Originais Ou Mais do Mesmo? Uma Avaliação dos Métodos Utilizados na Pesquisa de Marketing / Original or More of the Same? An Evaluation of Methods in Marketing Research
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1212 |
Resumo: | Até que ponto, de fato, existe um esforço à maior criatividade e a um desapego à zona de conforto metodológico por parte dos autores da área de Administração de Empresas? Esse foi o objetivo da presente pesquisa quantitativa, partindo do princípio de que a produção acadêmica se encontra permeada por dois tipos de pesquisadores: aqueles ainda dominados pelo produtivismo e aqueles praticantes da slow science. A partir de amostra de artigos oriundos de revista especializada em Marketing e com elevado Qualis, os dados extraídos foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados indicaram que não há uma tendência linear dos autores quanto a buscar pesquisas mais originais, além de eles parecerem ter seu próprio julgamento sobre os aspectos metodológicos que devem ser, ou não, informados ao leitor. Palavras-Chave: Métodos De Pesquisa. Marketing. Produtivismo. ABSTRACT Do Business Administration authors struggle for greater creativity and a detachment of methodological comfort zone? This was the objective of this quantitative research, assuming that academic production is formed by two types of researchers: those still dominated by productivism and the slow science practitioners. Using a sample of articles from a Marketing journal with high Qualis, data were analyzed using descriptive statistics. Results show that authors don´t follow a linear trend towards more original research, and they seem to have their own judgment on the methodological aspects that should be, or not, informed to the reader. Keywords: Research Methods. Marketing. Productivism. |
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Originais Ou Mais do Mesmo? Uma Avaliação dos Métodos Utilizados na Pesquisa de Marketing / Original or More of the Same? An Evaluation of Methods in Marketing ResearchAdministração; Métodos de PesquisaAté que ponto, de fato, existe um esforço à maior criatividade e a um desapego à zona de conforto metodológico por parte dos autores da área de Administração de Empresas? Esse foi o objetivo da presente pesquisa quantitativa, partindo do princípio de que a produção acadêmica se encontra permeada por dois tipos de pesquisadores: aqueles ainda dominados pelo produtivismo e aqueles praticantes da slow science. A partir de amostra de artigos oriundos de revista especializada em Marketing e com elevado Qualis, os dados extraídos foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados indicaram que não há uma tendência linear dos autores quanto a buscar pesquisas mais originais, além de eles parecerem ter seu próprio julgamento sobre os aspectos metodológicos que devem ser, ou não, informados ao leitor. Palavras-Chave: Métodos De Pesquisa. Marketing. Produtivismo. ABSTRACT Do Business Administration authors struggle for greater creativity and a detachment of methodological comfort zone? This was the objective of this quantitative research, assuming that academic production is formed by two types of researchers: those still dominated by productivism and the slow science practitioners. Using a sample of articles from a Marketing journal with high Qualis, data were analyzed using descriptive statistics. Results show that authors don´t follow a linear trend towards more original research, and they seem to have their own judgment on the methodological aspects that should be, or not, informed to the reader. Keywords: Research Methods. Marketing. Productivism.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Barros, Antônio Alberto Carmona Pequeno de; Universidade Estácio de SáCoutinho, Eduardo Dias; Universidade Estácio de SáSantos, Sheila da Silva Carvalho; Universidade Estácio de SáManhães, Vítor Martins; Universidade Estácio de SáTroccoli, Irene Raguenet; Universidade Estácio de Sá2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/121210.12819/2016.13.6.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 18-30Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 18-302317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1212/1068http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1212/1069http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1212/1070http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1212/416Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-28T14:12:58Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1212Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-10-28T14:12:58Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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