A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa Catarina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa Catarina, Welter, Larissa Marx; Universidade Federal de Santa Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412
Resumo: Motivar pessoas em seu ambiente de trabalho é sempre um desafio para os gestores. Quando se trata de administradores públicos, que fazem a gestão das organizações públicas em nosso país, este desafio se torna ainda mais complexo. Por essa razão, essa pesquisa buscou avaliar a motivação dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina, com base nos três pilares da Teoria da Expectativa de Victor Vroom: Valência, Instrumentalidade e Expectativa. A fim de permitir uma análise mais específica, a pesquisa teve foco em avaliar as impressões dos servidores a respeito de um dos sistemas de recompensa oferecidos pela Instituição, o Incentivo à Qualificação. Através de entrevistas, estes servidores puderam expressar suas impressões de todo o processo, o que permitiu correlacionar suas respostas com os pilares da teoria. Ao término deste estudo, foram oferecidas sugestões para que os valores atribuídos pudessem ser melhorados, trazendo impacto positivo para a motivação dos servidores. Palavras-chave: Teoria da expectativa. Motivação. Servidores Públicos. ABSTRACT Motivating people in their work environment is a common challenge for managers. When it comes to public administrators, who manage public organizations in our country, this challenge becomes even more complex. For this reason, this research sought to assess the motivation of the Federal University of Santa Catarina employees, based on the three pillars of Victor Vroom's Expectation Theory: Valence, Instrumentality and Expectation. In order to allow for a more specific analysis, the research focused on evaluating the employees' impressions of the reward system Qualification Incentive, offered by the Institution. Through interviews, these employees were able to express their impressions of the entire process, which allowed us to correlate their answers with the pillars of theory. At the end of this study, suggestions were offered so that the assigned values could be improved, bringing a positive impact on the motivation of the employees. Keywords: Expectation theory. Motivation. Public employees.
id FSA-3_f16f37ef37eb24056ecfd853023ced37
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2412
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public ServantsAdministraçãoMotivar pessoas em seu ambiente de trabalho é sempre um desafio para os gestores. Quando se trata de administradores públicos, que fazem a gestão das organizações públicas em nosso país, este desafio se torna ainda mais complexo. Por essa razão, essa pesquisa buscou avaliar a motivação dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina, com base nos três pilares da Teoria da Expectativa de Victor Vroom: Valência, Instrumentalidade e Expectativa. A fim de permitir uma análise mais específica, a pesquisa teve foco em avaliar as impressões dos servidores a respeito de um dos sistemas de recompensa oferecidos pela Instituição, o Incentivo à Qualificação. Através de entrevistas, estes servidores puderam expressar suas impressões de todo o processo, o que permitiu correlacionar suas respostas com os pilares da teoria. Ao término deste estudo, foram oferecidas sugestões para que os valores atribuídos pudessem ser melhorados, trazendo impacto positivo para a motivação dos servidores. Palavras-chave: Teoria da expectativa. Motivação. Servidores Públicos. ABSTRACT Motivating people in their work environment is a common challenge for managers. When it comes to public administrators, who manage public organizations in our country, this challenge becomes even more complex. For this reason, this research sought to assess the motivation of the Federal University of Santa Catarina employees, based on the three pillars of Victor Vroom's Expectation Theory: Valence, Instrumentality and Expectation. In order to allow for a more specific analysis, the research focused on evaluating the employees' impressions of the reward system Qualification Incentive, offered by the Institution. Through interviews, these employees were able to express their impressions of the entire process, which allowed us to correlate their answers with the pillars of theory. At the end of this study, suggestions were offered so that the assigned values could be improved, bringing a positive impact on the motivation of the employees. Keywords: Expectation theory. Motivation. Public employees.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa CatarinaMatos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa CatarinaWelter, Larissa Marx; Universidade Federal de Santa Catarina2021-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/241210.12819/2021.18.12.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 88-106Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 88-1062317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493100http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493101http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493102http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2412/1792Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-11T16:24:29Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2412Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-01-11T16:24:29Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants
title A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants
spellingShingle A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants
Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa Catarina
Administração
title_short A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants
title_full A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants
title_fullStr A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants
title_full_unstemmed A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants
title_sort A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants
author Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa Catarina
author_facet Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa Catarina
Matos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa Catarina
Welter, Larissa Marx; Universidade Federal de Santa Catarina
author_role author
author2 Matos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa Catarina
Welter, Larissa Marx; Universidade Federal de Santa Catarina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa Catarina
Matos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa Catarina
Welter, Larissa Marx; Universidade Federal de Santa Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
description Motivar pessoas em seu ambiente de trabalho é sempre um desafio para os gestores. Quando se trata de administradores públicos, que fazem a gestão das organizações públicas em nosso país, este desafio se torna ainda mais complexo. Por essa razão, essa pesquisa buscou avaliar a motivação dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina, com base nos três pilares da Teoria da Expectativa de Victor Vroom: Valência, Instrumentalidade e Expectativa. A fim de permitir uma análise mais específica, a pesquisa teve foco em avaliar as impressões dos servidores a respeito de um dos sistemas de recompensa oferecidos pela Instituição, o Incentivo à Qualificação. Através de entrevistas, estes servidores puderam expressar suas impressões de todo o processo, o que permitiu correlacionar suas respostas com os pilares da teoria. Ao término deste estudo, foram oferecidas sugestões para que os valores atribuídos pudessem ser melhorados, trazendo impacto positivo para a motivação dos servidores. Palavras-chave: Teoria da expectativa. Motivação. Servidores Públicos. ABSTRACT Motivating people in their work environment is a common challenge for managers. When it comes to public administrators, who manage public organizations in our country, this challenge becomes even more complex. For this reason, this research sought to assess the motivation of the Federal University of Santa Catarina employees, based on the three pillars of Victor Vroom's Expectation Theory: Valence, Instrumentality and Expectation. In order to allow for a more specific analysis, the research focused on evaluating the employees' impressions of the reward system Qualification Incentive, offered by the Institution. Through interviews, these employees were able to express their impressions of the entire process, which allowed us to correlate their answers with the pillars of theory. At the end of this study, suggestions were offered so that the assigned values could be improved, bringing a positive impact on the motivation of the employees. Keywords: Expectation theory. Motivation. Public employees.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412
10.12819/2021.18.12.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.12.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493100
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493101
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493102
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2412/1792
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 88-106
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 88-106
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909596557312