INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTINA COSTA-LOBO
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: FILIPA MONTEIRO, TANIA STOLTZ, ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO, JESSICA CABRERA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535
Resumo: O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde são sinalizados dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois inclui estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, com três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, remete para três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, a formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o trabalho o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade.
id FSBA-1_13dfc9ade7c768a15a841d21c9111793
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/535
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde são sinalizados dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois inclui estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, com três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, remete para três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, a formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o trabalho o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade.Diálogos Possíveis2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535/467Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCRISTINA COSTA-LOBOFILIPA MONTEIROTANIA STOLTZENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTOJESSICA CABRERA2022-08-23T18:15:16Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/535Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-23T18:15:16Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
title INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
spellingShingle INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
CRISTINA COSTA-LOBO
title_short INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
title_full INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
title_fullStr INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
title_full_unstemmed INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
title_sort INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
author CRISTINA COSTA-LOBO
author_facet CRISTINA COSTA-LOBO
FILIPA MONTEIRO
TANIA STOLTZ
ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO
JESSICA CABRERA
author_role author
author2 FILIPA MONTEIRO
TANIA STOLTZ
ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO
JESSICA CABRERA
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTINA COSTA-LOBO
FILIPA MONTEIRO
TANIA STOLTZ
ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO
JESSICA CABRERA
description O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde são sinalizados dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois inclui estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, com três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, remete para três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, a formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o trabalho o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/535/467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313296925818880