Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275 |
Resumo: | Os cursos tecnológicos constituem um tipo de curso da educação superior do sistema de educação profissional brasileiro que têm crescido continuamente nos últimos anos, nas instituições públicas e privadas, mas nessa última, principalmente. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o crescimento na implantação de cursos tecnológicos da área de Gestão e Negócios, na modalidade presencial, nos Institutos Federais da Região Nordeste. Pesquisa de natureza aplicada, abordagem do problema sob o método quantitativo, com propósito exploratório. A técnica empregada para a coleta dos dados foi a pesquisa documental, realizada através de consulta ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, em seguida foi realizada uma pesquisa no Sistema e-MEC, com 11 Institutos Federais sediados na Região Nordeste. Em relação aos períodos de criação, 2016 a 2020, foi o que teve o maior número de cursos implantados (33%), seguido de 2000-2005 e 2011 a 2015 (27%). Percebeu-se que entre os 15 cursos implantados no período de 2000 a 2020, Processos Gerenciais foi o que se destacou (20%). Verificou-se que as capitais ainda são as cidades que oferecem o maior número de cursos (40%). Conclui-se que os cursos ofertados por essas instituições são bem avaliados pelo MEC, dos quais 47% possuem o conceito 4 e 13% possuem o conceito máximo, 5. Palavras-chave: Curso Superior. Educação. Gestão. Negócios. Tecnólogo. ABSTRACT Technological courses are a type of higher education course in the Brazilian professional education system, which has grown steadily in recent years, in public and private institutions, but in the latter, mainly. This study aims to analyze the growth in the implementation of technological courses in the area of Management and Business, in person, at Federal Institutes in the Northeast Region. Research of an applied nature, approach to the problem, under the quantitative method, with exploratory purpose. The technique used for data collection was documentary research, carried out through consultation in the National Catalog of Higher Technology Courses, then a survey was carried out in the e-MEC System, with 11 Federal Institutes based in the Northeast Region. In relation to the creation periods, 2016 to 2020, it was the one that had the largest number of courses implemented (33%), followed by 2000-2005 and 2011 to 2015 (27%). It was noticed that among the 15 courses implemented in the period from 2000 to 2020, Management Processes was the one that stood out (20%). It was found that the capitals are still the cities that offer the largest number of courses (40%). It is concluded that the courses offered by these institutions are well evaluated by the MEC, where 47% have the concept 4 and 13% have the maximum concept, 5. Keywords: Higher Education. Education. Management. Business. Technologist.. |
id |
FSA-3_fb710657285813c23802b1a75c734c03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2275 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal InstitutesOs cursos tecnológicos constituem um tipo de curso da educação superior do sistema de educação profissional brasileiro que têm crescido continuamente nos últimos anos, nas instituições públicas e privadas, mas nessa última, principalmente. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o crescimento na implantação de cursos tecnológicos da área de Gestão e Negócios, na modalidade presencial, nos Institutos Federais da Região Nordeste. Pesquisa de natureza aplicada, abordagem do problema sob o método quantitativo, com propósito exploratório. A técnica empregada para a coleta dos dados foi a pesquisa documental, realizada através de consulta ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, em seguida foi realizada uma pesquisa no Sistema e-MEC, com 11 Institutos Federais sediados na Região Nordeste. Em relação aos períodos de criação, 2016 a 2020, foi o que teve o maior número de cursos implantados (33%), seguido de 2000-2005 e 2011 a 2015 (27%). Percebeu-se que entre os 15 cursos implantados no período de 2000 a 2020, Processos Gerenciais foi o que se destacou (20%). Verificou-se que as capitais ainda são as cidades que oferecem o maior número de cursos (40%). Conclui-se que os cursos ofertados por essas instituições são bem avaliados pelo MEC, dos quais 47% possuem o conceito 4 e 13% possuem o conceito máximo, 5. Palavras-chave: Curso Superior. Educação. Gestão. Negócios. Tecnólogo. ABSTRACT Technological courses are a type of higher education course in the Brazilian professional education system, which has grown steadily in recent years, in public and private institutions, but in the latter, mainly. This study aims to analyze the growth in the implementation of technological courses in the area of Management and Business, in person, at Federal Institutes in the Northeast Region. Research of an applied nature, approach to the problem, under the quantitative method, with exploratory purpose. The technique used for data collection was documentary research, carried out through consultation in the National Catalog of Higher Technology Courses, then a survey was carried out in the e-MEC System, with 11 Federal Institutes based in the Northeast Region. In relation to the creation periods, 2016 to 2020, it was the one that had the largest number of courses implemented (33%), followed by 2000-2005 and 2011 to 2015 (27%). It was noticed that among the 15 courses implemented in the period from 2000 to 2020, Management Processes was the one that stood out (20%). It was found that the capitals are still the cities that offer the largest number of courses (40%). It is concluded that the courses offered by these institutions are well evaluated by the MEC, where 47% have the concept 4 and 13% have the maximum concept, 5. Keywords: Higher Education. Education. Management. Business. Technologist..Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPEQueiroz Neto, Herrisson; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPEAmorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/227510.12819/2021.18.5.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 18-30Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 18-302317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492788http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492789http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492790http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2275/1622http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2275/1623Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-26T20:31:15Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2275Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-05-26T20:31:15Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes |
title |
Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes |
spellingShingle |
Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE |
title_short |
Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes |
title_full |
Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes |
title_fullStr |
Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes |
title_full_unstemmed |
Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes |
title_sort |
Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes |
author |
Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE |
author_facet |
Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE Queiroz Neto, Herrisson; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz Neto, Herrisson; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE Queiroz Neto, Herrisson; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Os cursos tecnológicos constituem um tipo de curso da educação superior do sistema de educação profissional brasileiro que têm crescido continuamente nos últimos anos, nas instituições públicas e privadas, mas nessa última, principalmente. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o crescimento na implantação de cursos tecnológicos da área de Gestão e Negócios, na modalidade presencial, nos Institutos Federais da Região Nordeste. Pesquisa de natureza aplicada, abordagem do problema sob o método quantitativo, com propósito exploratório. A técnica empregada para a coleta dos dados foi a pesquisa documental, realizada através de consulta ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, em seguida foi realizada uma pesquisa no Sistema e-MEC, com 11 Institutos Federais sediados na Região Nordeste. Em relação aos períodos de criação, 2016 a 2020, foi o que teve o maior número de cursos implantados (33%), seguido de 2000-2005 e 2011 a 2015 (27%). Percebeu-se que entre os 15 cursos implantados no período de 2000 a 2020, Processos Gerenciais foi o que se destacou (20%). Verificou-se que as capitais ainda são as cidades que oferecem o maior número de cursos (40%). Conclui-se que os cursos ofertados por essas instituições são bem avaliados pelo MEC, dos quais 47% possuem o conceito 4 e 13% possuem o conceito máximo, 5. Palavras-chave: Curso Superior. Educação. Gestão. Negócios. Tecnólogo. ABSTRACT Technological courses are a type of higher education course in the Brazilian professional education system, which has grown steadily in recent years, in public and private institutions, but in the latter, mainly. This study aims to analyze the growth in the implementation of technological courses in the area of Management and Business, in person, at Federal Institutes in the Northeast Region. Research of an applied nature, approach to the problem, under the quantitative method, with exploratory purpose. The technique used for data collection was documentary research, carried out through consultation in the National Catalog of Higher Technology Courses, then a survey was carried out in the e-MEC System, with 11 Federal Institutes based in the Northeast Region. In relation to the creation periods, 2016 to 2020, it was the one that had the largest number of courses implemented (33%), followed by 2000-2005 and 2011 to 2015 (27%). It was noticed that among the 15 courses implemented in the period from 2000 to 2020, Management Processes was the one that stood out (20%). It was found that the capitals are still the cities that offer the largest number of courses (40%). It is concluded that the courses offered by these institutions are well evaluated by the MEC, where 47% have the concept 4 and 13% have the maximum concept, 5. Keywords: Higher Education. Education. Management. Business. Technologist.. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275 10.12819/2021.18.5.2 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275 |
identifier_str_mv |
10.12819/2021.18.5.2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492788 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492789 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492790 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2275/1622 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2275/1623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 18-30 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 18-30 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911793324032 |