Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPI
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caselli, Francisco de Tarso Ribeiro; Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPI, Ferreira, Antônio Vinicius de Oliveira; Faculdade Maurício de Nassau Unid. Teresina/PI, Maciel, Rafael de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412
Resumo: Se no passado as empresas utilizavam-se de uma metodologia de tentativa e erro para a solução de seus problemas, atualmente, predominam os princípios da gestão de negócios. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do desempenho da ferramenta do modelo Canvas na gestão de negócio das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de uma grande região metropolitana, que pode auxiliar essas empresas na solução de seus problemas. A amostra é composta pelas empresas que fazem parte de um projeto de fortalecimento do polo de TIC da região e que estão a utilizar o Canvas. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, submetido ao teste alfa de concbrach para sua validação. Estática descritiva e análise do discurso foram usadas na análise dos dados. Os resultados indicam que a ferramenta Canvas, para a maioria dos entrevistados, foi considerada como de grande relevância, porque possibilitou a melhor visualização do negócio e incentivou a participação dos funcionários da empresa. É possível afirmar-se, desta forma, que o uso da ferramenta Canvas mostrou-se como vantajoso para as empresas de TIC, já que contribui de maneira positiva para o desempenho dos negócios. Palavras chaves: Modelo de Negócios. Canvas. Tecnologia da Informação. ABSTRACT In the past, it was common for any company to solve its problems in a try and error basis. Nowadays the principles of business management are used. The present essay will analyse the impacts of the adoption of the Canvas Model in the Information Technology (IT) sector of metropolitan area in northeast Brazil, since the model can helps the enterprises to solve their contingences. The sample is made off the companies that are working with the Canvas Model because of the program of stronger TIC. Semi-structured questionnaires were used to collect the data needed. Concbrach alfa test was used to confirm the results. Descriptive statistics and discourse analysis were used for the data analysis. The results show that, according to most the interviewees, the Canvas model represented a major contribution, since with its adoption, it was possible to a have a better view of the enterprise and more collaboration from the employees. It is possible to conclude that the Canvas model is a source of gains and positive performance to the IT companies from Teresina/PI. Keywords: Business Model. Canvas. Information Technology.
id FSA-3_f2d997068e1c17db652df61634113cb2
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1412
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology CompaniesEngenharia de Produção; Administração; EconomiaSe no passado as empresas utilizavam-se de uma metodologia de tentativa e erro para a solução de seus problemas, atualmente, predominam os princípios da gestão de negócios. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do desempenho da ferramenta do modelo Canvas na gestão de negócio das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de uma grande região metropolitana, que pode auxiliar essas empresas na solução de seus problemas. A amostra é composta pelas empresas que fazem parte de um projeto de fortalecimento do polo de TIC da região e que estão a utilizar o Canvas. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, submetido ao teste alfa de concbrach para sua validação. Estática descritiva e análise do discurso foram usadas na análise dos dados. Os resultados indicam que a ferramenta Canvas, para a maioria dos entrevistados, foi considerada como de grande relevância, porque possibilitou a melhor visualização do negócio e incentivou a participação dos funcionários da empresa. É possível afirmar-se, desta forma, que o uso da ferramenta Canvas mostrou-se como vantajoso para as empresas de TIC, já que contribui de maneira positiva para o desempenho dos negócios. Palavras chaves: Modelo de Negócios. Canvas. Tecnologia da Informação. ABSTRACT In the past, it was common for any company to solve its problems in a try and error basis. Nowadays the principles of business management are used. The present essay will analyse the impacts of the adoption of the Canvas Model in the Information Technology (IT) sector of metropolitan area in northeast Brazil, since the model can helps the enterprises to solve their contingences. The sample is made off the companies that are working with the Canvas Model because of the program of stronger TIC. Semi-structured questionnaires were used to collect the data needed. Concbrach alfa test was used to confirm the results. Descriptive statistics and discourse analysis were used for the data analysis. The results show that, according to most the interviewees, the Canvas model represented a major contribution, since with its adoption, it was possible to a have a better view of the enterprise and more collaboration from the employees. It is possible to conclude that the Canvas model is a source of gains and positive performance to the IT companies from Teresina/PI. Keywords: Business Model. Canvas. Information Technology.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPICaselli, Francisco de Tarso Ribeiro; Universidade Federal do Piauí - UFPICampelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPIFerreira, Antônio Vinicius de Oliveira; Faculdade Maurício de Nassau Unid. Teresina/PIMaciel, Rafael de Carvalho2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/141210.12819/2017.14.5.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 73-96Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 73-962317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1317http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1318http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1319http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1412/579http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1412/580Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-25T14:52:11Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1412Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-08-25T14:52:11Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies
title Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies
spellingShingle Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies
Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPI
Engenharia de Produção; Administração; Economia
title_short Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies
title_full Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies
title_fullStr Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies
title_full_unstemmed Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies
title_sort Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies
author Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPI
author_facet Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPI
Caselli, Francisco de Tarso Ribeiro; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Campelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Ferreira, Antônio Vinicius de Oliveira; Faculdade Maurício de Nassau Unid. Teresina/PI
Maciel, Rafael de Carvalho
author_role author
author2 Caselli, Francisco de Tarso Ribeiro; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Campelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Ferreira, Antônio Vinicius de Oliveira; Faculdade Maurício de Nassau Unid. Teresina/PI
Maciel, Rafael de Carvalho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, João Marcelo Pereira de; Mestrando em Eng. de Materiais/IFPI
Caselli, Francisco de Tarso Ribeiro; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Campelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Ferreira, Antônio Vinicius de Oliveira; Faculdade Maurício de Nassau Unid. Teresina/PI
Maciel, Rafael de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Produção; Administração; Economia
topic Engenharia de Produção; Administração; Economia
description Se no passado as empresas utilizavam-se de uma metodologia de tentativa e erro para a solução de seus problemas, atualmente, predominam os princípios da gestão de negócios. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do desempenho da ferramenta do modelo Canvas na gestão de negócio das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de uma grande região metropolitana, que pode auxiliar essas empresas na solução de seus problemas. A amostra é composta pelas empresas que fazem parte de um projeto de fortalecimento do polo de TIC da região e que estão a utilizar o Canvas. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, submetido ao teste alfa de concbrach para sua validação. Estática descritiva e análise do discurso foram usadas na análise dos dados. Os resultados indicam que a ferramenta Canvas, para a maioria dos entrevistados, foi considerada como de grande relevância, porque possibilitou a melhor visualização do negócio e incentivou a participação dos funcionários da empresa. É possível afirmar-se, desta forma, que o uso da ferramenta Canvas mostrou-se como vantajoso para as empresas de TIC, já que contribui de maneira positiva para o desempenho dos negócios. Palavras chaves: Modelo de Negócios. Canvas. Tecnologia da Informação. ABSTRACT In the past, it was common for any company to solve its problems in a try and error basis. Nowadays the principles of business management are used. The present essay will analyse the impacts of the adoption of the Canvas Model in the Information Technology (IT) sector of metropolitan area in northeast Brazil, since the model can helps the enterprises to solve their contingences. The sample is made off the companies that are working with the Canvas Model because of the program of stronger TIC. Semi-structured questionnaires were used to collect the data needed. Concbrach alfa test was used to confirm the results. Descriptive statistics and discourse analysis were used for the data analysis. The results show that, according to most the interviewees, the Canvas model represented a major contribution, since with its adoption, it was possible to a have a better view of the enterprise and more collaboration from the employees. It is possible to conclude that the Canvas model is a source of gains and positive performance to the IT companies from Teresina/PI. Keywords: Business Model. Canvas. Information Technology.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412
10.12819/2017.14.5.4
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412
identifier_str_mv 10.12819/2017.14.5.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1317
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1318
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1412/1319
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1412/579
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1412/580
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 73-96
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 5, set./out. 2017; 73-96
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906511646720