Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogos Possíveis |
Texto Completo: | https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade avaliar como vem sendo trabalhada a linguagem audiovisual e o uso dos recursos de comunicação nas escolas públicas, sobretudo, no município de Itabuna. O interesse em discutir educomunicação vem aumentando nos últimos anos, decorrente dos inúmeros avanços tecnológicos e da constante influência das mídias sobre os sujeitos, aspectos estes que nos configuram, ainda mais, como indivíduos de um universo globalizado. Foi feita análise, a partir de pesquisas bibliográficas, para identificar a importância de se utilizar a linguagem audiovisual em sala de aula. Buscou-se também, apresentar um breve mapeamento dos meios locais de comunicação, existentes no sul da Bahia, além dos resultados encontrados em uma pesquisa de campo realizada no Colégio Estadual Amélia Amado e no Colégio Estadual da Polícia Militar, no município de Itabuna. Espera-se, ao final, que a partir das argumentações, aqui destacadas, se possa refletir e apontar caminhos adequados para a utilização do audiovisual na escola, permitindo um maior aproveitamento dos professores, alunos e dos próprios meios de comunicação. |
id |
FSBA-1_354877b0f5bab49b809e9d003b41c13c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/309 |
network_acronym_str |
FSBA-1 |
network_name_str |
Diálogos Possíveis |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BAcomunicaçãoeducaçãoaudiovisualO presente artigo tem por finalidade avaliar como vem sendo trabalhada a linguagem audiovisual e o uso dos recursos de comunicação nas escolas públicas, sobretudo, no município de Itabuna. O interesse em discutir educomunicação vem aumentando nos últimos anos, decorrente dos inúmeros avanços tecnológicos e da constante influência das mídias sobre os sujeitos, aspectos estes que nos configuram, ainda mais, como indivíduos de um universo globalizado. Foi feita análise, a partir de pesquisas bibliográficas, para identificar a importância de se utilizar a linguagem audiovisual em sala de aula. Buscou-se também, apresentar um breve mapeamento dos meios locais de comunicação, existentes no sul da Bahia, além dos resultados encontrados em uma pesquisa de campo realizada no Colégio Estadual Amélia Amado e no Colégio Estadual da Polícia Militar, no município de Itabuna. Espera-se, ao final, que a partir das argumentações, aqui destacadas, se possa refletir e apontar caminhos adequados para a utilização do audiovisual na escola, permitindo um maior aproveitamento dos professores, alunos e dos próprios meios de comunicação.Diálogos Possíveis2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309Diálogos Possíveis; v. 11 n. 1 (2012): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309/304Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto Souza, JeremiasMendes da Rocha, Marlúcia2022-12-19T19:12:03Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/309Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-12-19T19:12:03Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA |
title |
Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA |
spellingShingle |
Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA Barreto Souza, Jeremias comunicação educação audiovisual |
title_short |
Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA |
title_full |
Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA |
title_fullStr |
Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA |
title_full_unstemmed |
Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA |
title_sort |
Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA |
author |
Barreto Souza, Jeremias |
author_facet |
Barreto Souza, Jeremias Mendes da Rocha, Marlúcia |
author_role |
author |
author2 |
Mendes da Rocha, Marlúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto Souza, Jeremias Mendes da Rocha, Marlúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação educação audiovisual |
topic |
comunicação educação audiovisual |
description |
O presente artigo tem por finalidade avaliar como vem sendo trabalhada a linguagem audiovisual e o uso dos recursos de comunicação nas escolas públicas, sobretudo, no município de Itabuna. O interesse em discutir educomunicação vem aumentando nos últimos anos, decorrente dos inúmeros avanços tecnológicos e da constante influência das mídias sobre os sujeitos, aspectos estes que nos configuram, ainda mais, como indivíduos de um universo globalizado. Foi feita análise, a partir de pesquisas bibliográficas, para identificar a importância de se utilizar a linguagem audiovisual em sala de aula. Buscou-se também, apresentar um breve mapeamento dos meios locais de comunicação, existentes no sul da Bahia, além dos resultados encontrados em uma pesquisa de campo realizada no Colégio Estadual Amélia Amado e no Colégio Estadual da Polícia Militar, no município de Itabuna. Espera-se, ao final, que a partir das argumentações, aqui destacadas, se possa refletir e apontar caminhos adequados para a utilização do audiovisual na escola, permitindo um maior aproveitamento dos professores, alunos e dos próprios meios de comunicação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309 |
url |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/309/304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis; v. 11 n. 1 (2012): Temas Livres 2447-9047 1677-7603 reponame:Diálogos Possíveis instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA) instacron:FSBA |
instname_str |
Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
instacron_str |
FSBA |
institution |
FSBA |
reponame_str |
Diálogos Possíveis |
collection |
Diálogos Possíveis |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br |
_version_ |
1798313295802793984 |