As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13030 |
Resumo: | A internacionalização, no que se refere às agendas institucionais, não tem mais sido considerada uma opção, senão uma realidade (STALLIVIERI, 2009; KNIGHT, 2004; GACEL-ÁVILA, 2007). A partir de uma interpretação mais ampla das dimensões “escondidas” da escrita de artigos acadêmicos (STREET, 2010), derivada de estudos em letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), propomos que há, similarmente, dimensões dos processos de internacionalização que ficam costumeiramente “escondidas”. O objetivo desse artigo é identificá-las. Os resultados indicam que há dimensões “escondidas”, em sua maioria, relacionadas a práticas de letramento acadêmico, e que categorizamos em quatro grandes grupos: escrita da internacionalização, publicação, uso do inglês e demandas institucionais versus tempo. |
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As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superiorInternacionalização; Dimensões Escondidas; Letramentos Acadêmicos.A internacionalização, no que se refere às agendas institucionais, não tem mais sido considerada uma opção, senão uma realidade (STALLIVIERI, 2009; KNIGHT, 2004; GACEL-ÁVILA, 2007). A partir de uma interpretação mais ampla das dimensões “escondidas” da escrita de artigos acadêmicos (STREET, 2010), derivada de estudos em letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), propomos que há, similarmente, dimensões dos processos de internacionalização que ficam costumeiramente “escondidas”. O objetivo desse artigo é identificá-las. Os resultados indicam que há dimensões “escondidas”, em sua maioria, relacionadas a práticas de letramento acadêmico, e que categorizamos em quatro grandes grupos: escrita da internacionalização, publicação, uso do inglês e demandas institucionais versus tempo. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisInstituto Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisConselho Britânico.Nogueira, Nara Nília Marques2019-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13030Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13030/1125612063Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-30T19:52:39Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13030Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-01-30T19:52:39Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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