Psicanálise e universidade: uma análise da produção acadêmica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonteles, Camila Santos Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18557
Resumo: As relações entre psicanálise e universidade não são recentes. Desde sua constituição inicial, a psicanálise se aproxima do meio universitário, promovendo discussões sobre ensino, transmissão, pesquisa e cientificidade. O campo psicanalítico, tal como concebido e organizado por Freud, apresenta conformação claramente interdisciplinar, em consonância com suas noções de ciência e investigação, bem como nas relações que ele buscou manter com a universidade. Esta tese tem como objetivo compreender como se configura o campo da psicanálise na universidade brasileira, a partir do exame de teses produzidas nos programas de Pós-Graduação entre 1987 e 2012. O referencial teórico é a obra freudiana, incluindo seus mais destacados comentadores. Metodologicamente, utilizamos o Estudo de Caso. Para tanto, foi realizado um levantamento de teses em psicanálise no Banco de Teses da Capes. Como resultados, destacam-se: expressivo quantitativo de teses distribuídas em diversos campos do conhecimento; grande concentração de trabalhos em São Paulo e no Rio de Janeiro que também concentra o maior número de bolsas de pesquisa; predominância de teses na área da psicologia. Evidencia-se presença marcante de investigações teóricas, com referencial freudo-lacaniano e temas clínicos, com pluralidade de autores, métodos e temáticas. Ressalta-se ausência de descrição metodológica na maioria das teses. Nota-se claro contraste entre a expansão do espaço da psicanálise nas universidades, com uma presença cada vez mais qualificada e, paradoxalmente, sua quase total invisibilidade nas agências oficiais reguladoras e de fomento do país. Por outro lado, observa-se o reconhecimento, por parte dos psicanalistas, de que o mundo universitário é um locus legítimo de produção de conhecimento sobre e em psicanálise. Ao mesmo tempo o caráter intrinsecamente interdisciplinar da psicanálise favorece sua articulação com os mais diversos campos do conhecimento na universidade.
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O referencial teórico é a obra freudiana, incluindo seus mais destacados comentadores. Metodologicamente, utilizamos o Estudo de Caso. Para tanto, foi realizado um levantamento de teses em psicanálise no Banco de Teses da Capes. Como resultados, destacam-se: expressivo quantitativo de teses distribuídas em diversos campos do conhecimento; grande concentração de trabalhos em São Paulo e no Rio de Janeiro que também concentra o maior número de bolsas de pesquisa; predominância de teses na área da psicologia. Evidencia-se presença marcante de investigações teóricas, com referencial freudo-lacaniano e temas clínicos, com pluralidade de autores, métodos e temáticas. Ressalta-se ausência de descrição metodológica na maioria das teses. Nota-se claro contraste entre a expansão do espaço da psicanálise nas universidades, com uma presença cada vez mais qualificada e, paradoxalmente, sua quase total invisibilidade nas agências oficiais reguladoras e de fomento do país. Por outro lado, observa-se o reconhecimento, por parte dos psicanalistas, de que o mundo universitário é um locus legítimo de produção de conhecimento sobre e em psicanálise. Ao mesmo tempo o caráter intrinsecamente interdisciplinar da psicanálise favorece sua articulação com os mais diversos campos do conhecimento na universidade.Submitted by Camila Fonteles (camilafonteles@hotmail.com) on 2016-01-27T21:59:28Z No. of bitstreams: 1 tese camila fonteles versão final - UFBA.pdf: 2130779 bytes, checksum: a2f496d1cbe391da22c4978f44351ca4 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2016-01-29T13:23:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese camila fonteles versão final - UFBA.pdf: 2130779 bytes, checksum: a2f496d1cbe391da22c4978f44351ca4 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-29T13:23:12Z (GMT). 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