INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTINA COSTA-LOBO
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ALEXANDRA RIBEIRO, TANIA STOLTZ, DANIELA COIMBRA, ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/536
Resumo: Os indivíduos talentosos são capazes de executar atividades superiores ao que era expectável para a sua idade, sendo o desenvolvimento realizado através de três fatores que poderão acelerar e/ou dificultar o processo: os intrapessoais, os ambientais e os fatores de sorte ou oportunidade. Este estudo aprofunda discussões que já veem sendo construídas na última década, com o objetivo de sistematizar os contributos da psicologia para o estudo do talento, refletindo criticamente sobre as perspetivas emergentes e as direções futuras na intervenção psicológica na promoção do talento. Revela-se, em detalhe, o processo implementado. Procedeu-se, na fase introdutória do estudo, ao cumprimento de oito etapas, nomeadamente: definição da questão de investigação, definição dos objetivos, identificação das fontes primárias, construção das strings de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e de exclusão, definição das categorias de qualificação, definição do método e seleção das ferramentas, e elaboração do cronograma. A leitura dos estudos primários foi submetida a três filtros de leitura. A revisão sistemática da literatura serviu para ampliar as possibilidades interpretativas dos resultados, reconstruindo leituras de uma década da literatura, e assegurando a validade descritiva, a validade interpretativa, a validade teórica e a validade pragmática. Expõem-se e discutem-se os produtos desta revisão sistemática.
id FSBA-1_1019817e35af247cda4554cb5bb5cedc
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/536
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.Os indivíduos talentosos são capazes de executar atividades superiores ao que era expectável para a sua idade, sendo o desenvolvimento realizado através de três fatores que poderão acelerar e/ou dificultar o processo: os intrapessoais, os ambientais e os fatores de sorte ou oportunidade. Este estudo aprofunda discussões que já veem sendo construídas na última década, com o objetivo de sistematizar os contributos da psicologia para o estudo do talento, refletindo criticamente sobre as perspetivas emergentes e as direções futuras na intervenção psicológica na promoção do talento. Revela-se, em detalhe, o processo implementado. Procedeu-se, na fase introdutória do estudo, ao cumprimento de oito etapas, nomeadamente: definição da questão de investigação, definição dos objetivos, identificação das fontes primárias, construção das strings de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e de exclusão, definição das categorias de qualificação, definição do método e seleção das ferramentas, e elaboração do cronograma. A leitura dos estudos primários foi submetida a três filtros de leitura. A revisão sistemática da literatura serviu para ampliar as possibilidades interpretativas dos resultados, reconstruindo leituras de uma década da literatura, e assegurando a validade descritiva, a validade interpretativa, a validade teórica e a validade pragmática. Expõem-se e discutem-se os produtos desta revisão sistemática.Diálogos Possíveis2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/536Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/536/468Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCRISTINA COSTA-LOBOALEXANDRA RIBEIROTANIA STOLTZDANIELA COIMBRAENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO2022-08-23T18:15:16Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/536Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-23T18:15:16Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
title INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
spellingShingle INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
CRISTINA COSTA-LOBO
title_short INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
title_full INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
title_fullStr INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
title_full_unstemmed INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
title_sort INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
author CRISTINA COSTA-LOBO
author_facet CRISTINA COSTA-LOBO
ALEXANDRA RIBEIRO
TANIA STOLTZ
DANIELA COIMBRA
ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO
author_role author
author2 ALEXANDRA RIBEIRO
TANIA STOLTZ
DANIELA COIMBRA
ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTINA COSTA-LOBO
ALEXANDRA RIBEIRO
TANIA STOLTZ
DANIELA COIMBRA
ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO
description Os indivíduos talentosos são capazes de executar atividades superiores ao que era expectável para a sua idade, sendo o desenvolvimento realizado através de três fatores que poderão acelerar e/ou dificultar o processo: os intrapessoais, os ambientais e os fatores de sorte ou oportunidade. Este estudo aprofunda discussões que já veem sendo construídas na última década, com o objetivo de sistematizar os contributos da psicologia para o estudo do talento, refletindo criticamente sobre as perspetivas emergentes e as direções futuras na intervenção psicológica na promoção do talento. Revela-se, em detalhe, o processo implementado. Procedeu-se, na fase introdutória do estudo, ao cumprimento de oito etapas, nomeadamente: definição da questão de investigação, definição dos objetivos, identificação das fontes primárias, construção das strings de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e de exclusão, definição das categorias de qualificação, definição do método e seleção das ferramentas, e elaboração do cronograma. A leitura dos estudos primários foi submetida a três filtros de leitura. A revisão sistemática da literatura serviu para ampliar as possibilidades interpretativas dos resultados, reconstruindo leituras de uma década da literatura, e assegurando a validade descritiva, a validade interpretativa, a validade teórica e a validade pragmática. Expõem-se e discutem-se os produtos desta revisão sistemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/536
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/536/468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313296927916032