Educação Permanente e as Conferências Regionais de Envelhecimento na América Latina e Caribe / Permanent Education and The Regional Aging Conferences in Latin America and Caribbean

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Cassandra Maria Bastos; Instituto Camillo Filho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Maria do Rosário de Fátima e; Professora da Universidade Federal do Piauí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1346
Resumo: As conferências internacionais de envelhecimento estão colocando em debate o aumento da longevidade humana, considerada como conquista que fomenta desafios a serem enfrentados pelos gestores e pela sociedade civil. Este trabalho analisa os documentos das três Conferências Regionais Intergovernamentais de envelhecimento da América Latina e do Caribe, que aconteceram no Chile (2003), no Brasil (2007) e em Costa Rica (2012). O estudo, resultante de análises bibliográficas e documentais provenientes do doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em andamento, objetiva analisar como vem sendo recomendado o acesso à educação permanente nas três conferências e como essas podem estar interligadas com a Política de Envelhecimento Ativo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Como metodologia, a partir da análise de documentos da CEPAL e das bibliografias internacional e nacional sobre essa área temática no cenário eleito como objeto de estudo, construímos três eixos temáticos: em torno das conferências, do envelhecimento ativo e da educação permanente. Os resultados apontaram a importância de as conferências refletirem as particularidades das nações latino americanas e caribenha, e suas recomendações ressaltam o acesso dos idosos à educação permanente como uma via de diminuição das desigualdades sociais. Concluímos que a educação permanente, para além das recomendações das conferências e do proposto na Política do Envelhecimento Ativo, necessita ser anunciada em vários espaços da sociedade, por ser propulsora de melhorias das condições de vivência na velhice, que deve ser almejada como ativa e cidadã. Palavras-chave: Envelhecimento ativo. Conferências Regionais Intergovernamentais de Envelhecimento. Educação permanente.  ABSTRACT The international conferences of aging are putting in debate the increase of human longevity, considered as an achievement that fosters challenges to be faced by managers and civil society. This paper analyzes the documents of the three Regional Intergovernmental Conferences on Aging in Latin America and Caribbean, which happened in Chile (2003), Brazil (2007) and Costa Rica (2012). This study results from bibliographical and documentary analyzes coming from the PhD in Public Policies by the Federal University of Piauí (UFPI), in progress. In addition, it aims to analyze how access to permanent education is being recommended in the three conferences and how these can be linked to the Active Aging Policy of the World Health Organization (WHO). As a methodology, based on the analysis of ECLAC documents and international and national bibliographies on this thematic area in the scenario chosen as object of study, we have built three thematic axes around conferences, active aging and lifelong education. The results pointed out the importance of the conferences to reflect the particularities of the Latin American and Caribbean nations. Their recommendations emphasize the access of the elderly to permanent education as a way of reducing social inequalities. We conclude that the permanent education beyond the recommendations of the conferences and the one proposed in the Active Aging Policy needs to be announced in various spaces of society for being a propeller of improvements in living conditions in old age, which should be sought as an active and citizen. Key words: Active aging. Regional Intergovernmental Conferences on Aging. Permanent education.
id FSA-3_fa547d0c23ac3bdd49ef08f27e2367b6
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1346
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Educação Permanente e as Conferências Regionais de Envelhecimento na América Latina e Caribe / Permanent Education and The Regional Aging Conferences in Latin America and CaribbeanServiço SocialAs conferências internacionais de envelhecimento estão colocando em debate o aumento da longevidade humana, considerada como conquista que fomenta desafios a serem enfrentados pelos gestores e pela sociedade civil. Este trabalho analisa os documentos das três Conferências Regionais Intergovernamentais de envelhecimento da América Latina e do Caribe, que aconteceram no Chile (2003), no Brasil (2007) e em Costa Rica (2012). O estudo, resultante de análises bibliográficas e documentais provenientes do doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em andamento, objetiva analisar como vem sendo recomendado o acesso à educação permanente nas três conferências e como essas podem estar interligadas com a Política de Envelhecimento Ativo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Como metodologia, a partir da análise de documentos da CEPAL e das bibliografias internacional e nacional sobre essa área temática no cenário eleito como objeto de estudo, construímos três eixos temáticos: em torno das conferências, do envelhecimento ativo e da educação permanente. Os resultados apontaram a importância de as conferências refletirem as particularidades das nações latino americanas e caribenha, e suas recomendações ressaltam o acesso dos idosos à educação permanente como uma via de diminuição das desigualdades sociais. Concluímos que a educação permanente, para além das recomendações das conferências e do proposto na Política do Envelhecimento Ativo, necessita ser anunciada em vários espaços da sociedade, por ser propulsora de melhorias das condições de vivência na velhice, que deve ser almejada como ativa e cidadã. Palavras-chave: Envelhecimento ativo. Conferências Regionais Intergovernamentais de Envelhecimento. Educação permanente.  ABSTRACT The international conferences of aging are putting in debate the increase of human longevity, considered as an achievement that fosters challenges to be faced by managers and civil society. This paper analyzes the documents of the three Regional Intergovernmental Conferences on Aging in Latin America and Caribbean, which happened in Chile (2003), Brazil (2007) and Costa Rica (2012). This study results from bibliographical and documentary analyzes coming from the PhD in Public Policies by the Federal University of Piauí (UFPI), in progress. In addition, it aims to analyze how access to permanent education is being recommended in the three conferences and how these can be linked to the Active Aging Policy of the World Health Organization (WHO). As a methodology, based on the analysis of ECLAC documents and international and national bibliographies on this thematic area in the scenario chosen as object of study, we have built three thematic axes around conferences, active aging and lifelong education. The results pointed out the importance of the conferences to reflect the particularities of the Latin American and Caribbean nations. Their recommendations emphasize the access of the elderly to permanent education as a way of reducing social inequalities. We conclude that the permanent education beyond the recommendations of the conferences and the one proposed in the Active Aging Policy needs to be announced in various spaces of society for being a propeller of improvements in living conditions in old age, which should be sought as an active and citizen. Key words: Active aging. Regional Intergovernmental Conferences on Aging. Permanent education.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Franco, Cassandra Maria Bastos; Instituto Camillo FilhoSilva, Maria do Rosário de Fátima e; Professora da Universidade Federal do Piauí2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/134610.12819/2017.14.3.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 236-253Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 236-2532317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1346/1261http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1346/1262http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1346/1263http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1346/521http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1346/522Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-28T14:29:44Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1346Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-04-28T14:29:44Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Permanente e as Conferências Regionais de Envelhecimento na América Latina e Caribe / Permanent Education and The Regional Aging Conferences in Latin America and Caribbean
title Educação Permanente e as Conferências Regionais de Envelhecimento na América Latina e Caribe / Permanent Education and The Regional Aging Conferences in Latin America and Caribbean
spellingShingle Educação Permanente e as Conferências Regionais de Envelhecimento na América Latina e Caribe / Permanent Education and The Regional Aging Conferences in Latin America and Caribbean
Franco, Cassandra Maria Bastos; Instituto Camillo Filho
Serviço Social
title_short Educação Permanente e as Conferências Regionais de Envelhecimento na América Latina e Caribe / Permanent Education and The Regional Aging Conferences in Latin America and Caribbean
title_full Educação Permanente e as Conferências Regionais de Envelhecimento na América Latina e Caribe / Permanent Education and The Regional Aging Conferences in Latin America and Caribbean
title_fullStr Educação Permanente e as Conferências Regionais de Envelhecimento na América Latina e Caribe / Permanent Education and The Regional Aging Conferences in Latin America and Caribbean
title_full_unstemmed Educação Permanente e as Conferências Regionais de Envelhecimento na América Latina e Caribe / Permanent Education and The Regional Aging Conferences in Latin America and Caribbean
title_sort Educação Permanente e as Conferências Regionais de Envelhecimento na América Latina e Caribe / Permanent Education and The Regional Aging Conferences in Latin America and Caribbean
author Franco, Cassandra Maria Bastos; Instituto Camillo Filho
author_facet Franco, Cassandra Maria Bastos; Instituto Camillo Filho
Silva, Maria do Rosário de Fátima e; Professora da Universidade Federal do Piauí
author_role author
author2 Silva, Maria do Rosário de Fátima e; Professora da Universidade Federal do Piauí
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Cassandra Maria Bastos; Instituto Camillo Filho
Silva, Maria do Rosário de Fátima e; Professora da Universidade Federal do Piauí
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Social
topic Serviço Social
description As conferências internacionais de envelhecimento estão colocando em debate o aumento da longevidade humana, considerada como conquista que fomenta desafios a serem enfrentados pelos gestores e pela sociedade civil. Este trabalho analisa os documentos das três Conferências Regionais Intergovernamentais de envelhecimento da América Latina e do Caribe, que aconteceram no Chile (2003), no Brasil (2007) e em Costa Rica (2012). O estudo, resultante de análises bibliográficas e documentais provenientes do doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em andamento, objetiva analisar como vem sendo recomendado o acesso à educação permanente nas três conferências e como essas podem estar interligadas com a Política de Envelhecimento Ativo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Como metodologia, a partir da análise de documentos da CEPAL e das bibliografias internacional e nacional sobre essa área temática no cenário eleito como objeto de estudo, construímos três eixos temáticos: em torno das conferências, do envelhecimento ativo e da educação permanente. Os resultados apontaram a importância de as conferências refletirem as particularidades das nações latino americanas e caribenha, e suas recomendações ressaltam o acesso dos idosos à educação permanente como uma via de diminuição das desigualdades sociais. Concluímos que a educação permanente, para além das recomendações das conferências e do proposto na Política do Envelhecimento Ativo, necessita ser anunciada em vários espaços da sociedade, por ser propulsora de melhorias das condições de vivência na velhice, que deve ser almejada como ativa e cidadã. Palavras-chave: Envelhecimento ativo. Conferências Regionais Intergovernamentais de Envelhecimento. Educação permanente.  ABSTRACT The international conferences of aging are putting in debate the increase of human longevity, considered as an achievement that fosters challenges to be faced by managers and civil society. This paper analyzes the documents of the three Regional Intergovernmental Conferences on Aging in Latin America and Caribbean, which happened in Chile (2003), Brazil (2007) and Costa Rica (2012). This study results from bibliographical and documentary analyzes coming from the PhD in Public Policies by the Federal University of Piauí (UFPI), in progress. In addition, it aims to analyze how access to permanent education is being recommended in the three conferences and how these can be linked to the Active Aging Policy of the World Health Organization (WHO). As a methodology, based on the analysis of ECLAC documents and international and national bibliographies on this thematic area in the scenario chosen as object of study, we have built three thematic axes around conferences, active aging and lifelong education. The results pointed out the importance of the conferences to reflect the particularities of the Latin American and Caribbean nations. Their recommendations emphasize the access of the elderly to permanent education as a way of reducing social inequalities. We conclude that the permanent education beyond the recommendations of the conferences and the one proposed in the Active Aging Policy needs to be announced in various spaces of society for being a propeller of improvements in living conditions in old age, which should be sought as an active and citizen. Key words: Active aging. Regional Intergovernmental Conferences on Aging. Permanent education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1346
10.12819/2017.14.3.13
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1346
identifier_str_mv 10.12819/2017.14.3.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1346/1261
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1346/1262
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1346/1263
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1346/521
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1346/522
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 236-253
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 236-253
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911182004224