O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meckideche, Tchirine
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340
Resumo: O artigo propõe uma análise de resultados de um estudo observacional realizado na Argélia evidenciando os curricula escondidos presentes nas práticas reais de seis educadoras de dois jardins de infância na cidade de Argel, assim como as atitudes e práticas educativas das famílias face esta fase de idade que, na falta de pré-escolarização, está autorizada a ir brincar “fora”, na “zanka” ou rua-espaço de jogo.A hipótese geral da reativação pelos professores de estratégias ligadas a códigos referenciais sociais que regulam as relações pais-crianças no ambiente familiar foi corroborada por esses dados observacionais, mostrando a interface entre cultura e educação.
id FSBA-1_29d0889de08c505e5c4f0a5381577b0b
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/340
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educaçãoCurrículo EscondidoZankaPré-EscolarizaçãoCulturaSociedadeO artigo propõe uma análise de resultados de um estudo observacional realizado na Argélia evidenciando os curricula escondidos presentes nas práticas reais de seis educadoras de dois jardins de infância na cidade de Argel, assim como as atitudes e práticas educativas das famílias face esta fase de idade que, na falta de pré-escolarização, está autorizada a ir brincar “fora”, na “zanka” ou rua-espaço de jogo.A hipótese geral da reativação pelos professores de estratégias ligadas a códigos referenciais sociais que regulam as relações pais-crianças no ambiente familiar foi corroborada por esses dados observacionais, mostrando a interface entre cultura e educação.Diálogos Possíveis2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340Diálogos Possíveis; v. 12 n. 1 (2013): Temas Livres 2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340/330Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeckideche, Tchirine2022-12-19T19:16:05Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/340Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-12-19T19:16:05Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação
title O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação
spellingShingle O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação
Meckideche, Tchirine
Currículo Escondido
Zanka
Pré-Escolarização
Cultura
Sociedade
title_short O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação
title_full O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação
title_fullStr O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação
title_full_unstemmed O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação
title_sort O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação
author Meckideche, Tchirine
author_facet Meckideche, Tchirine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meckideche, Tchirine
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo Escondido
Zanka
Pré-Escolarização
Cultura
Sociedade
topic Currículo Escondido
Zanka
Pré-Escolarização
Cultura
Sociedade
description O artigo propõe uma análise de resultados de um estudo observacional realizado na Argélia evidenciando os curricula escondidos presentes nas práticas reais de seis educadoras de dois jardins de infância na cidade de Argel, assim como as atitudes e práticas educativas das famílias face esta fase de idade que, na falta de pré-escolarização, está autorizada a ir brincar “fora”, na “zanka” ou rua-espaço de jogo.A hipótese geral da reativação pelos professores de estratégias ligadas a códigos referenciais sociais que regulam as relações pais-crianças no ambiente familiar foi corroborada por esses dados observacionais, mostrando a interface entre cultura e educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/340/330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 12 n. 1 (2013): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313295844737024