Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066 |
Resumo: | Aborda-se aqui a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) consubstanciada no Benefício Permanente, enfocando o processo de seleção dos beneficiários, em seu primeiro ano de execução, a fim de detectar os condicionamentos que oferece ao êxito ou fracasso da ação estatal. Vale-se de edital do processo seletivo e dados do formulário socioeconômico preenchido pelos candidatos, quando da inscrição no Benefício Permanente. Constatou-se que acorreram ao benefício mais de um para cada bolsa oferecida e que 66% foram atendidos, sendo estes, os com maior necessidade e urgência do benefício. Com isso, tem-se uma ação focalizada que, ao compatibilizar universalização com exiguidade de recursos, limita-se seus efeitos aos beneficiários e os mitiga, restringindo-os aos contemplados, que, desse modo, podem usufruir o direito à educação. Palavras-chave: Assistência Estudantil. Benefício Permanente. Implementação. Focalização. Seletividade. ABSTRACT It deals with the Student Assistance Policy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI) embodied in the Permanent Benefit, focusing on the process of selection of beneficiaries, in their first year of implementation, in order to detect the conditioning that offers the success or failure of state action. It is based on notice of the selection process and the socioeconomic data form filled by candidates when enrollment in the Permanent Benefit. It was found that more than one for each student flocked to benefit exchange offered and 66% were met, the latter being the most in need and urgency of the benefit. Thus, there is a focused action that when the universal compatible with resource scarcity, it limits its effects to the beneficiaries and mitigates them, restricting them to the contemplated, which thus they can take advantage of the right to education. Keywords: Student Assistance. Permanent Benefit. Implementation. Focusing. Selectivity. |
id |
FSA-3_e5edabcc8a27b4c0e0eaddac9ea82e9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1066 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to EducationAssistência Estudantil; Benefício Permanente; Implementação; Focalização; Seletividade.Aborda-se aqui a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) consubstanciada no Benefício Permanente, enfocando o processo de seleção dos beneficiários, em seu primeiro ano de execução, a fim de detectar os condicionamentos que oferece ao êxito ou fracasso da ação estatal. Vale-se de edital do processo seletivo e dados do formulário socioeconômico preenchido pelos candidatos, quando da inscrição no Benefício Permanente. Constatou-se que acorreram ao benefício mais de um para cada bolsa oferecida e que 66% foram atendidos, sendo estes, os com maior necessidade e urgência do benefício. Com isso, tem-se uma ação focalizada que, ao compatibilizar universalização com exiguidade de recursos, limita-se seus efeitos aos beneficiários e os mitiga, restringindo-os aos contemplados, que, desse modo, podem usufruir o direito à educação. Palavras-chave: Assistência Estudantil. Benefício Permanente. Implementação. Focalização. Seletividade. ABSTRACT It deals with the Student Assistance Policy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI) embodied in the Permanent Benefit, focusing on the process of selection of beneficiaries, in their first year of implementation, in order to detect the conditioning that offers the success or failure of state action. It is based on notice of the selection process and the socioeconomic data form filled by candidates when enrollment in the Permanent Benefit. It was found that more than one for each student flocked to benefit exchange offered and 66% were met, the latter being the most in need and urgency of the benefit. Thus, there is a focused action that when the universal compatible with resource scarcity, it limits its effects to the beneficiaries and mitigates them, restricting them to the contemplated, which thus they can take advantage of the right to education. Keywords: Student Assistance. Permanent Benefit. Implementation. Focusing. Selectivity.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do PiauíPassos, Guiomar de Oliveira; Universidade Federal do Piauí2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/106610.12819/2016.13.5.12Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 207-229Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 207-2292317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1050http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1051http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1052http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/282http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/283http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/288Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-31T14:06:11Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1066Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-08-31T14:06:11Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education |
title |
Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education |
spellingShingle |
Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do Piauí Assistência Estudantil; Benefício Permanente; Implementação; Focalização; Seletividade. |
title_short |
Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education |
title_full |
Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education |
title_fullStr |
Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education |
title_full_unstemmed |
Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education |
title_sort |
Assistência Estudantil do IFPI aos Mais Pobres: Focalização Assegurando o Direito à Educação / Student Assistance of the Poor IFPI More: Focus to Ensure the Right to Education |
author |
Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do Piauí |
author_facet |
Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do Piauí Passos, Guiomar de Oliveira; Universidade Federal do Piauí |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Guiomar de Oliveira; Universidade Federal do Piauí |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Amanda Marques de; Universidade Federal do Piauí Passos, Guiomar de Oliveira; Universidade Federal do Piauí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência Estudantil; Benefício Permanente; Implementação; Focalização; Seletividade. |
topic |
Assistência Estudantil; Benefício Permanente; Implementação; Focalização; Seletividade. |
description |
Aborda-se aqui a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) consubstanciada no Benefício Permanente, enfocando o processo de seleção dos beneficiários, em seu primeiro ano de execução, a fim de detectar os condicionamentos que oferece ao êxito ou fracasso da ação estatal. Vale-se de edital do processo seletivo e dados do formulário socioeconômico preenchido pelos candidatos, quando da inscrição no Benefício Permanente. Constatou-se que acorreram ao benefício mais de um para cada bolsa oferecida e que 66% foram atendidos, sendo estes, os com maior necessidade e urgência do benefício. Com isso, tem-se uma ação focalizada que, ao compatibilizar universalização com exiguidade de recursos, limita-se seus efeitos aos beneficiários e os mitiga, restringindo-os aos contemplados, que, desse modo, podem usufruir o direito à educação. Palavras-chave: Assistência Estudantil. Benefício Permanente. Implementação. Focalização. Seletividade. ABSTRACT It deals with the Student Assistance Policy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI) embodied in the Permanent Benefit, focusing on the process of selection of beneficiaries, in their first year of implementation, in order to detect the conditioning that offers the success or failure of state action. It is based on notice of the selection process and the socioeconomic data form filled by candidates when enrollment in the Permanent Benefit. It was found that more than one for each student flocked to benefit exchange offered and 66% were met, the latter being the most in need and urgency of the benefit. Thus, there is a focused action that when the universal compatible with resource scarcity, it limits its effects to the beneficiaries and mitigates them, restricting them to the contemplated, which thus they can take advantage of the right to education. Keywords: Student Assistance. Permanent Benefit. Implementation. Focusing. Selectivity. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066 10.12819/2016.13.5.12 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066 |
identifier_str_mv |
10.12819/2016.13.5.12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1050 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1051 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1066/1052 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/282 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/283 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1066/288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 207-229 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 207-229 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905352970240 |