As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396 |
Resumo: | Apresentamos algumas considerações sobre as relações entre o trabalho docente e os impactos ocasionados na vida de professoras da rede pública de uma cidade em Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados na forma de entrevista semiestruturada e tratados a partir da análise de conteúdo. Optamos por um recorte biográfico com as vivências de três professoras, constatou-se que muitos são os desafios enfrentados pelas docentes, fatores que podem implicar em custos psicológicos diversos. Evidenciamos que as relações de gênero estabelecidas no ambiente de trabalho docente estão para além do ato de educar, gerando muitos desafios para as profissionais docentes que estão na sala de aula. Palavras Chaves: Docência. Trabalho. Gênero. ABSTRACT Here are some considerations on the relationship between the teaching work and the impacts caused in the lives of the public teachers of a city in Minas Gerais/Brazil. This is an exploratory qualitative study; data were collected in the form of semi-structured interview and treated from the content analysis. We opted for a biographical cut with the experiences of three teachers; it was found that many are the challenges faced by teachers, factors that may result in various psychological costs. We showed that gender relations established in teaching environment are beyond the act educate, creating many challenges for professional teachers who are in the classroom. Keywords: Teaching. Work. Gender. |
id |
FSA-3_f698e57cd3d9680d70f504ddcae97f00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1396 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in SchoolEducação; PsicologiaApresentamos algumas considerações sobre as relações entre o trabalho docente e os impactos ocasionados na vida de professoras da rede pública de uma cidade em Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados na forma de entrevista semiestruturada e tratados a partir da análise de conteúdo. Optamos por um recorte biográfico com as vivências de três professoras, constatou-se que muitos são os desafios enfrentados pelas docentes, fatores que podem implicar em custos psicológicos diversos. Evidenciamos que as relações de gênero estabelecidas no ambiente de trabalho docente estão para além do ato de educar, gerando muitos desafios para as profissionais docentes que estão na sala de aula. Palavras Chaves: Docência. Trabalho. Gênero. ABSTRACT Here are some considerations on the relationship between the teaching work and the impacts caused in the lives of the public teachers of a city in Minas Gerais/Brazil. This is an exploratory qualitative study; data were collected in the form of semi-structured interview and treated from the content analysis. We opted for a biographical cut with the experiences of three teachers; it was found that many are the challenges faced by teachers, factors that may result in various psychological costs. We showed that gender relations established in teaching environment are beyond the act educate, creating many challenges for professional teachers who are in the classroom. Keywords: Teaching. Work. Gender.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Não háVeríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MGAlves, Jacqueline Magalhães; Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA).Paula, Alessandro Vinicius de; Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT).2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/139610.12819/2018.15.1.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 124-141Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 124-1412317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1398http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1399http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1400http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1396/674Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-25T18:47:47Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1396Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-04-25T18:47:47Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School |
title |
As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School |
spellingShingle |
As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School Veríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MG Educação; Psicologia |
title_short |
As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School |
title_full |
As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School |
title_fullStr |
As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School |
title_full_unstemmed |
As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School |
title_sort |
As Muitas Faces do Trabalho Docente Feminino: Vivências na Escola / The Many Faces of Female Teaching Work: Experiences in School |
author |
Veríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MG |
author_facet |
Veríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MG Alves, Jacqueline Magalhães; Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA). Paula, Alessandro Vinicius de; Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT). |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Jacqueline Magalhães; Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA). Paula, Alessandro Vinicius de; Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT). |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Não há |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Cátia Aparecida; Lavras - MG Alves, Jacqueline Magalhães; Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA). Paula, Alessandro Vinicius de; Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT). |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Psicologia |
topic |
Educação; Psicologia |
description |
Apresentamos algumas considerações sobre as relações entre o trabalho docente e os impactos ocasionados na vida de professoras da rede pública de uma cidade em Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados na forma de entrevista semiestruturada e tratados a partir da análise de conteúdo. Optamos por um recorte biográfico com as vivências de três professoras, constatou-se que muitos são os desafios enfrentados pelas docentes, fatores que podem implicar em custos psicológicos diversos. Evidenciamos que as relações de gênero estabelecidas no ambiente de trabalho docente estão para além do ato de educar, gerando muitos desafios para as profissionais docentes que estão na sala de aula. Palavras Chaves: Docência. Trabalho. Gênero. ABSTRACT Here are some considerations on the relationship between the teaching work and the impacts caused in the lives of the public teachers of a city in Minas Gerais/Brazil. This is an exploratory qualitative study; data were collected in the form of semi-structured interview and treated from the content analysis. We opted for a biographical cut with the experiences of three teachers; it was found that many are the challenges faced by teachers, factors that may result in various psychological costs. We showed that gender relations established in teaching environment are beyond the act educate, creating many challenges for professional teachers who are in the classroom. Keywords: Teaching. Work. Gender. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396 10.12819/2018.15.1.7 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396 |
identifier_str_mv |
10.12819/2018.15.1.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1398 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1399 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1396/1400 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1396/674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 124-141 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, jan./fev. 2018; 124-141 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905452584960 |