Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412 |
Resumo: | Se no passado as empresas utilizavam-se de uma metodologia de tentativa e erro para a solução de seus problemas, atualmente, predominam os princípios da gestão de negócios. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do desempenho da ferramenta do modelo Canvas na gestão de negócio das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de uma grande região metropolitana, que pode auxiliar essas empresas na solução de seus problemas. A amostra é composta pelas empresas que fazem parte de um projeto de fortalecimento do polo de TIC da região e que estão a utilizar o Canvas. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, submetido ao teste alfa de concbrach para sua validação. Estática descritiva e análise do discurso foram usadas na análise dos dados. Os resultados indicam que a ferramenta Canvas, para a maioria dos entrevistados, foi considerada como de grande relevância, porque possibilitou a melhor visualização do negócio e incentivou a participação dos funcionários da empresa. É possível afirmar-se, desta forma, que o uso da ferramenta Canvas mostrou-se como vantajoso para as empresas de TIC, já que contribui de maneira positiva para o desempenho dos negócios. Palavras chaves: Modelo de Negócios. Canvas. Tecnologia da Informação. ABSTRACT In the past, it was common for any company to solve its problems in a try and error basis. Nowadays the principles of business management are used. The present essay will analyse the impacts of the adoption of the Canvas Model in the Information Technology (IT) sector of metropolitan area in northeast Brazil, since the model can helps the enterprises to solve their contingences. The sample is made off the companies that are working with the Canvas Model because of the program of stronger TIC. Semi-structured questionnaires were used to collect the data needed. Concbrach alfa test was used to confirm the results. Descriptive statistics and discourse analysis were used for the data analysis. The results show that, according to most the interviewees, the Canvas model represented a major contribution, since with its adoption, it was possible to a have a better view of the enterprise and more collaboration from the employees. It is possible to conclude that the Canvas model is a source of gains and positive performance to the IT companies from Teresina/PI. Keywords: Business Model. Canvas. Information Technology. |
id |
FSA-3_f2d997068e1c17db652df61634113cb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1412 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology CompaniesEngenharia de Produção; Administração; EconomiaSe no passado as empresas utilizavam-se de uma metodologia de tentativa e erro para a solução de seus problemas, atualmente, predominam os princípios da gestão de negócios. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do desempenho da ferramenta do modelo Canvas na gestão de negócio das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de uma grande região metropolitana, que pode auxiliar essas empresas na solução de seus problemas. A amostra é composta pelas empresas que fazem parte de um projeto de fortalecimento do polo de TIC da região e que estão a utilizar o Canvas. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, submetido ao teste alfa de concbrach para sua validação. Estática descritiva e análise do discurso foram usadas na análise dos dados. Os resultados indicam que a ferramenta Canvas, para a maioria dos entrevistados, foi considerada como de grande relevância, porque possibilitou a melhor visualização do negócio e incentivou a participação dos funcionários da empresa. É possível afirmar-se, desta forma, que o uso da ferramenta Canvas mostrou-se como vantajoso para as empresas de TIC, já que contribui de maneira positiva para o desempenho dos negócios. Palavras chaves: Modelo de Negócios. Canvas. Tecnologia da Informação. ABSTRACT In the past, it was common for any company to solve its problems in a try and error basis. Nowadays the principles of business management are used. The present essay will analyse the impacts of the adoption of the Canvas Model in the Information Technology (IT) sector of metropolitan area in northeast Brazil, since the model can helps the enterprises to solve their contingences. The sample is made off the companies that are working with the Canvas Model because of the program of stronger TIC. Semi-structured questionnaires were used to collect the data needed. Concbrach alfa test was used to confirm the results. Descriptive statistics and discourse analysis were used for the data analysis. The results show that, according to most the interviewees, the Canvas model represented a major contribution, since with its adoption, it was possible to a have a better view of the enterprise and more collaboration from the employees. It is possible to conclude that the Canvas model is a source of gains and positive performance to the IT companies from Teresina/PI. Keywords: Business Model. Canvas. Information Technology.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPICaselli, Francisco de Tarso Ribeiro; Universidade Federal do Piauí - UFPICampelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPIFerreira, Antônio Vinicius de Oliveira; Faculdade Maurício de Nassau Unid. Teresina/PIMaciel, Rafael de Carvalho2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/141210.12819/2017.14.5.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 73-96Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 73-962317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1317http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1318http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1319http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1412/579http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1412/580Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-25T14:52:11Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1412Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-08-25T14:52:11Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies |
title |
Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies |
spellingShingle |
Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPI Engenharia de Produção; Administração; Economia |
title_short |
Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies |
title_full |
Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies |
title_fullStr |
Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies |
title_full_unstemmed |
Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies |
title_sort |
Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies |
author |
Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPI |
author_facet |
Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPI Caselli, Francisco de Tarso Ribeiro; Universidade Federal do Piauí - UFPI Campelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPI Ferreira, Antônio Vinicius de Oliveira; Faculdade Maurício de Nassau Unid. Teresina/PI Maciel, Rafael de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Caselli, Francisco de Tarso Ribeiro; Universidade Federal do Piauí - UFPI Campelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPI Ferreira, Antônio Vinicius de Oliveira; Faculdade Maurício de Nassau Unid. Teresina/PI Maciel, Rafael de Carvalho |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPI Caselli, Francisco de Tarso Ribeiro; Universidade Federal do Piauí - UFPI Campelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPI Ferreira, Antônio Vinicius de Oliveira; Faculdade Maurício de Nassau Unid. Teresina/PI Maciel, Rafael de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de Produção; Administração; Economia |
topic |
Engenharia de Produção; Administração; Economia |
description |
Se no passado as empresas utilizavam-se de uma metodologia de tentativa e erro para a solução de seus problemas, atualmente, predominam os princípios da gestão de negócios. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do desempenho da ferramenta do modelo Canvas na gestão de negócio das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de uma grande região metropolitana, que pode auxiliar essas empresas na solução de seus problemas. A amostra é composta pelas empresas que fazem parte de um projeto de fortalecimento do polo de TIC da região e que estão a utilizar o Canvas. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, submetido ao teste alfa de concbrach para sua validação. Estática descritiva e análise do discurso foram usadas na análise dos dados. Os resultados indicam que a ferramenta Canvas, para a maioria dos entrevistados, foi considerada como de grande relevância, porque possibilitou a melhor visualização do negócio e incentivou a participação dos funcionários da empresa. É possível afirmar-se, desta forma, que o uso da ferramenta Canvas mostrou-se como vantajoso para as empresas de TIC, já que contribui de maneira positiva para o desempenho dos negócios. Palavras chaves: Modelo de Negócios. Canvas. Tecnologia da Informação. ABSTRACT In the past, it was common for any company to solve its problems in a try and error basis. Nowadays the principles of business management are used. The present essay will analyse the impacts of the adoption of the Canvas Model in the Information Technology (IT) sector of metropolitan area in northeast Brazil, since the model can helps the enterprises to solve their contingences. The sample is made off the companies that are working with the Canvas Model because of the program of stronger TIC. Semi-structured questionnaires were used to collect the data needed. Concbrach alfa test was used to confirm the results. Descriptive statistics and discourse analysis were used for the data analysis. The results show that, according to most the interviewees, the Canvas model represented a major contribution, since with its adoption, it was possible to a have a better view of the enterprise and more collaboration from the employees. It is possible to conclude that the Canvas model is a source of gains and positive performance to the IT companies from Teresina/PI. Keywords: Business Model. Canvas. Information Technology. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412 10.12819/2017.14.5.4 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412 |
identifier_str_mv |
10.12819/2017.14.5.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1317 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1318 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1319 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1412/579 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1412/580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 73-96 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 73-96 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944906511646720 |