A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JULIA FERNANDES CAVALCANTI PRESTES
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: DENISE MARIA BARRETO COUTINHO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/549
Resumo: A presença da Psicanálise na universidade sempre foi tema de intensos debates dentro e fora do espaço universitário, tendo o próprio Freud discorrido especialmente sobre o assunto desde 1919. Atualmente, no Brasil, discute-se não mais a possibilidade de conjugação entre psicanálise e universidade, visto que tal articulação se apresenta como realidade incontestável, mas, sim, a forma como se dá tal interseção. Este artigo tem como objetivo descrever, com base em artigos publicados no Brasil na plataforma virtual SciELO, como tem-se configurado a presença da psicanálise no contexto brasileiro universitário, com base em um estudo bibliométrico. Objetiva também reafirmar sua importância na formação acadêmica, sobretudo nos cursos de graduação em Psicologia. Inicialmente, foi feita uma busca com as palavras-chave psicanálise e universidade. Foram selecionados 60 trabalhos publicados, entre 1998 e 2018, dos quais 32 dizem respeito à conjunção psicanálise e universidade, foco deste trabalho, enquanto os demais utilizaram a psicanálise apenas como referencial para análise e interpretação de fenômenos diversos, como, por exemplo, desistência e permanência de docentes do curso de física. O exame preliminar aos 60 artigos iniciais evidenciou uma pluralidade de áreas com as quais a psicanálise faz interseção, destacando-se, além da Psicologia, as áreas de Educação e Medicina, o que ressalta a pertinência e atualidade da discussão sobre ensino e transmissão da psicanálise na formação universitária, não apenas em cursos de psicologia. No que concerne especificamente a cursos de psicologia, a análise dos 32 artigos parece demonstrar a importância e a incidência dos trabalhos supervisionados na clínica-escola para a produção de pesquisas em, e não apenas sobre, psicanálise. No Brasil, de modo geral, a psicanálise entra na universidade de modo esporádico e não sistematizado antes mesmo da abertura dos cursos de psicologia, nas faculdades de medicina. Com o surgimento dos cursos de psicologia, pode-se inferir que essa presença se fortalece. Paradoxalmente, porém, essa presença e importância na formação graduada e, consequentemente, pós-graduada contrastam com a invisibilização do campo psicanalítico no âmbito das instâncias de gestão e representação universitária, já destacado em investigação anterior. Tal invisibilidade não deve ser atribuída tão somente a agentes externos ao campo psicanalítico, devendo antes ser explorada internamente.
id FSBA-1_357a1a9b365c565c8bba33f92ab6d97d
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/549
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.psicanálise e universidade;estudos sobre a universidade;formação em psicologia.A presença da Psicanálise na universidade sempre foi tema de intensos debates dentro e fora do espaço universitário, tendo o próprio Freud discorrido especialmente sobre o assunto desde 1919. Atualmente, no Brasil, discute-se não mais a possibilidade de conjugação entre psicanálise e universidade, visto que tal articulação se apresenta como realidade incontestável, mas, sim, a forma como se dá tal interseção. Este artigo tem como objetivo descrever, com base em artigos publicados no Brasil na plataforma virtual SciELO, como tem-se configurado a presença da psicanálise no contexto brasileiro universitário, com base em um estudo bibliométrico. Objetiva também reafirmar sua importância na formação acadêmica, sobretudo nos cursos de graduação em Psicologia. Inicialmente, foi feita uma busca com as palavras-chave psicanálise e universidade. Foram selecionados 60 trabalhos publicados, entre 1998 e 2018, dos quais 32 dizem respeito à conjunção psicanálise e universidade, foco deste trabalho, enquanto os demais utilizaram a psicanálise apenas como referencial para análise e interpretação de fenômenos diversos, como, por exemplo, desistência e permanência de docentes do curso de física. O exame preliminar aos 60 artigos iniciais evidenciou uma pluralidade de áreas com as quais a psicanálise faz interseção, destacando-se, além da Psicologia, as áreas de Educação e Medicina, o que ressalta a pertinência e atualidade da discussão sobre ensino e transmissão da psicanálise na formação universitária, não apenas em cursos de psicologia. No que concerne especificamente a cursos de psicologia, a análise dos 32 artigos parece demonstrar a importância e a incidência dos trabalhos supervisionados na clínica-escola para a produção de pesquisas em, e não apenas sobre, psicanálise. No Brasil, de modo geral, a psicanálise entra na universidade de modo esporádico e não sistematizado antes mesmo da abertura dos cursos de psicologia, nas faculdades de medicina. Com o surgimento dos cursos de psicologia, pode-se inferir que essa presença se fortalece. Paradoxalmente, porém, essa presença e importância na formação graduada e, consequentemente, pós-graduada contrastam com a invisibilização do campo psicanalítico no âmbito das instâncias de gestão e representação universitária, já destacado em investigação anterior. Tal invisibilidade não deve ser atribuída tão somente a agentes externos ao campo psicanalítico, devendo antes ser explorada internamente.Diálogos Possíveis2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/549Diálogos Possíveis; v. 17 n. 2 (2018): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/549/478Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJULIA FERNANDES CAVALCANTI PRESTESDENISE MARIA BARRETO COUTINHO2022-08-24T17:13:54Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/549Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-24T17:13:54Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.
title A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.
spellingShingle A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.
JULIA FERNANDES CAVALCANTI PRESTES
psicanálise e universidade;
estudos sobre a universidade;
formação em psicologia.
title_short A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.
title_full A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.
title_fullStr A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.
title_full_unstemmed A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.
title_sort A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.
author JULIA FERNANDES CAVALCANTI PRESTES
author_facet JULIA FERNANDES CAVALCANTI PRESTES
DENISE MARIA BARRETO COUTINHO
author_role author
author2 DENISE MARIA BARRETO COUTINHO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JULIA FERNANDES CAVALCANTI PRESTES
DENISE MARIA BARRETO COUTINHO
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise e universidade;
estudos sobre a universidade;
formação em psicologia.
topic psicanálise e universidade;
estudos sobre a universidade;
formação em psicologia.
description A presença da Psicanálise na universidade sempre foi tema de intensos debates dentro e fora do espaço universitário, tendo o próprio Freud discorrido especialmente sobre o assunto desde 1919. Atualmente, no Brasil, discute-se não mais a possibilidade de conjugação entre psicanálise e universidade, visto que tal articulação se apresenta como realidade incontestável, mas, sim, a forma como se dá tal interseção. Este artigo tem como objetivo descrever, com base em artigos publicados no Brasil na plataforma virtual SciELO, como tem-se configurado a presença da psicanálise no contexto brasileiro universitário, com base em um estudo bibliométrico. Objetiva também reafirmar sua importância na formação acadêmica, sobretudo nos cursos de graduação em Psicologia. Inicialmente, foi feita uma busca com as palavras-chave psicanálise e universidade. Foram selecionados 60 trabalhos publicados, entre 1998 e 2018, dos quais 32 dizem respeito à conjunção psicanálise e universidade, foco deste trabalho, enquanto os demais utilizaram a psicanálise apenas como referencial para análise e interpretação de fenômenos diversos, como, por exemplo, desistência e permanência de docentes do curso de física. O exame preliminar aos 60 artigos iniciais evidenciou uma pluralidade de áreas com as quais a psicanálise faz interseção, destacando-se, além da Psicologia, as áreas de Educação e Medicina, o que ressalta a pertinência e atualidade da discussão sobre ensino e transmissão da psicanálise na formação universitária, não apenas em cursos de psicologia. No que concerne especificamente a cursos de psicologia, a análise dos 32 artigos parece demonstrar a importância e a incidência dos trabalhos supervisionados na clínica-escola para a produção de pesquisas em, e não apenas sobre, psicanálise. No Brasil, de modo geral, a psicanálise entra na universidade de modo esporádico e não sistematizado antes mesmo da abertura dos cursos de psicologia, nas faculdades de medicina. Com o surgimento dos cursos de psicologia, pode-se inferir que essa presença se fortalece. Paradoxalmente, porém, essa presença e importância na formação graduada e, consequentemente, pós-graduada contrastam com a invisibilização do campo psicanalítico no âmbito das instâncias de gestão e representação universitária, já destacado em investigação anterior. Tal invisibilidade não deve ser atribuída tão somente a agentes externos ao campo psicanalítico, devendo antes ser explorada internamente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/549
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/549/478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 17 n. 2 (2018): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313296943644672