As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Nara Nília Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13030
Resumo: A internacionalização, no que se refere às agendas institucionais, não tem mais sido considerada uma opção, senão uma realidade (STALLIVIERI, 2009; KNIGHT, 2004; GACEL-ÁVILA, 2007). A partir de uma interpretação mais ampla das dimensões “escondidas” da escrita de artigos acadêmicos (STREET, 2010), derivada de estudos em letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), propomos que há, similarmente, dimensões dos processos de internacionalização que ficam costumeiramente “escondidas”. O objetivo desse artigo é identificá-las. Os resultados indicam que há dimensões “escondidas”, em sua maioria, relacionadas a práticas de letramento acadêmico, e que categorizamos em quatro grandes grupos: escrita da internacionalização, publicação, uso do inglês e demandas institucionais versus tempo. 
id UFMG-7_e79fd5d3730e9f2112f371e89a278fe3
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13030
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superiorInternacionalização; Dimensões Escondidas; Letramentos Acadêmicos.A internacionalização, no que se refere às agendas institucionais, não tem mais sido considerada uma opção, senão uma realidade (STALLIVIERI, 2009; KNIGHT, 2004; GACEL-ÁVILA, 2007). A partir de uma interpretação mais ampla das dimensões “escondidas” da escrita de artigos acadêmicos (STREET, 2010), derivada de estudos em letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), propomos que há, similarmente, dimensões dos processos de internacionalização que ficam costumeiramente “escondidas”. O objetivo desse artigo é identificá-las. Os resultados indicam que há dimensões “escondidas”, em sua maioria, relacionadas a práticas de letramento acadêmico, e que categorizamos em quatro grandes grupos: escrita da internacionalização, publicação, uso do inglês e demandas institucionais versus tempo. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisInstituto Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisConselho Britânico.Nogueira, Nara Nília Marques2019-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13030Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13030/1125612063Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-30T19:52:39Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13030Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-01-30T19:52:39Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior
title As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior
spellingShingle As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior
Nogueira, Nara Nília Marques
Internacionalização; Dimensões Escondidas; Letramentos Acadêmicos.
title_short As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior
title_full As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior
title_fullStr As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior
title_full_unstemmed As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior
title_sort As dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior
author Nogueira, Nara Nília Marques
author_facet Nogueira, Nara Nília Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Conselho Britânico.
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Nara Nília Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização; Dimensões Escondidas; Letramentos Acadêmicos.
topic Internacionalização; Dimensões Escondidas; Letramentos Acadêmicos.
description A internacionalização, no que se refere às agendas institucionais, não tem mais sido considerada uma opção, senão uma realidade (STALLIVIERI, 2009; KNIGHT, 2004; GACEL-ÁVILA, 2007). A partir de uma interpretação mais ampla das dimensões “escondidas” da escrita de artigos acadêmicos (STREET, 2010), derivada de estudos em letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), propomos que há, similarmente, dimensões dos processos de internacionalização que ficam costumeiramente “escondidas”. O objetivo desse artigo é identificá-las. Os resultados indicam que há dimensões “escondidas”, em sua maioria, relacionadas a práticas de letramento acadêmico, e que categorizamos em quatro grandes grupos: escrita da internacionalização, publicação, uso do inglês e demandas institucionais versus tempo. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13030
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13030/1125612063
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102232166400