A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412 |
Resumo: | Motivar pessoas em seu ambiente de trabalho é sempre um desafio para os gestores. Quando se trata de administradores públicos, que fazem a gestão das organizações públicas em nosso país, este desafio se torna ainda mais complexo. Por essa razão, essa pesquisa buscou avaliar a motivação dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina, com base nos três pilares da Teoria da Expectativa de Victor Vroom: Valência, Instrumentalidade e Expectativa. A fim de permitir uma análise mais específica, a pesquisa teve foco em avaliar as impressões dos servidores a respeito de um dos sistemas de recompensa oferecidos pela Instituição, o Incentivo à Qualificação. Através de entrevistas, estes servidores puderam expressar suas impressões de todo o processo, o que permitiu correlacionar suas respostas com os pilares da teoria. Ao término deste estudo, foram oferecidas sugestões para que os valores atribuídos pudessem ser melhorados, trazendo impacto positivo para a motivação dos servidores. Palavras-chave: Teoria da expectativa. Motivação. Servidores Públicos. ABSTRACT Motivating people in their work environment is a common challenge for managers. When it comes to public administrators, who manage public organizations in our country, this challenge becomes even more complex. For this reason, this research sought to assess the motivation of the Federal University of Santa Catarina employees, based on the three pillars of Victor Vroom's Expectation Theory: Valence, Instrumentality and Expectation. In order to allow for a more specific analysis, the research focused on evaluating the employees' impressions of the reward system Qualification Incentive, offered by the Institution. Through interviews, these employees were able to express their impressions of the entire process, which allowed us to correlate their answers with the pillars of theory. At the end of this study, suggestions were offered so that the assigned values could be improved, bringing a positive impact on the motivation of the employees. Keywords: Expectation theory. Motivation. Public employees. |
id |
FSA-3_f16f37ef37eb24056ecfd853023ced37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2412 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public ServantsAdministraçãoMotivar pessoas em seu ambiente de trabalho é sempre um desafio para os gestores. Quando se trata de administradores públicos, que fazem a gestão das organizações públicas em nosso país, este desafio se torna ainda mais complexo. Por essa razão, essa pesquisa buscou avaliar a motivação dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina, com base nos três pilares da Teoria da Expectativa de Victor Vroom: Valência, Instrumentalidade e Expectativa. A fim de permitir uma análise mais específica, a pesquisa teve foco em avaliar as impressões dos servidores a respeito de um dos sistemas de recompensa oferecidos pela Instituição, o Incentivo à Qualificação. Através de entrevistas, estes servidores puderam expressar suas impressões de todo o processo, o que permitiu correlacionar suas respostas com os pilares da teoria. Ao término deste estudo, foram oferecidas sugestões para que os valores atribuídos pudessem ser melhorados, trazendo impacto positivo para a motivação dos servidores. Palavras-chave: Teoria da expectativa. Motivação. Servidores Públicos. ABSTRACT Motivating people in their work environment is a common challenge for managers. When it comes to public administrators, who manage public organizations in our country, this challenge becomes even more complex. For this reason, this research sought to assess the motivation of the Federal University of Santa Catarina employees, based on the three pillars of Victor Vroom's Expectation Theory: Valence, Instrumentality and Expectation. In order to allow for a more specific analysis, the research focused on evaluating the employees' impressions of the reward system Qualification Incentive, offered by the Institution. Through interviews, these employees were able to express their impressions of the entire process, which allowed us to correlate their answers with the pillars of theory. At the end of this study, suggestions were offered so that the assigned values could be improved, bringing a positive impact on the motivation of the employees. Keywords: Expectation theory. Motivation. Public employees.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa CatarinaMatos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa CatarinaWelter, Larissa Marx; Universidade Federal de Santa Catarina2021-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/241210.12819/2021.18.12.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 88-106Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 88-1062317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493100http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493101http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493102http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2412/1792Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-11T16:24:29Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2412Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-01-11T16:24:29Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants |
title |
A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants |
spellingShingle |
A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa Catarina Administração |
title_short |
A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants |
title_full |
A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants |
title_fullStr |
A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants |
title_full_unstemmed |
A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants |
title_sort |
A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants |
author |
Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa Catarina |
author_facet |
Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa Catarina Matos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa Catarina Welter, Larissa Marx; Universidade Federal de Santa Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa Catarina Welter, Larissa Marx; Universidade Federal de Santa Catarina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Suelen; Universidade Federal de Santa Catarina Matos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa Catarina Welter, Larissa Marx; Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração |
description |
Motivar pessoas em seu ambiente de trabalho é sempre um desafio para os gestores. Quando se trata de administradores públicos, que fazem a gestão das organizações públicas em nosso país, este desafio se torna ainda mais complexo. Por essa razão, essa pesquisa buscou avaliar a motivação dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina, com base nos três pilares da Teoria da Expectativa de Victor Vroom: Valência, Instrumentalidade e Expectativa. A fim de permitir uma análise mais específica, a pesquisa teve foco em avaliar as impressões dos servidores a respeito de um dos sistemas de recompensa oferecidos pela Instituição, o Incentivo à Qualificação. Através de entrevistas, estes servidores puderam expressar suas impressões de todo o processo, o que permitiu correlacionar suas respostas com os pilares da teoria. Ao término deste estudo, foram oferecidas sugestões para que os valores atribuídos pudessem ser melhorados, trazendo impacto positivo para a motivação dos servidores. Palavras-chave: Teoria da expectativa. Motivação. Servidores Públicos. ABSTRACT Motivating people in their work environment is a common challenge for managers. When it comes to public administrators, who manage public organizations in our country, this challenge becomes even more complex. For this reason, this research sought to assess the motivation of the Federal University of Santa Catarina employees, based on the three pillars of Victor Vroom's Expectation Theory: Valence, Instrumentality and Expectation. In order to allow for a more specific analysis, the research focused on evaluating the employees' impressions of the reward system Qualification Incentive, offered by the Institution. Through interviews, these employees were able to express their impressions of the entire process, which allowed us to correlate their answers with the pillars of theory. At the end of this study, suggestions were offered so that the assigned values could be improved, bringing a positive impact on the motivation of the employees. Keywords: Expectation theory. Motivation. Public employees. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412 10.12819/2021.18.12.5 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412 |
identifier_str_mv |
10.12819/2021.18.12.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493100 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493101 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2412/491493102 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2412/1792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 88-106 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 88-106 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909596557312 |