Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lira, Átila de Melo; Faculdade Santo Agostinho, Costa, Ivanir; Universidade Paulista, Vilas Boas, Ana Alice; Universidade Federal de Lavras, Sá, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho; Universidade Federal do Piauí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61
Resumo: A publicização tem sido um tema central na administração pública. Diferentes visões sobre o papel do Estado e do mercado na prestação de serviços para os cidadãos têm estimulado debates duradouros sobre os vários elementos da publicização: a de que é a propriedade (pública, privada ou sem fins lucrativos), financiamento (subvenções governamentais contra pagamentos de consumidores) e controle (por forças políticas ou de mercado). Para entender os méritos de modelos alternativos de propriedade, controle e financiamento é necessário considerar as suas consequências. Para o efeito, este estudo procurou desvendar a relação entre as dimensões da publicização e do desempenho dos serviços públicos, examinando a literatura existente. Debates sobre o mérito de provisão pública e privada têm dominado a administração pública desde a fundação do Estado moderno. No entanto, o número de estudos que comparam diretamente efeitos públicos e privados sobre o desempenho do mesmo setor e sobre o mesmo período de tempo não é grande. Além disso, a maioria dos estudos se concentra apenas na propriedade negligenciando as dimensões de financiamento e controle da publicização e examina os efeitos sobre a eficiência e eficácia sem prestar muita atenção ao próprio capital. Esta última característica dos estudos empíricos é especialmente surpreendente porque uma distribuição mais justa dos recursos é uma razão fundamental para a intervenção do Estado e a prestação de serviços públicos.
id FSA-3_f6e9aa14774dd7ef1bb2975855f2455d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/61
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public OrganizationsAdministraçãopublicização; desempenho; organizações públicas.A publicização tem sido um tema central na administração pública. Diferentes visões sobre o papel do Estado e do mercado na prestação de serviços para os cidadãos têm estimulado debates duradouros sobre os vários elementos da publicização: a de que é a propriedade (pública, privada ou sem fins lucrativos), financiamento (subvenções governamentais contra pagamentos de consumidores) e controle (por forças políticas ou de mercado). Para entender os méritos de modelos alternativos de propriedade, controle e financiamento é necessário considerar as suas consequências. Para o efeito, este estudo procurou desvendar a relação entre as dimensões da publicização e do desempenho dos serviços públicos, examinando a literatura existente. Debates sobre o mérito de provisão pública e privada têm dominado a administração pública desde a fundação do Estado moderno. No entanto, o número de estudos que comparam diretamente efeitos públicos e privados sobre o desempenho do mesmo setor e sobre o mesmo período de tempo não é grande. Além disso, a maioria dos estudos se concentra apenas na propriedade negligenciando as dimensões de financiamento e controle da publicização e examina os efeitos sobre a eficiência e eficácia sem prestar muita atenção ao próprio capital. Esta última característica dos estudos empíricos é especialmente surpreendente porque uma distribuição mais justa dos recursos é uma razão fundamental para a intervenção do Estado e a prestação de serviços públicos.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo AgostinhoLira, Átila de Melo; Faculdade Santo AgostinhoCosta, Ivanir; Universidade PaulistaVilas Boas, Ana Alice; Universidade Federal de LavrasSá, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho; Universidade Federal do Piauí2012-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 27-41Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 27-412317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61/45Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T12:50:05Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/61Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-14T12:50:05Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations
title Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations
spellingShingle Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations
Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo Agostinho
Administração
publicização; desempenho; organizações públicas.
title_short Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations
title_full Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations
title_fullStr Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations
title_full_unstemmed Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations
title_sort Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations
author Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo Agostinho
Lira, Átila de Melo; Faculdade Santo Agostinho
Costa, Ivanir; Universidade Paulista
Vilas Boas, Ana Alice; Universidade Federal de Lavras
Sá, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho; Universidade Federal do Piauí
author_role author
author2 Lira, Átila de Melo; Faculdade Santo Agostinho
Costa, Ivanir; Universidade Paulista
Vilas Boas, Ana Alice; Universidade Federal de Lavras
Sá, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho; Universidade Federal do Piauí
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar; Faculdade Santo Agostinho
Lira, Átila de Melo; Faculdade Santo Agostinho
Costa, Ivanir; Universidade Paulista
Vilas Boas, Ana Alice; Universidade Federal de Lavras
Sá, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho; Universidade Federal do Piauí
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
publicização; desempenho; organizações públicas.
topic Administração
publicização; desempenho; organizações públicas.
description A publicização tem sido um tema central na administração pública. Diferentes visões sobre o papel do Estado e do mercado na prestação de serviços para os cidadãos têm estimulado debates duradouros sobre os vários elementos da publicização: a de que é a propriedade (pública, privada ou sem fins lucrativos), financiamento (subvenções governamentais contra pagamentos de consumidores) e controle (por forças políticas ou de mercado). Para entender os méritos de modelos alternativos de propriedade, controle e financiamento é necessário considerar as suas consequências. Para o efeito, este estudo procurou desvendar a relação entre as dimensões da publicização e do desempenho dos serviços públicos, examinando a literatura existente. Debates sobre o mérito de provisão pública e privada têm dominado a administração pública desde a fundação do Estado moderno. No entanto, o número de estudos que comparam diretamente efeitos públicos e privados sobre o desempenho do mesmo setor e sobre o mesmo período de tempo não é grande. Além disso, a maioria dos estudos se concentra apenas na propriedade negligenciando as dimensões de financiamento e controle da publicização e examina os efeitos sobre a eficiência e eficácia sem prestar muita atenção ao próprio capital. Esta última característica dos estudos empíricos é especialmente surpreendente porque uma distribuição mais justa dos recursos é uma razão fundamental para a intervenção do Estado e a prestação de serviços públicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-15
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/61/45
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 27-41
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 27-41
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909526302720