Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61 |
Resumo: | A publicização tem sido um tema central na administração pública. Diferentes visões sobre o papel do Estado e do mercado na prestação de serviços para os cidadãos têm estimulado debates duradouros sobre os vários elementos da publicização: a de que é a propriedade (pública, privada ou sem fins lucrativos), financiamento (subvenções governamentais contra pagamentos de consumidores) e controle (por forças políticas ou de mercado). Para entender os méritos de modelos alternativos de propriedade, controle e financiamento é necessário considerar as suas consequências. Para o efeito, este estudo procurou desvendar a relação entre as dimensões da publicização e do desempenho dos serviços públicos, examinando a literatura existente. Debates sobre o mérito de provisão pública e privada têm dominado a administração pública desde a fundação do Estado moderno. No entanto, o número de estudos que comparam diretamente efeitos públicos e privados sobre o desempenho do mesmo setor e sobre o mesmo período de tempo não é grande. Além disso, a maioria dos estudos se concentra apenas na propriedade negligenciando as dimensões de financiamento e controle da publicização e examina os efeitos sobre a eficiência e eficácia sem prestar muita atenção ao próprio capital. Esta última característica dos estudos empíricos é especialmente surpreendente porque uma distribuição mais justa dos recursos é uma razão fundamental para a intervenção do Estado e a prestação de serviços públicos. |
id |
FSA-3_f6e9aa14774dd7ef1bb2975855f2455d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/61 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public OrganizationsAdministraçãopublicização; desempenho; organizações públicas.A publicização tem sido um tema central na administração pública. Diferentes visões sobre o papel do Estado e do mercado na prestação de serviços para os cidadãos têm estimulado debates duradouros sobre os vários elementos da publicização: a de que é a propriedade (pública, privada ou sem fins lucrativos), financiamento (subvenções governamentais contra pagamentos de consumidores) e controle (por forças políticas ou de mercado). Para entender os méritos de modelos alternativos de propriedade, controle e financiamento é necessário considerar as suas consequências. Para o efeito, este estudo procurou desvendar a relação entre as dimensões da publicização e do desempenho dos serviços públicos, examinando a literatura existente. Debates sobre o mérito de provisão pública e privada têm dominado a administração pública desde a fundação do Estado moderno. No entanto, o número de estudos que comparam diretamente efeitos públicos e privados sobre o desempenho do mesmo setor e sobre o mesmo período de tempo não é grande. Além disso, a maioria dos estudos se concentra apenas na propriedade negligenciando as dimensões de financiamento e controle da publicização e examina os efeitos sobre a eficiência e eficácia sem prestar muita atenção ao próprio capital. Esta última característica dos estudos empíricos é especialmente surpreendente porque uma distribuição mais justa dos recursos é uma razão fundamental para a intervenção do Estado e a prestação de serviços públicos.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo AgostinhoLira, Átila de Melo; Faculdade Santo AgostinhoCosta, Ivanir; Universidade PaulistaVilas Boas, Ana Alice; Universidade Federal de LavrasSá, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho; Universidade Federal do Piauí2012-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 27-41Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 27-412317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61/45Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T12:50:05Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/61Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-14T12:50:05Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations |
title |
Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations |
spellingShingle |
Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo Agostinho Administração publicização; desempenho; organizações públicas. |
title_short |
Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations |
title_full |
Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations |
title_fullStr |
Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations |
title_full_unstemmed |
Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations |
title_sort |
Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations |
author |
Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo Agostinho Lira, Átila de Melo; Faculdade Santo Agostinho Costa, Ivanir; Universidade Paulista Vilas Boas, Ana Alice; Universidade Federal de Lavras Sá, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho; Universidade Federal do Piauí |
author_role |
author |
author2 |
Lira, Átila de Melo; Faculdade Santo Agostinho Costa, Ivanir; Universidade Paulista Vilas Boas, Ana Alice; Universidade Federal de Lavras Sá, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho; Universidade Federal do Piauí |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo Agostinho Lira, Átila de Melo; Faculdade Santo Agostinho Costa, Ivanir; Universidade Paulista Vilas Boas, Ana Alice; Universidade Federal de Lavras Sá, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho; Universidade Federal do Piauí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração publicização; desempenho; organizações públicas. |
topic |
Administração publicização; desempenho; organizações públicas. |
description |
A publicização tem sido um tema central na administração pública. Diferentes visões sobre o papel do Estado e do mercado na prestação de serviços para os cidadãos têm estimulado debates duradouros sobre os vários elementos da publicização: a de que é a propriedade (pública, privada ou sem fins lucrativos), financiamento (subvenções governamentais contra pagamentos de consumidores) e controle (por forças políticas ou de mercado). Para entender os méritos de modelos alternativos de propriedade, controle e financiamento é necessário considerar as suas consequências. Para o efeito, este estudo procurou desvendar a relação entre as dimensões da publicização e do desempenho dos serviços públicos, examinando a literatura existente. Debates sobre o mérito de provisão pública e privada têm dominado a administração pública desde a fundação do Estado moderno. No entanto, o número de estudos que comparam diretamente efeitos públicos e privados sobre o desempenho do mesmo setor e sobre o mesmo período de tempo não é grande. Além disso, a maioria dos estudos se concentra apenas na propriedade negligenciando as dimensões de financiamento e controle da publicização e examina os efeitos sobre a eficiência e eficácia sem prestar muita atenção ao próprio capital. Esta última característica dos estudos empíricos é especialmente surpreendente porque uma distribuição mais justa dos recursos é uma razão fundamental para a intervenção do Estado e a prestação de serviços públicos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61/45 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 27-41 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 27-41 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909526302720 |