Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Queiroz Neto, Herrisson; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275
Resumo: Os cursos tecnológicos constituem um tipo de curso da educação superior do sistema de educação profissional brasileiro que têm crescido continuamente nos últimos anos, nas instituições públicas e privadas, mas nessa última, principalmente. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o crescimento na implantação de cursos tecnológicos da área de Gestão e Negócios, na modalidade presencial, nos Institutos Federais da Região Nordeste. Pesquisa de natureza aplicada, abordagem do problema sob o método quantitativo, com propósito exploratório. A técnica empregada para a coleta dos dados foi a pesquisa documental, realizada através de consulta ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, em seguida foi realizada uma pesquisa no Sistema e-MEC, com 11 Institutos Federais sediados na Região Nordeste. Em relação aos períodos de criação, 2016 a 2020, foi o que teve o maior número de cursos implantados (33%), seguido de 2000-2005 e 2011 a 2015 (27%). Percebeu-se que entre os 15 cursos implantados no período de 2000 a 2020, Processos Gerenciais foi o que se destacou (20%).  Verificou-se que as capitais ainda são as cidades que oferecem o maior número de cursos (40%). Conclui-se que os cursos ofertados por essas instituições são bem avaliados pelo MEC, dos quais 47% possuem o conceito 4 e 13% possuem o conceito máximo, 5.  Palavras-chave: Curso Superior. Educação. Gestão. Negócios. Tecnólogo.  ABSTRACT Technological courses are a type of higher education course in the Brazilian professional education system, which has grown steadily in recent years, in public and private institutions, but in the latter, mainly. This study aims to analyze the growth in the implementation of technological courses in the area of Management and Business, in person, at Federal Institutes in the Northeast Region. Research of an applied nature, approach to the problem, under the quantitative method, with exploratory purpose. The technique used for data collection was documentary research, carried out through consultation in the National Catalog of Higher Technology Courses, then a survey was carried out in the e-MEC System, with 11 Federal Institutes based in the Northeast Region. In relation to the creation periods, 2016 to 2020, it was the one that had the largest number of courses implemented (33%), followed by 2000-2005 and 2011 to 2015 (27%). It was noticed that among the 15 courses implemented in the period from 2000 to 2020, Management Processes was the one that stood out (20%). It was found that the capitals are still the cities that offer the largest number of courses (40%). It is concluded that the courses offered by these institutions are well evaluated by the MEC, where 47% have the concept 4 and 13% have the maximum concept, 5.  Keywords: Higher Education. Education. Management. Business. Technologist..
id FSA-3_fb710657285813c23802b1a75c734c03
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2275
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal InstitutesOs cursos tecnológicos constituem um tipo de curso da educação superior do sistema de educação profissional brasileiro que têm crescido continuamente nos últimos anos, nas instituições públicas e privadas, mas nessa última, principalmente. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o crescimento na implantação de cursos tecnológicos da área de Gestão e Negócios, na modalidade presencial, nos Institutos Federais da Região Nordeste. Pesquisa de natureza aplicada, abordagem do problema sob o método quantitativo, com propósito exploratório. A técnica empregada para a coleta dos dados foi a pesquisa documental, realizada através de consulta ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, em seguida foi realizada uma pesquisa no Sistema e-MEC, com 11 Institutos Federais sediados na Região Nordeste. Em relação aos períodos de criação, 2016 a 2020, foi o que teve o maior número de cursos implantados (33%), seguido de 2000-2005 e 2011 a 2015 (27%). Percebeu-se que entre os 15 cursos implantados no período de 2000 a 2020, Processos Gerenciais foi o que se destacou (20%).  Verificou-se que as capitais ainda são as cidades que oferecem o maior número de cursos (40%). Conclui-se que os cursos ofertados por essas instituições são bem avaliados pelo MEC, dos quais 47% possuem o conceito 4 e 13% possuem o conceito máximo, 5.  Palavras-chave: Curso Superior. Educação. Gestão. Negócios. Tecnólogo.  ABSTRACT Technological courses are a type of higher education course in the Brazilian professional education system, which has grown steadily in recent years, in public and private institutions, but in the latter, mainly. This study aims to analyze the growth in the implementation of technological courses in the area of Management and Business, in person, at Federal Institutes in the Northeast Region. Research of an applied nature, approach to the problem, under the quantitative method, with exploratory purpose. The technique used for data collection was documentary research, carried out through consultation in the National Catalog of Higher Technology Courses, then a survey was carried out in the e-MEC System, with 11 Federal Institutes based in the Northeast Region. In relation to the creation periods, 2016 to 2020, it was the one that had the largest number of courses implemented (33%), followed by 2000-2005 and 2011 to 2015 (27%). It was noticed that among the 15 courses implemented in the period from 2000 to 2020, Management Processes was the one that stood out (20%). It was found that the capitals are still the cities that offer the largest number of courses (40%). It is concluded that the courses offered by these institutions are well evaluated by the MEC, where 47% have the concept 4 and 13% have the maximum concept, 5.  Keywords: Higher Education. Education. Management. Business. Technologist..Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPEQueiroz Neto, Herrisson; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPEAmorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/227510.12819/2021.18.5.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 18-30Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 18-302317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492788http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492789http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492790http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2275/1622http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2275/1623Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-26T20:31:15Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2275Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-05-26T20:31:15Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes
title Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes
spellingShingle Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes
Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
title_short Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes
title_full Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes
title_fullStr Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes
title_full_unstemmed Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes
title_sort Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes
author Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
author_facet Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Queiroz Neto, Herrisson; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
author_role author
author2 Queiroz Neto, Herrisson; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Queiroz Neto, Herrisson; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
dc.subject.none.fl_str_mv
description Os cursos tecnológicos constituem um tipo de curso da educação superior do sistema de educação profissional brasileiro que têm crescido continuamente nos últimos anos, nas instituições públicas e privadas, mas nessa última, principalmente. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o crescimento na implantação de cursos tecnológicos da área de Gestão e Negócios, na modalidade presencial, nos Institutos Federais da Região Nordeste. Pesquisa de natureza aplicada, abordagem do problema sob o método quantitativo, com propósito exploratório. A técnica empregada para a coleta dos dados foi a pesquisa documental, realizada através de consulta ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, em seguida foi realizada uma pesquisa no Sistema e-MEC, com 11 Institutos Federais sediados na Região Nordeste. Em relação aos períodos de criação, 2016 a 2020, foi o que teve o maior número de cursos implantados (33%), seguido de 2000-2005 e 2011 a 2015 (27%). Percebeu-se que entre os 15 cursos implantados no período de 2000 a 2020, Processos Gerenciais foi o que se destacou (20%).  Verificou-se que as capitais ainda são as cidades que oferecem o maior número de cursos (40%). Conclui-se que os cursos ofertados por essas instituições são bem avaliados pelo MEC, dos quais 47% possuem o conceito 4 e 13% possuem o conceito máximo, 5.  Palavras-chave: Curso Superior. Educação. Gestão. Negócios. Tecnólogo.  ABSTRACT Technological courses are a type of higher education course in the Brazilian professional education system, which has grown steadily in recent years, in public and private institutions, but in the latter, mainly. This study aims to analyze the growth in the implementation of technological courses in the area of Management and Business, in person, at Federal Institutes in the Northeast Region. Research of an applied nature, approach to the problem, under the quantitative method, with exploratory purpose. The technique used for data collection was documentary research, carried out through consultation in the National Catalog of Higher Technology Courses, then a survey was carried out in the e-MEC System, with 11 Federal Institutes based in the Northeast Region. In relation to the creation periods, 2016 to 2020, it was the one that had the largest number of courses implemented (33%), followed by 2000-2005 and 2011 to 2015 (27%). It was noticed that among the 15 courses implemented in the period from 2000 to 2020, Management Processes was the one that stood out (20%). It was found that the capitals are still the cities that offer the largest number of courses (40%). It is concluded that the courses offered by these institutions are well evaluated by the MEC, where 47% have the concept 4 and 13% have the maximum concept, 5.  Keywords: Higher Education. Education. Management. Business. Technologist..
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275
10.12819/2021.18.5.2
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.5.2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492788
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492789
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2275/491492790
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2275/1622
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2275/1623
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 18-30
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 18-30
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911793324032