As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MG
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Jacqueline Magalhães; Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA)., Paula, Alessandro Vinicius de; Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT).
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396
Resumo: Apresentamos algumas considerações sobre as relações entre o trabalho docente e os impactos ocasionados na vida de professoras da rede pública de uma cidade em Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados na forma de entrevista semiestruturada e tratados a partir da análise de conteúdo. Optamos por um recorte biográfico com as vivências de três professoras, constatou-se que muitos são os desafios enfrentados pelas docentes, fatores que podem implicar em custos psicológicos diversos. Evidenciamos que as relações de gênero estabelecidas no ambiente de trabalho docente estão para além do ato de educar, gerando muitos desafios para as profissionais docentes que estão na sala de aula. Palavras Chaves: Docência. Trabalho. Gênero. ABSTRACT Here are some considerations on the relationship between the teaching work and the impacts caused in the lives of the public teachers of a city in Minas Gerais/Brazil. This is an exploratory qualitative study; data were collected in the form of semi-structured interview and treated from the content analysis. We opted for a biographical cut with the experiences of three teachers; it was found that many are the challenges faced by teachers, factors that may result in various psychological costs. We showed that gender relations established in teaching environment are beyond the act educate, creating many challenges for professional teachers who are in the classroom. Keywords: Teaching. Work. Gender.
id FSA-3_f698e57cd3d9680d70f504ddcae97f00
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1396
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in SchoolEducação; PsicologiaApresentamos algumas considerações sobre as relações entre o trabalho docente e os impactos ocasionados na vida de professoras da rede pública de uma cidade em Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados na forma de entrevista semiestruturada e tratados a partir da análise de conteúdo. Optamos por um recorte biográfico com as vivências de três professoras, constatou-se que muitos são os desafios enfrentados pelas docentes, fatores que podem implicar em custos psicológicos diversos. Evidenciamos que as relações de gênero estabelecidas no ambiente de trabalho docente estão para além do ato de educar, gerando muitos desafios para as profissionais docentes que estão na sala de aula. Palavras Chaves: Docência. Trabalho. Gênero. ABSTRACT Here are some considerations on the relationship between the teaching work and the impacts caused in the lives of the public teachers of a city in Minas Gerais/Brazil. This is an exploratory qualitative study; data were collected in the form of semi-structured interview and treated from the content analysis. We opted for a biographical cut with the experiences of three teachers; it was found that many are the challenges faced by teachers, factors that may result in various psychological costs. We showed that gender relations established in teaching environment are beyond the act educate, creating many challenges for professional teachers who are in the classroom. Keywords: Teaching. Work. Gender.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Não háVeríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MGAlves, Jacqueline Magalhães; Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA).Paula, Alessandro Vinicius de; Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT).2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/139610.12819/2018.15.1.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 124-141Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 124-1412317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1398http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1399http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1400http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1396/674Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-25T18:47:47Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1396Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-04-25T18:47:47Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School
title As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School
spellingShingle As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School
Veríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MG
Educação; Psicologia
title_short As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School
title_full As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School
title_fullStr As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School
title_full_unstemmed As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School
title_sort As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School
author Veríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MG
author_facet Veríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MG
Alves, Jacqueline Magalhães; Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA).
Paula, Alessandro Vinicius de; Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT).
author_role author
author2 Alves, Jacqueline Magalhães; Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA).
Paula, Alessandro Vinicius de; Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT).
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não há
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MG
Alves, Jacqueline Magalhães; Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA).
Paula, Alessandro Vinicius de; Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT).
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Psicologia
topic Educação; Psicologia
description Apresentamos algumas considerações sobre as relações entre o trabalho docente e os impactos ocasionados na vida de professoras da rede pública de uma cidade em Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados na forma de entrevista semiestruturada e tratados a partir da análise de conteúdo. Optamos por um recorte biográfico com as vivências de três professoras, constatou-se que muitos são os desafios enfrentados pelas docentes, fatores que podem implicar em custos psicológicos diversos. Evidenciamos que as relações de gênero estabelecidas no ambiente de trabalho docente estão para além do ato de educar, gerando muitos desafios para as profissionais docentes que estão na sala de aula. Palavras Chaves: Docência. Trabalho. Gênero. ABSTRACT Here are some considerations on the relationship between the teaching work and the impacts caused in the lives of the public teachers of a city in Minas Gerais/Brazil. This is an exploratory qualitative study; data were collected in the form of semi-structured interview and treated from the content analysis. We opted for a biographical cut with the experiences of three teachers; it was found that many are the challenges faced by teachers, factors that may result in various psychological costs. We showed that gender relations established in teaching environment are beyond the act educate, creating many challenges for professional teachers who are in the classroom. Keywords: Teaching. Work. Gender.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396
10.12819/2018.15.1.7
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.1.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1398
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1399
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1400
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1396/674
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 124-141
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 124-141
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905452584960