Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on Drugs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/42 |
Resumo: | Esta pesquisa, que tem como interesse investigar os saberes docentes diante da problemática dos usos de drogas, surgiu inicialmente pela necessidade da formação continuada dos docentes para intervir na problemática através de uma abordagem pedagógica, investigando-se cientificamente os saberes docentes sobre drogas e sua aplicabilidade no processo ensino e aprendizagem, contribuindo para que os docentes saibam agir de forma preventiva e educativa diante do uso de drogas pelos alunos. O objetivo da investigação foi analisar os saberes docentes para abordar pedagogicamente e de forma preventiva a drogadição, visando ao aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. A análise dos dados apontou que os saberes docentes não devem ser isolados do ensino, do estudo, nem do trabalho realizado diariamente pelo professor; que o professor é modelo de referência para o jovem e deve ter uma postura de vida saudável; que a capacitação de professores permite uma intervenção de forma mais eficaz na problemática, em uma perspectiva realista. |
id |
FSA-3_e3ffa8e5563e3aef5413ca143aeb9c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/42 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on DrugsEducaçãodocentes; saberes; drogasEsta pesquisa, que tem como interesse investigar os saberes docentes diante da problemática dos usos de drogas, surgiu inicialmente pela necessidade da formação continuada dos docentes para intervir na problemática através de uma abordagem pedagógica, investigando-se cientificamente os saberes docentes sobre drogas e sua aplicabilidade no processo ensino e aprendizagem, contribuindo para que os docentes saibam agir de forma preventiva e educativa diante do uso de drogas pelos alunos. O objetivo da investigação foi analisar os saberes docentes para abordar pedagogicamente e de forma preventiva a drogadição, visando ao aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. A análise dos dados apontou que os saberes docentes não devem ser isolados do ensino, do estudo, nem do trabalho realizado diariamente pelo professor; que o professor é modelo de referência para o jovem e deve ter uma postura de vida saudável; que a capacitação de professores permite uma intervenção de forma mais eficaz na problemática, em uma perspectiva realista.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Sônia Maria Pedroso de; Faculdade Santo AgostinhoSilva Fernandes, Luzileide Cristina da; Faculdade Santo Agostinhoda Silva, Jeiel Maira Lucena da Silva; Faculdade Santo Agostinho2012-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/42Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 161-172Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 161-1722317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/42/54Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T14:49:09Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/42Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-14T14:49:09Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on Drugs |
title |
Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on Drugs |
spellingShingle |
Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on Drugs Oliveira, Sônia Maria Pedroso de; Faculdade Santo Agostinho Educação docentes; saberes; drogas |
title_short |
Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on Drugs |
title_full |
Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on Drugs |
title_fullStr |
Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on Drugs |
title_full_unstemmed |
Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on Drugs |
title_sort |
Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on Drugs |
author |
Oliveira, Sônia Maria Pedroso de; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Oliveira, Sônia Maria Pedroso de; Faculdade Santo Agostinho Silva Fernandes, Luzileide Cristina da; Faculdade Santo Agostinho da Silva, Jeiel Maira Lucena da Silva; Faculdade Santo Agostinho |
author_role |
author |
author2 |
Silva Fernandes, Luzileide Cristina da; Faculdade Santo Agostinho da Silva, Jeiel Maira Lucena da Silva; Faculdade Santo Agostinho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sônia Maria Pedroso de; Faculdade Santo Agostinho Silva Fernandes, Luzileide Cristina da; Faculdade Santo Agostinho da Silva, Jeiel Maira Lucena da Silva; Faculdade Santo Agostinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação docentes; saberes; drogas |
topic |
Educação docentes; saberes; drogas |
description |
Esta pesquisa, que tem como interesse investigar os saberes docentes diante da problemática dos usos de drogas, surgiu inicialmente pela necessidade da formação continuada dos docentes para intervir na problemática através de uma abordagem pedagógica, investigando-se cientificamente os saberes docentes sobre drogas e sua aplicabilidade no processo ensino e aprendizagem, contribuindo para que os docentes saibam agir de forma preventiva e educativa diante do uso de drogas pelos alunos. O objetivo da investigação foi analisar os saberes docentes para abordar pedagogicamente e de forma preventiva a drogadição, visando ao aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. A análise dos dados apontou que os saberes docentes não devem ser isolados do ensino, do estudo, nem do trabalho realizado diariamente pelo professor; que o professor é modelo de referência para o jovem e deve ter uma postura de vida saudável; que a capacitação de professores permite uma intervenção de forma mais eficaz na problemática, em uma perspectiva realista. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/42 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/42/54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 161-172 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 161-172 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910632550400 |