Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto Souza, Jeremias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes da Rocha, Marlúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309
Resumo: O presente artigo tem por finalidade avaliar como vem sendo trabalhada a linguagem audiovisual e o uso dos recursos de comunicação nas escolas públicas, sobretudo, no município de Itabuna. O interesse em discutir educomunicação vem aumentando nos últimos anos, decorrente dos inúmeros avanços tecnológicos e da constante influência das mídias sobre os sujeitos, aspectos estes que nos configuram, ainda mais, como indivíduos de um universo globalizado. Foi feita análise, a partir de pesquisas bibliográficas, para identificar a importância de se utilizar a linguagem audiovisual em sala de aula. Buscou-se também, apresentar um breve mapeamento dos meios locais de comunicação, existentes no sul da Bahia, além dos resultados encontrados em uma pesquisa de campo realizada no Colégio Estadual Amélia Amado e no Colégio Estadual da Polícia Militar, no município de Itabuna. Espera-se, ao final, que a partir das argumentações, aqui destacadas, se possa refletir e apontar caminhos adequados para a utilização do audiovisual na escola, permitindo um maior aproveitamento dos professores, alunos e dos próprios meios de comunicação.
id FSBA-1_354877b0f5bab49b809e9d003b41c13c
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/309
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BAcomunicaçãoeducaçãoaudiovisualO presente artigo tem por finalidade avaliar como vem sendo trabalhada a linguagem audiovisual e o uso dos recursos de comunicação nas escolas públicas, sobretudo, no município de Itabuna. O interesse em discutir educomunicação vem aumentando nos últimos anos, decorrente dos inúmeros avanços tecnológicos e da constante influência das mídias sobre os sujeitos, aspectos estes que nos configuram, ainda mais, como indivíduos de um universo globalizado. Foi feita análise, a partir de pesquisas bibliográficas, para identificar a importância de se utilizar a linguagem audiovisual em sala de aula. Buscou-se também, apresentar um breve mapeamento dos meios locais de comunicação, existentes no sul da Bahia, além dos resultados encontrados em uma pesquisa de campo realizada no Colégio Estadual Amélia Amado e no Colégio Estadual da Polícia Militar, no município de Itabuna. Espera-se, ao final, que a partir das argumentações, aqui destacadas, se possa refletir e apontar caminhos adequados para a utilização do audiovisual na escola, permitindo um maior aproveitamento dos professores, alunos e dos próprios meios de comunicação.Diálogos Possíveis2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309Diálogos Possíveis; v. 11 n. 1 (2012): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309/304Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto Souza, JeremiasMendes da Rocha, Marlúcia2022-12-19T19:12:03Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/309Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-12-19T19:12:03Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA
title Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA
spellingShingle Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA
Barreto Souza, Jeremias
comunicação
educação
audiovisual
title_short Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA
title_full Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA
title_fullStr Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA
title_full_unstemmed Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA
title_sort Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA
author Barreto Souza, Jeremias
author_facet Barreto Souza, Jeremias
Mendes da Rocha, Marlúcia
author_role author
author2 Mendes da Rocha, Marlúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto Souza, Jeremias
Mendes da Rocha, Marlúcia
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
educação
audiovisual
topic comunicação
educação
audiovisual
description O presente artigo tem por finalidade avaliar como vem sendo trabalhada a linguagem audiovisual e o uso dos recursos de comunicação nas escolas públicas, sobretudo, no município de Itabuna. O interesse em discutir educomunicação vem aumentando nos últimos anos, decorrente dos inúmeros avanços tecnológicos e da constante influência das mídias sobre os sujeitos, aspectos estes que nos configuram, ainda mais, como indivíduos de um universo globalizado. Foi feita análise, a partir de pesquisas bibliográficas, para identificar a importância de se utilizar a linguagem audiovisual em sala de aula. Buscou-se também, apresentar um breve mapeamento dos meios locais de comunicação, existentes no sul da Bahia, além dos resultados encontrados em uma pesquisa de campo realizada no Colégio Estadual Amélia Amado e no Colégio Estadual da Polícia Militar, no município de Itabuna. Espera-se, ao final, que a partir das argumentações, aqui destacadas, se possa refletir e apontar caminhos adequados para a utilização do audiovisual na escola, permitindo um maior aproveitamento dos professores, alunos e dos próprios meios de comunicação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309/304
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 11 n. 1 (2012): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313295802793984