O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogos Possíveis |
Texto Completo: | https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340 |
Resumo: | O artigo propõe uma análise de resultados de um estudo observacional realizado na Argélia evidenciando os curricula escondidos presentes nas práticas reais de seis educadoras de dois jardins de infância na cidade de Argel, assim como as atitudes e práticas educativas das famílias face esta fase de idade que, na falta de pré-escolarização, está autorizada a ir brincar “fora”, na “zanka” ou rua-espaço de jogo.A hipótese geral da reativação pelos professores de estratégias ligadas a códigos referenciais sociais que regulam as relações pais-crianças no ambiente familiar foi corroborada por esses dados observacionais, mostrando a interface entre cultura e educação. |
id |
FSBA-1_29d0889de08c505e5c4f0a5381577b0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/340 |
network_acronym_str |
FSBA-1 |
network_name_str |
Diálogos Possíveis |
repository_id_str |
|
spelling |
O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educaçãoCurrículo EscondidoZankaPré-EscolarizaçãoCulturaSociedadeO artigo propõe uma análise de resultados de um estudo observacional realizado na Argélia evidenciando os curricula escondidos presentes nas práticas reais de seis educadoras de dois jardins de infância na cidade de Argel, assim como as atitudes e práticas educativas das famílias face esta fase de idade que, na falta de pré-escolarização, está autorizada a ir brincar “fora”, na “zanka” ou rua-espaço de jogo.A hipótese geral da reativação pelos professores de estratégias ligadas a códigos referenciais sociais que regulam as relações pais-crianças no ambiente familiar foi corroborada por esses dados observacionais, mostrando a interface entre cultura e educação.Diálogos Possíveis2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340Diálogos Possíveis; v. 12 n. 1 (2013): Temas Livres 2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340/330Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeckideche, Tchirine2022-12-19T19:16:05Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/340Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-12-19T19:16:05Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação |
title |
O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação |
spellingShingle |
O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação Meckideche, Tchirine Currículo Escondido Zanka Pré-Escolarização Cultura Sociedade |
title_short |
O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação |
title_full |
O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação |
title_fullStr |
O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação |
title_full_unstemmed |
O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação |
title_sort |
O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação |
author |
Meckideche, Tchirine |
author_facet |
Meckideche, Tchirine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meckideche, Tchirine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Escondido Zanka Pré-Escolarização Cultura Sociedade |
topic |
Currículo Escondido Zanka Pré-Escolarização Cultura Sociedade |
description |
O artigo propõe uma análise de resultados de um estudo observacional realizado na Argélia evidenciando os curricula escondidos presentes nas práticas reais de seis educadoras de dois jardins de infância na cidade de Argel, assim como as atitudes e práticas educativas das famílias face esta fase de idade que, na falta de pré-escolarização, está autorizada a ir brincar “fora”, na “zanka” ou rua-espaço de jogo.A hipótese geral da reativação pelos professores de estratégias ligadas a códigos referenciais sociais que regulam as relações pais-crianças no ambiente familiar foi corroborada por esses dados observacionais, mostrando a interface entre cultura e educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340 |
url |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340/330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis; v. 12 n. 1 (2013): Temas Livres 2447-9047 1677-7603 reponame:Diálogos Possíveis instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA) instacron:FSBA |
instname_str |
Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
instacron_str |
FSBA |
institution |
FSBA |
reponame_str |
Diálogos Possíveis |
collection |
Diálogos Possíveis |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br |
_version_ |
1798313295844737024 |