Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares de oliveira, Sônia Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leitão Araújo, Fátima Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737
Resumo: Neste artigo analisamos como tem se dado a constituição dos saberes dos professores de História no que concerne à temática africana. Para consecução dos objetivos propostos, utilizamos o recurso metodológico da História Oral Temática. Além da fonte oral, apoiamo-nos em documentos elaborados pelo MEC referentes à formação de professores e, em particular, aos professores de História, bem como em documentos referentes à educação para relações étnico-raciais. Constatamos que os professores de História, sujeitos da pesquisa, possuem diversos saberes sobre a temática africana, forjados ao longo de suas formações em vários espaços formativos, tais saberes, apesar de possuírem lacunas, encontram-se na maioria das vezes de acordo com as novas tendências historiográficas sobre a temática em questão, no entanto, na prática, a África e sua história ainda são abordadas de forma pontual no cotidiano escolar.
id UEMG-2_fb2b5fe56c4c114c7f42d7605f6070a4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1737
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classrommEnsino de História da ÁfricaSaberes docentesFormação de professoresNeste artigo analisamos como tem se dado a constituição dos saberes dos professores de História no que concerne à temática africana. Para consecução dos objetivos propostos, utilizamos o recurso metodológico da História Oral Temática. Além da fonte oral, apoiamo-nos em documentos elaborados pelo MEC referentes à formação de professores e, em particular, aos professores de História, bem como em documentos referentes à educação para relações étnico-raciais. Constatamos que os professores de História, sujeitos da pesquisa, possuem diversos saberes sobre a temática africana, forjados ao longo de suas formações em vários espaços formativos, tais saberes, apesar de possuírem lacunas, encontram-se na maioria das vezes de acordo com as novas tendências historiográficas sobre a temática em questão, no entanto, na prática, a África e sua história ainda são abordadas de forma pontual no cotidiano escolar.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/173710.24934/eef.v21i35.1737Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 201-220Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 201-220Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 201-2202317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737/1924Copyright (c) 2018 Sônia Maria Soares de oliveira, Fátima Maria Leitão Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares de oliveira, Sônia MariaLeitão Araújo, Fátima Maria2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1737Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
title Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
spellingShingle Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
Soares de oliveira, Sônia Maria
Ensino de História da África
Saberes docentes
Formação de professores
title_short Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
title_full Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
title_fullStr Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
title_full_unstemmed Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
title_sort Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
author Soares de oliveira, Sônia Maria
author_facet Soares de oliveira, Sônia Maria
Leitão Araújo, Fátima Maria
author_role author
author2 Leitão Araújo, Fátima Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares de oliveira, Sônia Maria
Leitão Araújo, Fátima Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História da África
Saberes docentes
Formação de professores
topic Ensino de História da África
Saberes docentes
Formação de professores
description Neste artigo analisamos como tem se dado a constituição dos saberes dos professores de História no que concerne à temática africana. Para consecução dos objetivos propostos, utilizamos o recurso metodológico da História Oral Temática. Além da fonte oral, apoiamo-nos em documentos elaborados pelo MEC referentes à formação de professores e, em particular, aos professores de História, bem como em documentos referentes à educação para relações étnico-raciais. Constatamos que os professores de História, sujeitos da pesquisa, possuem diversos saberes sobre a temática africana, forjados ao longo de suas formações em vários espaços formativos, tais saberes, apesar de possuírem lacunas, encontram-se na maioria das vezes de acordo com as novas tendências historiográficas sobre a temática em questão, no entanto, na prática, a África e sua história ainda são abordadas de forma pontual no cotidiano escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737
10.24934/eef.v21i35.1737
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i35.1737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737/1924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Sônia Maria Soares de oliveira, Fátima Maria Leitão Araújo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Sônia Maria Soares de oliveira, Fátima Maria Leitão Araújo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 201-220
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 201-220
Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 201-220
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i35
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469300817920