantil. Benefício Permanente. Implementação. Focalização. Seletividade. ABSTRACT It deals with the Student Assistance Policy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI) embodied in the Permanent Benefit, focusing on the process of selection of beneficiaries, in their first year of implementation, in order to detect the conditioning that offers the success or failure of state action. It is based on notice of the selection process and the socioeconomic data form filled by candidates when enrollment in the Permanent Benefit. It was found that more than one for each student flocked to benefit exchange offered and 66% were met, the latter being the most in need and urgency of the benefit. Thus, there is a focused action that when the universal compatible with resource scarcity, it limits its effects to the beneficiaries and mitigates them, restricting them to the contemplated, which thus they can take advantage of the right to education. Keywords: Student Assistance. Permanent Benefit. Implementation. Focusing. Selectivity.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066
10.12819/2016.13.5.12
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066
identifier_str_mv 10.12819/2016.13.5.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1050
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1051
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1052
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/282
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/283
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/288
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 207-229
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 207-229
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905352970240