Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Nilton César; Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brito, Cídjan Santarém; Universidade de Brasília (UnB)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167
Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar as possibilidades didáticas e as implicações normativas da oferta do curso de Direito na modalidade de Educação a Distância. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico e documental. As conclusões mais relevantes são que não há necessidades de metodologias específicas para o aprendizado do Direito, dessa forma a aplicação das metodologias, tecnologias e ferramentas disponíveis para a Educação a Distância possibilitam a oferta. Quanto às implicações legais, essas podem ser ajustadas para permitir o curso de Direito a Distância.Palavras-chave: Educação a Distância. Direito. Regulação. ABSTRACTThis study had the objective of analyzing the legal possibilities and normatives implications of the offer of the Law course in the modality of Distance Education. Among the authors researched for the conceptual constitution of this work, stood out Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). The methodology used was the descriptive research, having as collection of data the bibliographic and documentary survey. The most relevant conclusions are that there is no need for specific methodologies for learning law, so the application of the methodologies, technologies and tools available for Distance Education make it possible to offer. As for the legal implications these can be adjusted to allow the Distance Learning course.Keywords: Distance Education. Law. Regulation. 
id FSA-3_fe5ddbe0c9df85289065b6808fc4022f
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2167
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives ImplicationsEducaçãoEste estudo teve o objetivo de analisar as possibilidades didáticas e as implicações normativas da oferta do curso de Direito na modalidade de Educação a Distância. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico e documental. As conclusões mais relevantes são que não há necessidades de metodologias específicas para o aprendizado do Direito, dessa forma a aplicação das metodologias, tecnologias e ferramentas disponíveis para a Educação a Distância possibilitam a oferta. Quanto às implicações legais, essas podem ser ajustadas para permitir o curso de Direito a Distância.Palavras-chave: Educação a Distância. Direito. Regulação. ABSTRACTThis study had the objective of analyzing the legal possibilities and normatives implications of the offer of the Law course in the modality of Distance Education. Among the authors researched for the conceptual constitution of this work, stood out Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). The methodology used was the descriptive research, having as collection of data the bibliographic and documentary survey. The most relevant conclusions are that there is no need for specific methodologies for learning law, so the application of the methodologies, technologies and tools available for Distance Education make it possible to offer. As for the legal implications these can be adjusted to allow the Distance Learning course.Keywords: Distance Education. Law. Regulation. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Lima, Nilton César; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Brito, Cídjan Santarém; Universidade de Brasília (UnB)2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/216710.12819/2020.17.10.14Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 266-284Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 266-2842317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492477http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492479http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492480http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2167/1466Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:42:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2167Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-10-28T20:42Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications
title Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications
spellingShingle Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications
Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Educação
title_short Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications
title_full Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications
title_fullStr Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications
title_full_unstemmed Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications
title_sort Curso de Direito a Distância: Possibilidades Didáticas e Implicações Normativas / Law to Distance Education: Didactic Possibilities and Normatives Implications
author Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
author_facet Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Lima, Nilton César; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Brito, Cídjan Santarém; Universidade de Brasília (UnB)
author_role author
author2 Lima, Nilton César; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Brito, Cídjan Santarém; Universidade de Brasília (UnB)
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Doroteu, Leandro Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Lima, Nilton César; Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Brito, Cídjan Santarém; Universidade de Brasília (UnB)
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Este estudo teve o objetivo de analisar as possibilidades didáticas e as implicações normativas da oferta do curso de Direito na modalidade de Educação a Distância. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico e documental. As conclusões mais relevantes são que não há necessidades de metodologias específicas para o aprendizado do Direito, dessa forma a aplicação das metodologias, tecnologias e ferramentas disponíveis para a Educação a Distância possibilitam a oferta. Quanto às implicações legais, essas podem ser ajustadas para permitir o curso de Direito a Distância.Palavras-chave: Educação a Distância. Direito. Regulação. ABSTRACTThis study had the objective of analyzing the legal possibilities and normatives implications of the offer of the Law course in the modality of Distance Education. Among the authors researched for the conceptual constitution of this work, stood out Freire (1979) e (1997), Piaget (2013), Landim (1997), Lopes (2002), Maciel (1995), Maia (2015), Meurer Junior (2015) e Moreira (1999). The methodology used was the descriptive research, having as collection of data the bibliographic and documentary survey. The most relevant conclusions are that there is no need for specific methodologies for learning law, so the application of the methodologies, technologies and tools available for Distance Education make it possible to offer. As for the legal implications these can be adjusted to allow the Distance Learning course.Keywords: Distance Education. Law. Regulation. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167
10.12819/2020.17.10.14
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.10.14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492477
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492479
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2167/491492480
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2167/1466
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 266-284
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 266-284
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909993967616