Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167 |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de analisar as possibilidades didáticas e as implicações normativas da oferta do curso de Direito na modalidade de Educação a Distância. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico e documental. As conclusões mais relevantes são que não há necessidades de metodologias específicas para o aprendizado do Direito, dessa forma a aplicação das metodologias, tecnologias e ferramentas disponíveis para a Educação a Distância possibilitam a oferta. Quanto às implicações legais, essas podem ser ajustadas para permitir o curso de Direito a Distância.Palavras-chave: Educação a Distância. Direito. Regulação. ABSTRACTThis study had the objective of analyzing the legal possibilities and normatives implications of the offer of the Law course in the modality of Distance Education. Among the authors researched for the conceptual constitution of this work, stood out Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). The methodology used was the descriptive research, having as collection of data the bibliographic and documentary survey. The most relevant conclusions are that there is no need for specific methodologies for learning law, so the application of the methodologies, technologies and tools available for Distance Education make it possible to offer. As for the legal implications these can be adjusted to allow the Distance Learning course.Keywords: Distance Education. Law. Regulation. |
id |
FSA-3_fe5ddbe0c9df85289065b6808fc4022f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2167 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives ImplicationsEducaçãoEste estudo teve o objetivo de analisar as possibilidades didáticas e as implicações normativas da oferta do curso de Direito na modalidade de Educação a Distância. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico e documental. As conclusões mais relevantes são que não há necessidades de metodologias específicas para o aprendizado do Direito, dessa forma a aplicação das metodologias, tecnologias e ferramentas disponíveis para a Educação a Distância possibilitam a oferta. Quanto às implicações legais, essas podem ser ajustadas para permitir o curso de Direito a Distância.Palavras-chave: Educação a Distância. Direito. Regulação. ABSTRACTThis study had the objective of analyzing the legal possibilities and normatives implications of the offer of the Law course in the modality of Distance Education. Among the authors researched for the conceptual constitution of this work, stood out Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). The methodology used was the descriptive research, having as collection of data the bibliographic and documentary survey. The most relevant conclusions are that there is no need for specific methodologies for learning law, so the application of the methodologies, technologies and tools available for Distance Education make it possible to offer. As for the legal implications these can be adjusted to allow the Distance Learning course.Keywords: Distance Education. Law. Regulation. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Lima, Nilton César; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Brito, Cídjan Santarém; Universidade de Brasília (UnB)2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/216710.12819/2020.17.10.14Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 266-284Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 266-2842317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492477http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492479http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492480http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2167/1466Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:42:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2167Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-10-28T20:42Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications |
title |
Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications |
spellingShingle |
Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Educação |
title_short |
Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications |
title_full |
Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications |
title_fullStr |
Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications |
title_full_unstemmed |
Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications |
title_sort |
Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications |
author |
Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
author_facet |
Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Lima, Nilton César; Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Brito, Cídjan Santarém; Universidade de Brasília (UnB) |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Nilton César; Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Brito, Cídjan Santarém; Universidade de Brasília (UnB) |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Lima, Nilton César; Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Brito, Cídjan Santarém; Universidade de Brasília (UnB) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Este estudo teve o objetivo de analisar as possibilidades didáticas e as implicações normativas da oferta do curso de Direito na modalidade de Educação a Distância. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico e documental. As conclusões mais relevantes são que não há necessidades de metodologias específicas para o aprendizado do Direito, dessa forma a aplicação das metodologias, tecnologias e ferramentas disponíveis para a Educação a Distância possibilitam a oferta. Quanto às implicações legais, essas podem ser ajustadas para permitir o curso de Direito a Distância.Palavras-chave: Educação a Distância. Direito. Regulação. ABSTRACTThis study had the objective of analyzing the legal possibilities and normatives implications of the offer of the Law course in the modality of Distance Education. Among the authors researched for the conceptual constitution of this work, stood out Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). The methodology used was the descriptive research, having as collection of data the bibliographic and documentary survey. The most relevant conclusions are that there is no need for specific methodologies for learning law, so the application of the methodologies, technologies and tools available for Distance Education make it possible to offer. As for the legal implications these can be adjusted to allow the Distance Learning course.Keywords: Distance Education. Law. Regulation. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167 10.12819/2020.17.10.14 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.10.14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492477 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492479 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492480 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2167/1466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 266-284 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 266-284 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909993967616 |